PITCHFORK: Os 12 melhores e piores momentos do Grammy 2022

THE BEST

A vitória de Olivia Rodrigo

Entrando na noite, parecia que Olivia Rodrigo tinha a chance de varrer as categorias principais. Acabou sendo mais uma mistura: ela levou para casa troféus de Melhor Artista Revelação, Melhor Álbum Vocal Pop e Melhor Performance Pop Solo, mas perdeu Álbum do Ano para Jon Batiste, e Canção e Gravação do Ano para Silk Sonic. Seus discursos com lágrimas nos olhos eram cativantes, mas, no final das contas, não havia nada mais doce do que vê-la tocar seus próprios sucessos no rádio de um Benz antigo antes de deixar em "drivers license”, o single que a tornou a estrela pop favorita de 2021. Enfeitada com um vestido branco de penas da Givenchy, ela cantou o hino de saudade na frente de um cenário de rua suburbana, seus vocais tão comoventes como sempre. Como uma das primeiras apresentações da noite, ofereceu um lembrete antecipado de por que ela merecia vencer.

Billie Eilish homenageou um herói

Falou-se esta semana de uma apresentação no Grammy em homenagem ao falecido baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, mas o que acabou acontecendo foi mais sutil: Billie Eilish usava uma camiseta estampada com uma foto dele enquanto cantava frases como “Eu gostaria que não fosse verdade” e cantou sua música mais estridente até hoje, “Happier Than Ever”. O que começou em uma sala de estar de cabeça para baixo terminou no telhado da casa em uma chuva torrencial, enquanto Billie e sua banda se debatiam com uma alegria desinibida raramente vista em premiações. Ela serviu Bush se apresentando na chuva no MTV Spring Break, Weezer dos anos 90 na distorção da guitarra e nu-metal na atitude. Eilish não foi uma grande vencedora do Grammy este ano, mas ela facilmente encenou uma das performances mais emocionantes da noite. O fato de ela ter homenageado Hawkins ao mesmo tempo tornou ainda mais significativo.

Dê a Jazmine Sullivan todos os prêmios

Jazmine Sullivan ficou em choque depois que Heaux Tales foi chamado como o vencedor do álbum de R&B, e então caminhou para o palco em transe. Legal e graciosa como sempre, ela fez o primeiro discurso de aceitação significativo da noite: “Eu escrevi este projeto para lidar com minha própria vergonha e falta de perdão ao redor decisões que tomei nos meus 20 anos que não foram favoráveis. Mas o que acabou sendo foi um espaço seguro para as mulheres negras contarem suas histórias, para aprendermos umas com as outras, rirmos umas com as outras e não sermos exploradas ao mesmo tempo. Isso é o que eu mais agradeço. Grite para todas as mulheres negras que estão apenas vivendo suas vidas e sendo bonitas.” Às vezes, os Grammys se esforçam tanto para forçar um problema que não há muito espaço para os artistas refletirem sobre o espaço que sua música naturalmente ocupa. Isso parecia um raro momento de bem-estar sobre The Power of Music que não precisava anunciar: “Isto é sobre o poder da música”.

BTS se tornaram espiões

Em termos de carisma puramente por carisma, a performance de agente secreto do BTS foi minha performance favorita do Grammy, um pouco aleatória. Começou com Jungkook descendo do teto, enquanto o resto do grupo se espalhava pela platéia para flertar. Mais importante, eles cumpriram a regra número um de uma performance bem-sucedida com tema de espionagem – dançando em torno desses lasers irritantes.

O discurso de Doja Cat e SZA foi caótico de todas as maneiras certas

Depois de três longas e monótonas horas de premiação, o discurso mais caótico e satisfatório da noite chegou quando Doja Cat e SZA ganharam o troféu de Melhor Performance de Duo/Grupo Pop por “Kiss Me More”. SZA mancou até o palco de muletas (enquanto Lady Gaga segurava seu vestido), enquanto Doja corria pelo lado, anunciando: “Eu nunca mijei tão rápido em toda a minha vida” enquanto arrumava sua calcinha. Sem fôlego, Doja então fez uma percepção emocional: “Eu gosto de minimizar um monte de merda, mas isso é um grande negócio”. Para dois artistas que declararam repetidamente suas frustrações com a indústria, esse momento parecia um triunfo refrescante e real.

Um vislumbre tentador do futuro do cantor Justin Bieber

Uma técnica clássica de performance do Grammy é pegar uma música divertida e transformá-la em uma balada séria. Esse foi o caminho que Justin Bieber escolheu para “Peaches” – mas ele fez isso estranhamente. Usando um boné de beisebol, moletom preto e calça de couro brilhante, Bieber sentou-se atrás de um piano de cauda e dramaticamente prestou homenagem à bunda, maconha e… solidão? Deliciosamente, pudemos ouvi-lo cantarolando as palavras “bad-ass bitch” enquanto acariciava as teclas, como se fosse John Legend fazendo uma serenata em um clube de strip. Ele foi acompanhado no meio do caminho por Daniel Caesar e Giveon quando a performance mudou para uma versão mais fiel da música, mas aquela abertura sobressalente me fez desejar a experiência completa de Bieber desplugado.

THE MID

Lil Nas X e Jack Harlow foram frustrantemente nem os melhores nem os piores

A performance de Lil Nas X tinha todos os ingredientes certos para ser tão atraente quanto seus vídeos: roupas inspiradas em Michael Jackson, uma estátua brilhante e dançarinos suficientes para encenar um golpe gay no Grammy. No entanto, de alguma forma, não gerou a excitação cintilante e a sagacidade sempre online pela qual ele é conhecido. Talvez tenha sido o comentário desnecessário no meio da performance sublinhando suas controvérsias passadas? Ou talvez tenha sido a letra irritantemente viciante do convidado Jack Harlow “my handprint on her ass cheek” sendo cortada. Então, novamente, o movimento sugestivo do microfone de Harlow foi suficiente para fazer a Geração Z perder a cabeça, novamente.

THE WORST

A porta está sempre um pouco aberta demais para Bruno Mars

Toda vez que Bruno Mars se apresenta no Grammy, ele é legalmente obrigado a imitar pelo menos um ícone musical do passado. Abrindo a transmissão deste ano com seu parceiro do Silk Sonic, Anderson .Paak, ele canalizou dois: Elvis, a quem ele cresceu representando, e James Brown, a quem ele cresceu para representar. A versão de “777” de An Evening With Silk Sonic interpolou “Get On Up” e teve um forte “We’re in Vegas, baby!” vibe, completo com gráficos de caça-níqueis, ternos brancos de jóias e .Paak balançando uma peruca Sonny Bono.

Embora tecnicamente uma escolha inteligente para abrir o show com um ato retrô aparentemente inventado pelo Grammy (Silk Sonic fez sua estréia na TV na cerimônia do ano passado) e com a capacidade de animar uma multidão, parecia um pouco obrigatório. Os Grammys já sabem que podem colocar Bruno em qualquer lugar. A apresentação de abertura, assim como o primeiro prêmio da noite, de Canção do Ano, deveria ter ido para Olivia Rodrigo. Em seu discurso de aceitação do troféu, quando .Paak disse que cantaria “Leave the Door Open” pelo resto de suas vidas, quase soou como uma ameaça.

Rap foi mais uma vez deixado de lado

Em 1989, o Grammy reconheceu o hip-hop pela primeira vez com a categoria Melhor Performance de Rap – mas indicados como Will Smith, Salt-N-Pepa e LL Cool J boicotaram o show porque o prêmio não foi televisionado. Trinta e três anos depois, pouca coisa mudou.

O anúncio de Tyler, o prêmio de Melhor Álbum de Rap por Call Me If You Get Lost foi relegado ao pré-show não televisionado, como se não tivesse sentido. Haverá desculpas, como 1) O show precisava de mais tempo para fotos gratuitas da peruca de Anderson .Paak e 2) Eles supostamente pretendiam transmitir o prêmio, mas optaram por não porque Tyler aparentemente abandonou o show para fazer uma caminhada. O rapper acabou fazendo um discurso, que teria sido um dos melhores da noite, no Instagram.

É apenas o exemplo mais recente da história acidentada do Grammy com o hip-hop, que este ano também incluiu Drake retirando suas indicações e a Academia rescindindo sua oferta de deixar Kanye se apresentar devido ao seu “comportamento online preocupante”. (Você ganhou o prêmio de Melhor Canção de Rap, por “Jail”, mas também não foi televisionado.) Pelo menos eles exibiram o prêmio de Melhor Performance de Rap, que foi para “Family Ties”, de Baby Keem e Kendrick Lamar, mas a piada estava no Grammys mais uma vez, porque Kendrick não estava em lugar nenhum.

A baixa energia de J Balvin

Saindo da controvérsia do ano passado em torno de seu vídeo para “Perra”, que enfrentou críticas devido ao seu retrato degradante de mulheres negras, e a recente faixa diss de 10 minutos do rival Residente direcionada a ele, J Balvin realmente poderia ter usado o palco do Grammy como um espaço para recapturar a energia alegre que primeiro o levou ao estrelato global. Mas, em vez disso, ele andou como sonâmbulo por versões de baixa energia de “In da Getto” (lembra-se de seu desastre no Twitter #EveryLivesMatter?), e “¿Qué Más Pues?” com a cantora argentina Maria Becerra. Entre a escolha de roupa excepcionalmente chata de Balvin (um casaco, realmente?) e iluminação supersaturada, ele simplesmente não conseguia combinar com o impulso urbano. E aqueles dançarinos de apoio? Por favor! Achei que deixamos o Jabbawockeez em 2008.

Ato de nostalgia casual de Nas

Se o Super Bowl deste ano nos ensinou alguma coisa, é que o rap da virada do século agora está sendo tratado como rock clássico. Então o Grammy decidiu entrar na nostalgia e levou Nas para tocar faixas de Stillmatic de 2001 e God’s Son de 2002. Claro, foi uma perda de tempo – um medley apressado que tentou espremer quatro músicas de Nas em cerca de três minutos. Quem diabos quer ouvir apenas o refrão do coral infantil de “I Can”, ou apenas um trecho de “One Mic”, quando o ponto principal da música é sua construção? Talvez eu não fosse tão duro com a performance se não fosse praticamente a única vez que ouvimos rap ao vivo a noite toda. O Oscar deu tempo para Megan, por que o Grammy não? O programa perdeu o número de Lil Baby? Eles realmente deixaram passar a oportunidade de ter Gunna usando a roupa mais boba falando sobre “pushin P”? O que estamos fazendo?

Trevor Noah não acertou, mas temos ideias para seu substituto

Os Grammys estão comprometidos em torturar seus espectadores, então faz sentido que eles tenham convidado o apresentador do ano passado, Trevor Noah, para repetir piadas mais sem graça que poderiam ter sido cuspidas por um bot. É impressionante, de uma forma triste: parte de mim quer apertar as mãos de todos que foram pagos para criar suas frases curtas, porque esses escritores são os maiores golpistas desde Teejayx6.

Depois do monólogo de abertura de Noah – cheio de piadas sobre Lil Nas ser mais alto que Nas, se o sobrenome de Finneas for Eilish e, sim, The Slap – eu já estava em um ponto de ruptura. Então ele continuou a maldita noite toda. Houve um bom momento, no entanto - uma chamada de obsessão esquisita dos músicos com os NFTs Bored Ape. (Eu sei, o bar está no inferno.)

Talvez o Grammy precise de algumas sugestões para o apresentador do próximo ano? Que tal Jerrod Carmichael ou Ali Wong, que sabem ser engraçados intencionalmente, ou até mesmo Angus Cloud da Euphoria, também conhecido como Fezco, que sabe ser engraçado sem querer. Na frente do músico, Doja Cat ou Tyler, The Creator certamente levaria o show em novas direções insanas se tivesse a chance. Sejamos ousados, pessoal.

2 curtidas

@Eilishers maior da noite, sem dúvidas. Que orgulho dela.

8 curtidas

divos aclamados

3 curtidas

Billie melhor performance da noite

2 curtidas

EU ESTOU SIMPLESMENTE INFARTANDO KKKKKKKKKKKKKKKK PUTA QUE PARIU

Eles sempre pisam no bait mars
Eu amo

1 curtida

Eles odeiam o Bruno. kkkkkkkkk

Melhor momento: mc pré show mais um ano sem ganhar grammy de categoria principal mesmo grudando nas fraldas de uma lenda aposentada

1 curtida

não faz a menor diferença na carreira do Bruno

lenda 7x Big 4 Winner e choca pitchfork

1 curtida

Kkkk

aclamaram aquela porcaria do Justin, a forçação meu pai
rip pitchfork

Olivia nova queridinha da América

Pois ele que espume. Bruno sozinho mais talentoso que todos os membros do Bts e com mscs 6272828282717 mais conhecidas entre o gp.

Socorro que acabarm com o Bruno Mars kkkk mas de fato td performance do Grammy ele faz cosplay de alguma lenda Michael, prince, Bob e agora Elvis

não sair de mãos vazias é essencial

Concordo que as vezes o Bruno inventa de fazer cosplay, mas faz direito, ele é um ótimo performer

3 curtidas

Meu deus, isso porque os viadões estavam criticando o Justin e a Olívia.

Happier Than Ever a Babooshka dela

1 curtida

sim, mas estou achando que esse Bush que se referiram na matéria seja a banda Bush, não a Kate Bush kk

@goldwing dá uma olhada na tradução pra ver se é mesmo

1 curtida