O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem contra Jair Bolsonaro (sem partido) na corrida pelo Palácio do Planalto em 2022. Se as eleições fossem hoje, 55% votariam no petista em um eventual 2º turno, contra 30% que escolheriam o atual presidente. A distância de 25 p.p. é a maior até agora. O dado é de pesquisa PoderData realizada de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021. No levantamento anterior, realizado no início de agosto, a diferença era de 20 pontos.
São 10% os que votariam em branco ou nulo e 5% os que disseram que não sabem. O resultado vem depois da peregrinação de Lula por cidades nordestinas em busca de alianças para 2022. O Nordeste é a região brasileira em que Lula tem mais apoio, com 69% dos entrevistados da região que afirmaram que votariam no petista…
Lula vence Jair Bolsonaro em todas as regiões do Brasil, com exceção do Sul, onde há um empate técnico, já que a diferença de 2 pontos percentuais fica dentro da margem de erro da pesquisa.
Vai ser tenso. Não vai ser fácil como apontam as pesquisas
Bolsonaro tem um apoio considerável da população, e alguns partidos já articulam um grande suporte pra ele, se ele se deixar rifar.
Se o Lula é o que tem mais vantagem no segundo turno, então quem tem menos vantagem deveria abrir mão da candidatura pra barrar o fascismo, não é? Falaram isso em 2018, continua valendo?
Interessante na pesquisa é que o os números parecem indicar o voto útil no Lula contra o bolsonaro no segundo turno…
As pessoas votam no Lula para não eleger bolsonaro