Gabriel Sater fala de cena forte que terá em 'Renascer' e da emoção de dividir o personagem com o pai, Almir Sater

Longe das novelas desde “Pantanal”, Gabriel Sater já tem data para voltar ao ar. Ele interpretará o mascate Rachid na primeira fase de “Renascer”, a próxima novela das 21h da TV Globo.

— Estou muito feliz com este trabalho porque é uma novela que eu amo e já assisti mais de uma vez por prazer. A minha esposa (a produtora Paula Cunha) também adora “Renascer”. E o Rachid é um personagem incrível, que foi brilhantemente interpretado pelo Luís Carlos Arutin na primeira versão. Ele, para mim, era gênio.

O personagem tem uma presença importante no início da história ao encontrar o protagonista, José Inocêncio (Humberto Carrão), escalpelado após um ataque de jagunços. Ele, então, costura a pele do rapaz com linha e agulha, salvando sua vida:

— Foi uma sequência muito intensa. Eu não conhecia o Carrão e fiquei fascinado com o profissionalismo e a pessoa dele. Talento eu já sabia que ele tinha de sobra. Estou ansioso para ver o nosso trabalho no ar.

Pela primeira vez, Gabriel dividirá um papel com o pai, Almir Sater, que viverá Rachid na segunda fase. Em “Pantanal”, eles interpretaram, respectivamente, Trindade e Eugênio.

— É mais uma união da gente nas artes. Fiquei muito lisonjeado. Mesmo sendo pai e filho, a gente acaba se encontrando pouco, porque cada um tem a sua carreira. Em “Pantanal”, tocamos tantas vezes juntos como nunca tínhamos tocado antes. Temos conversado muito sobre o personagem agora — conta Sater, ressaltando que Rachid ganhará um lado musical no remake.

Ele conta que “Pantanal” trouxe uma visibilidade única para a sua carreira e que chegou a receber convite para fazer outra novela na Globo, mas, por conta da agenda cheia de shows, acabou não conseguindo aceitar.

— A novela deu uma impulsionada gigantesca na minha carreira musical, o que acabou tornando inviável conciliar com outro trabalho como ator. Fui convidado para fazer o espetáculo “Paixão de Cristo”, por exemplo, e também não consegui. Mas é algo que eu quero muito no futuro. Também já estou conversando sobre alguns projetos para o ano que vem — explica ele, que lança, nesta segunda-feira (25), a música “Quatro fases da lua”, que tem participação de Lucy Alves.

Sater é casado há 16 anos. Sem filhos, ele e a mulher são apaixonados por animais e atualmente têm seis cães, todos adotados:

— É um amor incondicional. Estamos no momento procurando uma casa maior, porque queremos adotar mais. Este ano perdemos o Tuti, o nosso cão mais antigo, que já estava com idade avançada e doente. Eu confesso que foi uma das dores mais difíceis pelas quais eu já passei.

Gabriel e Almir Sater — Foto: Júlia Costa/Divulgação

Gabriel e Almir Sater — Foto: Júlia Costa/Divulgação