Posicionamento SBEM: esteroides anabolizantes e similares

A SBEM vem alertando, há muito tempo, sobre os riscos do uso de esteroides anabolizantes e similares para fins estéticos e de performance. Para reforçar o alerta e em resposta à matéria do Fantástico, a Sociedade divulgou um novo posicionamento sobre o tema.

A entidade chama a atenção para a banalização e glamourização do uso desses hormônios, principalmente entre os jovens. A SBEM ressalta ainda que a prescrição de terapias hormonais para esses fins é proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que o Comitê Olímpico Internacional (COI) considera doping o uso de esteroides anabolizantes.

Na carta, a Sociedade destaca os efeitos colaterais do uso indiscriminado de anabolizantes: problemas gonadais, infertilidade, ginecomastia, acne, hepatotoxicidade, perturbações psiquiátricas, entre outros. Além disso, ressalta que a reposição de testosterona é indicada apenas em situações específicas, como no tratamento do hipogonadismo em homens e na terapia hormonal para pessoas transgênero.

O posicionamento é defendido por sociedades médicas como a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), além de outras importantes sociedades médicas internacionais.

Achei que poderia interessar a bcharts

Vai nos avisando, SBEM