Adolescente iraniana é morta por não usar lenço na cabeça

Uma adolescente iraniana ferida semanas atrás em um misterioso incidente no metrô de Teerã, sem usar lenço na cabeça, morreu, informou a mídia estatal no sábado.

A morte de Armita Geravand ocorre depois de ela ter passado semanas em coma em Teerã e após o aniversário de um ano da morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que gerou protestos em todo o país na época.

O ferimento de Geravand em 1 de Outubro e agora a sua morte ameaçam reacender a raiva popular, especialmente porque as mulheres em Teerão e noutros lugares ainda desafiam a lei do véu obrigatório, ou hijab, do Irão como um sinal do seu descontentamento com a teocracia iraniana.

A agência de notícias estatal iraniana IRNA noticiou a morte de Geravand, sem notar a agitação mais ampla em torno da lei do lenço de cabeça.

O ferimento de Geravand em 1 de Outubro e agora a sua morte ameaçam reacender a raiva popular, especialmente porque as mulheres em Teerão e noutros lugares ainda desafiam a lei do véu obrigatório, ou hijab, do Irão como um sinal do seu descontentamento com a teocracia iraniana.

O que aconteceu poucos segundos depois de Armita Geravand entrar no trem em 1º de outubro permanece em dúvida. Enquanto uma amiga disse à televisão estatal iraniana que bateu a cabeça na plataforma da estação, a filmagem silenciosa transmitida pela emissora do lado de fora do carro é bloqueada por um espectador. Segundos depois, seu corpo inerte é levado embora.

todos os dias agradeço por nao ter nascido no curiente medio

5 curtidas

Que horror

Mas a gente sabe o pq desse topico né?

1 curtida

que triste

Mesmo que não seja 100% confirmado, é bem tenso mesmo essa coisa no Irã.
Espero que pressionem bem o governo pra deixar essa lei idiota coninuar.

E foi uma agressão bem forte, tenso mesmo.

Tem uma menina no tik tok que mora em Terã

Fico com medo pela diva

Acho que eles não vão mudar nunca. O Irã ao contrário da Arábia Saudita, Dubai e Jordânia não faz esforço algum para parecer progressista.

1 curtida

Acho que, em algum ponto, vai acontecer alguma revolta para que flexibilizem isso igual aos outros países.

A Polícia dos Costumes lá é super repressiva

De novo ?

Para o lado de lá eu não duvido de absolutamente nada.

A Princesa de Dubai até hoje estar desaparecida após tentar fugir do País enquanto Rainha de Dubai, meia irmã do rei da Jordânia se refugiou na Inglaterra com os filhos para fugir do marido. Imagina se elas que são da realeza passam por isso, o que o restante não deve sofrer?

mas os pseudomilitantes me prometerem que as mulheres muçulmanas usam o véu por escolha delas

4 curtidas

Poisé. Mas enfim, ainda acredito que algum dia alguma mudança deva ocorrer por lá.

Nos países onde isto não é lei, sim.

Espero que a China colabore pra tentar minimizar o extremismo deles

Malásia é um exemplo, o casal do mundo sem fim tava lá há poucos dias e a Michele mostrou que tinham muçulmanas que não usavam o hijab

Eu posso estar enganado, mas tem algumas coisas fundamentalistas do Islã que nem estão no Alcorão e foram textos implementados pelos sunitas. Parece que usar burca é um deles

Sabem onde isso nunca vai acontecer? Na França, porque essa porcaria de véu eh proibido

7 curtidas

Sim existem regras diferentes entre Sunitas e Xiitas, por isso que também havia mais tensão, além do projeto ocidental de causar instabilidade naquela região, mas como em todas as religiões, os “costumes” como de costume são usados para oprimir e doutrinar

França outra imundice que deixou rastro de morte e desgraça por onde passou

3 curtidas