Profissões - Relações Internacionais

Bom, resolvi que vou fazer os primeiros tópicos da série com profissões mais famosinhas. Sintam-se a vontade caso cursem os cursos pra transformar os tópicos em fixo pra poderem discutir sobre etc.
Hoje trago Relações Internacionais.

O curso de Relações Internacionais, também conhecido como RI, possibilita que o estudante tenha uma ampla visão de mundo, especialmente política e econômica, a partir de uma perspectiva multidisciplinar.

Durante o curso, o jovem vai aprender a constituir relações sociais com povos de diferentes nações e culturas. Ele também vai analisar fenômenos mundiais como globalização, integração regional, meio ambiente, formação de blocos econômicos, entre outros.

O futuro internacionalista, como é chamado o profissional de RI, precisa ter algumas características como ser curioso, estar atualizado com os fatos mundiais, gostar de resolver problemas, ser capaz de ser analítico e estratégico e ter interesse em realizar viagens.

Para mandar bem na carreira, é interessante que o jovem goste bastante de Ciências Humanas ( história , geografia e sociologia ) e de línguas estrangeiras.

Curso

O curso de Relações Internacionais tem como objetivo formar profissionais que dominem os fundamentos históricos, econômicos, políticos e jurídicos necessários à compreensão dos fenômenos internacionais.

É fundamental que o estudante do curso de Relações Internacionais domine, pelo menos, a língua inglesa . Saber outros idiomas agrega ainda mais valor ao currículo do profissional.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho de Relações Internacionais é amplo e está em crescimento, tanto nos setores privados e públicos como no terceiro setor.

Os profissionais podem atuar em empresas multinacionais, com comércio exterior, em agências de cooperação estrangeiras que atuam no Brasil e em organizações internacionais como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Há também possibilidade de trabalhar em Organizações Não-Governamentais (ONGs) brasileiras que atuem no mercado internacional e estrangeiras que atuem no país.

Outra opção de mercado de trabalho para Relações Internacionais é no serviço diplomático, como no Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty), embaixadas e outros órgãos.

É comum, ainda, que estudantes e profissionais da área de RI estudem para o concurso do Instituto Rio Branco , a academia diplomática do Brasil. O certame é um dos mais concorridos do país e que exige domínio de, no mínimo, três idiomas.

Por fim, os internacionalistas também podem atuar na área de ensino e pesquisa em universidades e instituições de ensino superior.

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/guia-de-profissoes/relacoes-internacionais-1.htm

5 curtidas

Tem como cê fazer da profissão PROSTITUTO???

Agora vá lá no site da Catho e digita relações internacionais e mostra pra gente a realidade do mercado, mostrando o que as vagas pedem pra esse tipo de profissão.

amo, finalmente to me formando nessa porra kkkkkk comecei a estagiar em comércio exterior recentemente

2 curtidas

Onde vc fez?

matou o pessoal bad vibes ali de cima

comecei na UFF e pedi transferência pra UFRJ… em termos de qualidade acadêmica a UFF é bizarra de boa, contudo pra quem busca trabalhar enquanto estuda, a UFRJ é bem melhor… curso noturno e é mais tranquilo de passar nas matérias, a UFF é mais rígida

fiz 3 semestres de RI, amava o curso mas tranquei pq aqui em recife só tem vaga pra comércio exterior (e nem isso tem direito mais)

hj em dia to formada em publicidade mas adoraria terminar RI por hobby msm

Conheço bem pouco desse curso, interessante

nao existe emprego

Minha formação, eu amooo
Me abriu mtaaas oportunidades, morro de orgulho de ser internacionalista

Hit, quero fazer esse curso quando terminar Adm…

Queria ter feito, acho o curso muito interessante, inclusive passei na USP em RI, mas fiquei com medo do mercado de trabalho e optei por Medicina mesmo

Infelizmente é muito difícil arrumar emprego nessa área, além da faculdade vc precisa ter, no mínimo, inglês e espanhol

Já comecei esse curso mas dropei logo, principalmente por medo em relação ao mercado de trabalho

arrasou amigo, eu acho que nao aguento passar por uma segunda graduação kkkk to pensando agora em fazer uma pós e no futuro, um MBA

1 curtida

morta, eu faço medicina tb

mas eu acabei de começar

1 curtida

eles tao falando q eh um dos trabalhos do futuro

vou fazer topico sobre saude depois

1 curtida