PT aprova discutir formação de federação com PSB, PCdoB, PV e PSOL

O diretório nacional do PT aprovou nesta quinta-feira a abertura das conversas com PSB, PCdoB, PV e PSOL para a formação de uma federação partidária para as eleições de 2022. A formalização da união teria como objetivo principal fortalecer a candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto.

O comando do PT conseguiu romper resistências internas para aprovar a resolução que autoriza a abertura das negociações. Houve 72 votos favoráveis e apenas sete contra. A executiva nacional conduzirá as conversas com os outros partidos. Caso ocorram entendimentos, o tema será submetido novamente ao diretório nacional.

O presidente do PV, José Luiz Penna, afirmou que tem interesse em formar uma federação com o PT e que já discutiu o tema com a presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

— Já estávamos discutindo formalmente com o PSB e com o PCdoB, inclusive com a participação dos departamentos jurídicos. E apareceu a hipótese do PT. Todos somos a favor que o PT entre. O Lula também explicitou que quer — afirmou Penna.

Na semana passada, o PSOL aprovou a abertura de conversas sobre formação de federação com PCdoB e Rede. Não há deliberação na legenda sobre negociações com o PT.

— Conforme resolução aprovada pela executiva nacional, o diálogo está instalado com Rede e PCdoB. Outras propostas de federação serão analisadas pelas instância nacionais do partido — disse o presidente do PSOL, Juliano Medeiros.

1 curtida