Rainha da Dinamarca anuncia que vai renunciar ao trono após 52 anos de reinado ao vivo na TV, filho assume como Rei dia 14 de janeiro

A rainha da Dinamarca, Margrethe II, de 83 anos, vai abdicar ao trono no dia 14 de janeiro, depois de 52 anos como monarca do país. Ela será sucedida pelo fillho mais velho, o príncipe Frederik.

O anúncio foi feito por ela mesma, neste domingo (31) durante o discurso de Ano Novo que foi transmitido pela TV do país.

A rainha assumiu o trono em 1972, é, atualmente, é a monarca mais longeva na Europa.

Em fevereiro, ela foi submetida a uma cirurgia nas costas que foi considerada bem-sucedida. Ela fez uma menção a isso em seu discurso: “A cirurgia naturalmente me levou a pensar sobre o futuro, se havia chegado a hora de passar a responsabilidade para a próxima geração. Decidi que agora é o momento certo. Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após eu suceder meu amado pai, vou abdicar do trono como rainha da Dinamarca”, disse ela.

Logo depois ela anunciou que deixa o posto de monarca para o filho, o príncipe Frederik.

Monarquia parlamentarista

Na Dinamarca, o poder é do parlamento e do governo formado pela frente política que tem a maioria dos assentos do Legislativo. O monarca não deve se envolver em política partidária e representa a nação em formalidades tradicionais, como visitas de Estado e celebrações do dia nacional.

Nascida em 1940, Margrethe teve amplo apoio dos dinamarqueses, que apreciam sua personalidade habilidosa e ao mesmo tempo criativa.

1 curtida

Fotos do filhão

Meio pheio mas fazivel

Príncipe é acusado de trair a esposa após suposto plano da amante

Mais bonito que o Charles
Tava vendo aqui, o filho mais velho dele foi que viralizou um tempo atrás quando fez uns trabalhos de modelo

Foi o filho do irmão dele na verdade ele trabalha como modelo ainda

Mico país governado por rei e rainha em 2023

2 curtidas

Impressionante como esses monarcas europeus são barangos. Já as famílias reais arabes e muçulmanas são tudo lindíssimos

Meu deus que povo feio

Mas eles não governam

Na Inglaterra sim

Nem lá kkkk

Na Europa ainda tem o UK, Suécia, Espanha, Noruega, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Mônaco e Liechtenstein além da Dinamarca mas a maioria é papel cerimonial só em Luxemburgo, Mônaco e Liechtenstein que a monarquia ainda manda mas são países bem pequenos

Ohhh daddy mas eu vou ser princesinha ne?!

Acho esse pais tao CAMP

Luxemburgo tbm é uma monarquia parlamentarista. O grão-duque é só chefe de estado tbm

Ela já recebeu o Lula

Realidade: abdicou do direito de fazer nada para que o filho pudesse ter o direito de também não fazer nada kkkkk

Na Espanha o Rei manda muito ainda kkkk so n teve separação ainda pq o pai do atual rei dissolveu o parlamento espanhol e convocou novas eleiçoes