5 Literaturas sobre mundos distópicos para ler

Procurei não colocar livros que já estão muito batidos, tais como 1984, Admirável Mundo Novo, Duna, O conto da Aia, Jogos Vorazes, Laranja Mecânica, Neuromancer, Androides sonham com ovelhas elétricas, O homem do castelo alto etc, mas se ainda não leram eles, leiam por serem clássicos.

1. Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.

Fahrenheit 451 conta a história de uma sociedade proibida de ter livros, mas envolta em programas televisivos e locais repletos de câmeras.

Os bombeiros, neste livro de distopia, não estão ali para apagar incêndios e salvar vidas, e sim para queimar casas e pessoas em posse de livros.

Um enredo fascinante que se aproxima dos tempos atuais, onde a cultura e a educação dão lugar a armas e a programas televisivos que visam alienar um povo e, dessa forma, evitar que as pessoas critiquem e ajam contra governos autoritários.

2. Os Feios, de Scott Westerfeld

Após um evento apocalíptico, as cidades passam a funcionar dentro de bolhas e a nação que os envolve prega a máxima perfeição.

A premissa de “Feios” traz uma história que não é muito antiga e que muitos já sentiram na pele: pessoas bonitas e perfeitas têm mais chance na vida que os feios, pelo menos para uma sociedade cruel que visa apenas a aparência.

O livro nos apresenta um universo onde todas as pessoas precisam passar por uma cirurgia plástica aos 16 anos, a fim de se tornarem perfeitas.

3. Delírio, de Lauren Oliver

Em um mundo onde o amor é visto como doença, se apaixonar é infringir as Leis. No livro, todos os jovens se submetem à cura da “doença” amor assim que alcançam a maioridade. Isso porque eles são controlados pelo governo autoritário, que decide quem serão seus parceiros e até controla a hora de dormir.

No entanto, poucos dias antes do derradeiro dia, Lena se apaixona e não sabe o que fazer: obter a cura e obedecer a um governo ou se entregar ao amor e infringir as regras.

4. Submissão, de Houellebec

Somos introduzidos numa França após uma disputa presidencial acirrada que leva à vitória o carismático e conciliador Mohammed Ben Abbes, da Fraternidade Muçulmana.

Inicialmente discreto em suas atitutes, Mohammed começa a transformar a sociedade francesa.

Mas as mudanças no âmbito social assustam o professor François, recém-chegado à França, que encontra um país tomado por um regime islâmico, cuja nova constituição implanta o patriarcado, a poligamia e a teocracia.

5. A Parábola do Semeador, de Octavia Buttler

Quando uma crise ambiental e econômica leva ao caos social, nem mesmo os bairros murados estão seguros. Em uma noite de fogo e morte, Lauren Olamina, a jovem filha de um pastor, perde tudo e se aventura por um Estados Unidos dominado pela violência e pelo terror. Mas o que começa como uma fuga pela sobrevivência acaba levando a algo muito maior: uma surpreendente visão do destino humano… e ao nascimento de uma nova fé.

1 curtida

Amo

Lerei as indicações, obg

1 curtida