Sensacionalismo dá milhões em prejuízo a Record e Band

Sensacionalismo dá milhões em prejuízo a Record e Band, em indenizações a inocentes vítimas de calúnias. Tudo por causa do Cidade Alerta e Brasil Urgente.

Esses dois programas policialescos, conhecidos pela histrionice dos âncoras e sensacionalismo das reportagens, viraram uma fonte de prejuízos.

Um levantamento informal dos últimos 20 anos mostra que Band e Record já tiveram de desembolsar mais de R$ 5 milhões em indenizações.

Esse valor aproximado se refere aos casos conhecidos. Há muitos outros que correram e correm em sigilo sem que cheguem à imprensa.

Sensacionalismo dá prejuízo

O dinheiro tem ido para vítimas de falsas acusações, de fake news sobre pessoas acusadas de serem criminosas, de ofensa, injúria, calúnia e difamação.

O pior é que esses dois programas dã os melhores ibopes para as duas emissoras.

No entanto, eles têm um grave problema: não dão praticamente nada de dinheiro.

Empresas não costumam querer vincular seus nomes a programas que falam sobre crimes, roubos, chacinas, acidentes graves e afins.

Veja ALGUNS dos processos que Record e Band estão respondendo ou já foram condenadas.

Os valores não são atualizados. São os definidos à época que aconteceram.

CIDADE ALERTA

2003 – Confundiu um cidadão e o exibiu como sendo um estuprador em série (R$ 100 mil)

2003 – Datena chamou advogado de safado e condenado (R$ 25 mil)

2010 – Band condenada a pagar R$ 50 mil a empresa aérea, que foi ofendida (R$ 50 mil)

2015 – PMs foram ofendidos por Datena em rede nacional, por causa de uma chacina (R$ 80 mil)

2016 – Datena vinculou uma advogada a uma rede de prostituição (R$ 80 mil)

2017 – Datena vinculou um estabelecimento comercial a um homicídio (R$ 50 mil)

2017 – Datena chamou Xuxa de garota de programa (R$ 50 mil)

2020 – Band perde na Justiça por acusar uma enfermeira de obrigar funcionários de uma empresa a ir trabalhar com Covid (R$ 20 mil)

2022 – Brasil Urgente e Jornal da Band acusam um cientista da Embrapa de ser aliado ao PCC para o tráfico de drogas internacional (R$ 300 mil)

2023 – Neto e Band condenados a pagar R$ 500 mil ao técnico Jorge Sampaoli, por racismo (R$ 500 mil)

CIDADE ALERTA

2015 – Record condenada por incitar violência no Cidade Alerta (R$ 1 milhão)

2015 – Record e Marcelo Rezende (1951-2017) condenados a indenizar petroleiros em R$ 500 mil

2019 – Bacci e Record condenados a indenizar mulher acusada falsamente de crime (R$ 15 mil)

2022 – Luiz Bacci condenado a indenizar delegado que foi difamado (R$ 21 mil)

2023 – Record e Luiz Bacci condenados a indenizar mulher incluída numa matéria totalmente errada (R$ 10 mil)

Sensacionalismo dá milhões em prejuízo a Record e Band; Marcelo Rezende deixou pendências

E alguém perde seu tempo assistindo essas duas porcarias sem fim na TV aberta

Minha mãe

Mico

Pior que tem cara. Quase sempre que chego do serviço meu pai esta assistindo o Datena

brasileiro medio 40+ é bem fiel

Sem dó, me dá nojo ao ver essas coisas ainda serem exibidas na TV aberta

os meus avós veem o datena todo dia

Sei como se sente. Desde pequeno detesto esse tipo de programa

1 curtida

kkkkkk gente, sofro
zero filtro dessa redação, imagina estudar pra isso

Neto teve que pagar 500 mil ao Sampaoli gente q horror

Se fosse só prejuízo financeiro, o maior prejuízo é ao país mesmo e as pessoas que são vítimas desse circo

Idem amigo

Isso pra mim é algo mega repugnante

1 curtida

Sai da bolha

Se dessem prejuízo não estariam no ar, sempre tem várias propagandas e comerciais nisso…

Record é quase só Cidade Alerta e Balanço Geral o dia inteiro kkk

Saí da bolha há muito tempo por não assistir essas coisas

O Neto e a Band foram condenados por acusar de racismo, como esta escrito parece que eles foram racistas com o sampaoli ahhaha

A lista do Datena dando inveja pra Nicki Minaj

Meu pai assiste Datena todo dia no maior volume, não sei como aguenta

Esses programas policiais deveriam ser extintos

Uma vez eu assisti um caso na record de um estuprador, foram lá na rua da vítima, entrevistaram vizinhos e chegaram num suspeito e simplesmente expuseram o homem como se fosse um tribunal

1 curtida