LISTA: Novelas das 19h com maiores elevações em relação à antecessora (2000-presente)

Assim como no tópico das 21h, entendam a elevação como sendo em relação à média geral - novela x deu x pontos, a seguinte deu mais. Decidi colocar textos maiores pra contextualizar já que o horário das 19h é cambaleante, principalmente na década de 2000.

Médias gerais são baseadas em SP, principal mercado publicitário.

FONTES: Gabriel Farac / Eplay (onde há as médias ponderadas, que diferem das gerais; o “peso” nesse cálculo é a duração dos capítulos.)

#1 Cobras e Lagartos
A Globo apostou todas as fichas em João Emanuel Carneiro, recém-vindo do fenômeno Da Cor do Pecado, para recuperar o horário das 19h, em franco desastre com a fiasco Bang Bang. A novela, além de perder pra Alma Gêmea em 99% de sua exibição (e Sinhá Moça, quando esta estreou), era alvo de chacota da imprensa e viu parte do público se dissipar pra Prova de Amor, na Record.

Com um início modesto, rapidamente a aposta se provou correta: de míseros 27 pontos Cobras e Lagartos elevou o horário em 11 pontos, para incríveis 38, além de vários prêmios e indicação ao Emmy Internacional para Lázaro Ramos, intérprete do anti-herói Foguinho.

Chegou a ver índices na casa dos 50 pontos, batia de frente e chegou a ganhar da novela das 21h, Páginas da Vida.

#2 Da Cor do Pecado
O primeiro trabalho de JEC como titular na Globo foi um grandioso fenômeno em 2004 e envelheceu porcamente.

Lançada com ares de novidade (autor estreante, história central mais “séria”, Taís Araújo como a primeira protagonista negra da emissora e estreia em janeiro depois de 9 meses de Kubanacan), a novela estreou já superando a antecessora: 41 pontos, com o recorde de Kubanacan sendo 40.

Dos 35 da história de Carlos Lombardi, Da Cor do Pecado elevou em 8 pontos, fechando com 43 - maior média no horário em 10 anos, desde o fenômeno das massas A Viagem. E não só isso: ficava a poucos pontos da novela das 20h, Celebridade, fechou com décimos a mais no PNT (47 x 46,6), e vencia Senhora do Destino em sua reta final.

#3 Caras e Bocas
Depois de uma mal sucedida estreia às 19h com Sete Pecados, e com o horário dando índices fraquíssimos com a horrível Três Irmãs, Walcyr Carrasco apostou numa comédia dinâmica e tradicional com Caras e Bocas.

O projeto foi certeiro: numa trajetória de “escadinha”, Caras e Bocas elevou os 24 em 7 pontos para 31, melhor média desde Cobras e Lagartos. A reta final venceu a novela das 21h, Viver a Vida, e foi a última das 19h a marcar +40 pontos.

#4 Kubanacan
A comédia anárquica e sexualizada do pescador parrudo estreou depois de massacrantes 9 meses da fracassada O Beijo do Vampiro.

Vindo no embalo de Mulheres Apaixonadas que, em maio de 2003, começava a dar +50 pontos, Kubanacan rapidamente elevou os índices e elevou de 28 para 35, incríveis 7 pontos. Sua jornada, infelizmente, foi interrompida com a barriga da novela e o horário de verão (perdia constantemente para Chocolate com Pimenta).

#5 Uga Uga
Sucedendo a esquecida Vila Madalena e recheada de nudes e cenas bem sacadas, Uga Uga estreou dando índices superiores a todo o resto da antecessora com 41 pontos (enquanto a anterior sequer viu 40).

Exibida numa grade feliz com as atemporais O Cravo e a Rosa e Laços de Família, Uga Uga elevou dos 32 para 38, incríveis 6 pontos.

#6 Ti Ti Ti (2010)
O feliz remake de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, que mesclou também outro clássico de Cassiano Gabus Mendes (Plumas e Paetês), foi lançado com altas promessas devido à boa fama da original de 1985, primeira das 19h em HD e a missão de suceder a infeliz Tempos Modernos, que derrubou os índices de Caras e Bocas.

Não fez feio e muito mais: numa trajetória também de “escadinha”, a rivalidade de Jaclecler e Victor Valentim elevou o horário das 19h em 6 pontos, de 24 para 30 (29,6), além de ter sido unânime como Melhor Novela de 2010. Sua reta final em 2011 ganhava da novela das 21h, Insensato Coração.

#7 Cheias de Charme
O fenômeno das massas, misturando humor, drama e muita música com as eternas Empreguetes, mostrou a que veio já na estreia, dando os mesmos 35 de recorde da esquecida Aquele Beijo.

Exibida e para sempre lembrada na dobradinha icônica com Avenida Brasil, Cheias de Charme elevou o horário em 5 pontos, de 25 para 30 - maior audiência da década de 2010, além, claro, da extrema repercussão e aclamação.

#8 Desejos de Mulher
Surpresos com essa aqui? Eu também!

Depois da fracassada comédia nonsense As Filhas da Mãe, a Globo apostou numa trama majoritariamente feminina recheada de estrelas (transferida a toque de caixa das 20h para as 19h).

Com baixos índices em seu início, ficando próxima até mesmo da reprise de História de Amor exibida às 14h40, Desejos de Mulher saiu de um romance feminino para um dramalhão mexicano, violento e sexualizado, erguendo a faixa em 5 pontos, de 28 para 33.

Cumpriu o papel em reerguer o horário, mas saiu com má fama devido à atuação vergonhosa de Regina Duarte como protagonista, texto ruim e roteiro desnecessariamente exagerado.

#9 Totalmente Demais
O clássico contemporâneo de Rosane Svartman estreou em pleno novembro de 2015, com a novela das 21h vendo sua repercussão minguar para a concorrência e a anterior saindo com má fama.

Estreando com 25 pontos, a saga da simples florista Eliza (e da forte empresária Carolina Castilho) viu seu público aumentar de semana a semana, chegando a dar +30 pontos em mais de 10 semanas seguidas.

Embalada com os índices altíssimos de Eta Mundo Bom às 18h, aumentou o horário em 4 pontos, de 23 para 27. Sua reta final dava mais que a infeliz novela das 21h, Velho Chico.

@Noveleiros

Cobras e Lagartos elevando 11 PONTOS
foi fenomeno !!!

tD+ acontecimento na tv