Redação 980 no Enem: Veja como tirei essa nota, dicas e espelho da redação.

Como tá chegando o Enem, resolvi postar aqui umas dicas e o espelho da redação q fiz no Enem 2018 e tirei 980, o tema foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet"

Whats-App-Image-2021-11-06-at-10-29-50

• Competência 1 (Ortografia):

Dedique bom tempo pra redação, e não deixe para passar a limpo correndo no final, melhor fazer algumas questões de marcar x da prova que passar a limpo correndo e perder nota em acento, grafia errada, etc.

• Competência 2 (Adequação e Domínio do Tema):

Em 2018 MUITA gente perdeu nota nessa competência pois falou sobre Fake News, o que era diferente do tema em si, uma dica importante é circular palavras chave dos textos motivadores e usá-las em seu texto, como no meu caso ALGORITMOS. Além disso, tentem fazer uma análise mais profunda e não rasa sobre o tema.

• Competência 3 (Argumentação e Repertório Sociocultural):

Façam uma lista de possíveis argumentos (brainstorm) antes de começar o rascunho, selecione os melhores e consiga relacionar outros conhecimentos no texto, dados, fatos históricos, literatura, notícias, filosofia e sociologia, etc.

• Competência 4 (Coesão e Coerência):

Sempre, em qualquer ponto que vc colocar em seu texto, use um conectivo. Nunca deixe uma ideia morrer sem conectar com o que vc vai escrever em seguida, enfie termos de adição, contradição, ordenamento, é algo muito falado mas que muita gnt ainda perde nota.

• Competência 5 (Proposta de Intervenção):

A conclusão TEM que ter as repostas para essas perguntas em relação a solução do problema: O que deve ser feito? Quem deve fazer? Como vai ser feito? Qual o efeito que isso irá causar? Além disso importante DETALHAMENTO, use entidades e órgãos mais específicos em vez do governo no geral por exemplo.

• Outras dicas:

Façam quatro parágrafos, tem gente que faz 5 mas 4 é melhor para deixar as ideias bem redondas, dependendo do tema ter 3 parágrafos de desenvolvimento pode deixar claramente um deles mais fraco que os demais.
Na introdução, cite brevemente os argumentos que irá usar.
Não esqueça do Parágrafo.

Por fim, uma enquete @Enqueters:

Em qual competência perdi nota nesse Enem:

• Ortografia
  • Adequação ao Tema
  • Argumentação e Repertório Sociocultural
  • Coerência e Coesão
  • Proposta de Intervenção

0 votantes

Me coloco a disposição se alguém quiser ajuda, acabando as aulas/provas da facul nessa semana tô de férias e vai dar pra ajudar se alg quiser

9 curtidas

Eu tirei 830 no ano que fiz
salvou horrores a minha nota

2 curtidas

Arrasou amiga

1 curtida

In my life
There’s been heartache and pain
I don’t know
If I can face it again

1 curtida

Redação e Matemática lendárias, a gnt sofre mais com a prova de português pra tirar uma MERRECA de nota

1 curtida

obrigado sis

Infelizmente, eu nunca tirei acima de 660 na redação. Sempre tive preguiça de treinar a escrita.

Tmb tirei 980 no meu ano
E eu era megra negação na redação mas fiz um curso foda com um prof do ES

Sim, fui muito bem em matemática tbm
na verdade minha nota geral foi 690, consegui passar em segundo lugar no curso que eu queria
megrah
mas foi há 6 anos atrás, deve ser mais alta a nota de corte hoje em dia

1 curtida

Pior que é treinando q melhora msm :confused: Vai fazer esse ano?

eu sempre perco pontos na ortografia infelizmente não sei escrever
mas no resto eu piso muito tanto que tirei 920

O tópico para massagear o ego

1 curtida

pisou
desde 2018 eu tiro 940, queria aumentar esse ano

Que pisuda sis tbm perdi nota na ortografia, 200 em tudo e 180 na Comp. 1

já ta alta xixa, mas ta perdendo em que competencias?

Ortografia é meu calcanhar de Aquiles

massagearia?

sempre 160 ortografia e 180 conclusão

ortografia é meio sem jeito msm, mas na conclusão vai de detalhamento que é sucesso

1 curtida

Portugues MERDA, 30 acertos pra tirar 580/620, 30 acertos em matematica é 800+