REDENÇÃO OU CILADA? João Emanuel Carneiro tem prova de fogo após volta por cima em Todas as Flores

O retorno de João Emanuel Carneiro ao horário nobre da Globo tem sabor de redenção após Todas as Flores perder lugar para Travessia (2022) na TV aberta. Mas a “volta por cima” do autor será, na verdade, uma prova de fogo. Se Mania de Você (título provisório) patinar e demorar para arrebatar o público, a história tem tudo para trilhar o mesmo martírio da trama de Gloria Perez.

A novela que marcará o retorno do criador de Avenida Brasil (2012) à faixa das nove virá logo depois de Renascer, a grande aposta da Globo para 2024. O remake escrito por Bruno Luperi estreia com todas as pompas em janeiro, e a expectativa da emissora é altíssima por causa do sucesso de Pantanal (2022). Prova disso é que o neto de Benedito Ruy Barbosa ganhou 30 capítulos a mais do que seu folhetim anterior.

João Emanuel Carneiro tem tudo para enfrentar um cenário muito parecido com o que Gloria Perez se deparou em outubro de 2022. Pantanal havia virado um hit, como a emissora não via desde A Dona do Pedaço (2019), e até as redes sociais se renderam aos bordões de Juma (Alanis Guillen) e companhia. Travessia não conseguiu segurar o público que havia voltado à frente da TV, e a audiência do horário nobre desceu a ladeira.

Enquanto Brisa (Lucy Alves) comia o pão que o diabo amassou --na história e na audiência–, Todas as Flores virava assunto na roda de noveleiros. O carisma principalmente do trio de vilões Zoé (Regina Casé), Vanessa (Letícia Colin) e Humberto (Fabio Assunção) roubou as atenções, e comparações entre as duas histórias foram inevitáveis.

Renascer chegará com a responsabilidade de repetir o sucesso da estreia de Bruno Luperi como autor solo. A Globo não quis mexer em time que se mostrou vitorioso em 2022 e escalou o novelista para novamente reescrever uma história de seu avô. Se tudo correr como se espera e a história emplacar, João Emanuel Carneiro terá a mesma dura missão de manter o sarrafo da audiência lá em cima.

É possível afirmar, no entanto, que Gloria Perez tinha uma vantagem quando colocou seu folhetim no ar: a confiança. A última novela da autora no horário nobre havia sido um tremendo sucesso. A Força do Querer (2017) nadou de braçada, e o público mergulhou fundo com a sereia Rita (Isis Valverde) e se emocionou com a vida bandida de Bibi Perigosa (Juliana Paes).

Já Carneiro vem de um último trabalho problemático na TV aberta. Segundo Sol (2018) passou por uma crise antes mesmo da estreia. A escalação de elenco com atores majoritariamente brancos foi criticada, uma vez que a história se passava na Bahia, e o público torceu o nariz para a trama de Beto Falcão (Emilio Dantas), o cantor que fingiu estar morto para manter o sucesso.

Todas as Flores foi uma redenção para o autor. O lançamento no Globoplay, inicialmente encarado como um rebaixamento, serviu de propulsor para chegar com status de sucesso à TV aberta, na faixa das 22h, um ano após sua estreia no streaming. Agora a expectativa para a próxima obra de João Emanuel Carneiro é que a volta por cima não se transforme em uma cilada.

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/joao-emanuel-carneiro-tem-prova-de-fogo-apos-volta-por-cima-em-todas-as-flores-111269

Só dá pra dizer se será um sucesso ou não quando a novela estiver no ar

Mas a premissa da história tá boa sim no geral (apesar do autor reciclar o plot da chef de cozinha que estaria em Todas as Flores mas acabou rifado na sinopse final (mudando o perfil da protagonista para perfumista) e que agora retorna na próxima trama dele porem de uma forma completamente diferente)

essa novela vai ser muito 8 ou 80
o jec vai precisar inovar

1 curtida

A premissa da Sinopse tá boa embora seja uma A Favorita e Avenida Brasil 2.0. nessa nova novela dele

1 curtida

Pior que eu to sentindo hit, vai ser aquele farofão clássico do JEC cheio de furos que prende o telespectador

Não entendo essa cobrança de renovação do JEC. Todos os autores da faixa principal se repetem horrores nos plots.

Ele arrasou em todas as flores mas se perdeu na segunda parte

Ele precisa corrigir isso