The Eras Tour: Há um ano, se iniciava a maior turnê da história

Publicações e críticos analisaram a influência cultural, econômica e sociopolítica da Eras Tour. Impulsionada por um frenesi de fãs chamado ‘‘Swiftmania’’, o impacto da turnê é considerado um resultado da influência mais ampla de Swift na cultura popular do século XXI. A Pollstar chamou a turnê de “O Maior Show da Terra”.

POLLSTAR - ‘‘Levará algum tempo até que todas as implicações da Eras Tour de Taylor Swift sejam totalmente compreendidas. A sua jornada memorável é um símbolo potente e multifacetado para os nossos tempos, repleto de significado social, político, econômico e cultural, que deixaremos para os teóricos culturais e especialistas desconstruírem.’’

GRAMMY’S publicou que a turnê é “a mais lendária da geração”, enfatizando que é “difícil imaginar que qualquer outra turnê deste ano terá um impacto cultural tão grande”

USA TODAY descreveu a turnê como um “evento historicamente monumental”

THE GUARDIAN disse que a turnê é o “fenômeno mais significativo da cultura
pop” de 2023

Muitos críticos consideraram a “dominação cultural” da Eras Tour uma raridade. Os jornalistas da TIME chamaram-no de “sucesso incomparável” e “em uma liga própria”

PITTSBURGH TRIBUNE escreveu: “Taylor Swift é a maior novidade na indústria do entretenimento. Ligue a TV ou o rádio, navegue nas redes sociais, ouça as conversas na rua e lá está ela”

Na opinião de Megan Angelo da VOGUE, a Eras Tour “cimentou o status de nível de Woodstock na história musical americana” e o “último bastião da monocultura”

De acordo com a BILLBOARD, “não seria exagero chamar a Eras Tour de a jornada ao vivo mais esperada do século.”

Mikael Wood e August Brown, do LOS ANGELES TIMES, escreveram que a turnê permaneceu “no topo da conversa cultural praticamente sem parar” desde que começou.

De acordo com Bill Werde, professor de indústrias musicais e de entretenimento na Syracuse University, “o último artista que conseguiu lotar estádios sem esforço e estava simultaneamente no topo de seu jogo em termos do ‘‘zeitgeist’’ da música popular - o nome que me vem à mente é Michael Jackson”

O autor do NEW YORK TIMES, Ben Sisario , opinou que a turnê mostrou que Swift tem uma “demanda intensa e saturação de mídia” nunca vista desde Jackson e Madonna na década de 1980’’

O crítico de variedades Chris Willman disse que a Eras Tour é como uma “turnê dos Beatles que nunca aconteceu”, superando todas as turnês do passado em termos de significado comercial e cultural.

Caracterizado por efeitos de cascata e multiplicadores, foi relatada uma elevada atividade comercial e econômica nas cidades visitadas pela turnê, o que impulsionou os negócios locais, a indústria hoteleira, as vendas de vestuário, as receitas dos transportes públicos e o turismo. A FORTUNE estimou que os gastos líquidos do consumidor da turnê serão de US$ 4,6 bilhões nos EUA.

Cidades como Glendale, Pittsburgh, Minneapolis e Santa Clara renomearam-se para homenagear Swift; uma série de atrações turísticas, incluindo o Center Gai, o Cristo Redentor, o Space Needle, o Marina Bay Sands e a Willis Tower, prestaram homenagens e sediaram eventos e exposições.

Políticos como o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente chileno, Gabriel Boric, fizeram uma petição a Swift para visitar seus países. Executivos governamentais da Indonésia, Nova Zelândia, Filipinas, Taiwan, Tailândia e alguns estados da Austrália também expressaram decepção com o fato de a Eras Tour ter ignorado seus locais. O presidente dos EUA, Joe Biden, pressionou as plataformas de ingressos a evitar taxas surpresa nos preços dos ingressos após o Ticketmaster cair com as vendas.

Os jornalistas apelidaram Swift de o destaque cultural de 2023. Além dos estádios lotados, o Eras Tour atraiu grandes multidões de espectadores sem ingressos fora dos locais, como mais de 20.000 pessoas na Filadélfia, e foi um assunto onipresente em ciclos de notícias, conteúdo de mídia social, e cobertura da imprensa.

Nas paradas de discos, a discografia de Swift experimentou aumentos nas vendas e streams de álbuns por todo o mundo. Sua música "Cruel Summer " de 2019 alcançou uma nova popularidade e se tornou um de seus singles de maior sucesso. O filme-concerto que acompanha a turnê, que se tornou o filme-concerto de maior bilheteria de todos os tempos, apresentava uma estratégia de distribuição de filmes atípica que contornou os grandes estúdios de cinema para fazer parceria direta com os cinemas e fez com que vários outros filmes mudassem suas datas de lançamento. A Time nomeou Swift como a Personalidade do Ano, tornando-a a primeira e única pessoa nas artes a alcançar a honra.

23 curtidas

@Swifties o tpc super resumido de tudo que a turnê causou ano passado kkk

A MAIOR TOUR DA HISTORIA
EU FUI
EU VIVI

Linda

Só ELA causa essa comoção

https://twitter.com/swifferupdates/status/1657580536058220545

Dona

Quando ela liberar os boxscores

MAIOR TURNÊ DA HISTÓRIA É ISSO MESMO

a maior

Só feminina não, geral!!!

É que ouvi falar que tinha uma tour de alguma banda que ainda não tinha sido ultrapassado, agora não me lembro, mas é a MAIOR MESMO

Queremos novas datas, flooda mesmo, é o auge dos auges

há um ano começamos a enfrentar uma nova pandemia
Gif Pocket

1 curtida

Uma pena que você sobreviveu

1 curtida

Artistas que mais lucraram em turnês

#1. The Rolling Stones - 2.1B
#2. U2 - 2.1B
#3. Elton John - 2B
#4. Taylor Swift - 1.9B
#5. Bruce Springsteen - 1.9B
#6. Coldplay - 1.7B
#7. Beyoncé - 1.5B
#8. Ed Sheeran - 1.4B
#9. Madonna - 1.3B
#10. Celine Dion - 1.3B

Ela passa o The Rolling Stones fácil

1 curtida

Maior fenômeno cultural do século!! Eu fui eu estava!!!

Boxscore em 2024? Aceita que ela tá sonegando amor.

ela é a fodona num nível mt superior

só sei sentir pena de quem não viveu