RIO — Exatamente um ano após impor as primeiras medidas restritivas de circulação para conter o avanço da pandemia da Covid-19 no Rio, o estado registrou nesse domingo 176 pedidos de internação em UTIs na rede pública. Os dados da secretaria estadual de saúde ainda apontam que no sábado foram168 solicitações, a segunda maior desde o início da pandemia.
Apesar do triste recorde, durante o fim de semana as praias lotaram em toda a cidade do Rio. Neste domingo o município do Rio também registrou o maior número de pessoas internadas com coronavírus em leitos de terapia intensiva na rede pública da capital.Atualmente a taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade do Rio é de 91% e em todo o estado é de 78,8%.
Ao todo na rede SUS do estado, 232 pessoas aguardam transferência para um leito de Covid-19, sendo 171 pacientes graves que precisam de um CTI. Na cidade do Rio, 73 pessoas aguardam em UPAs e emergências uma vaga de internação.
Na capital, 13 pessoas aguardam na fila há mais de 24 horas
Segundo a secretaria municipal de saúde, 13 pacientes estão em unidades de urgência e emergência esperando uma transferência para um leito de Covid-19 há mais de 24 horas. A SMS informou que apesar da espera, “estão em leitos e recebendo todos os cuidados indicados, até que seja a transferência seja realizada.”
Em nota, a secretaria estadual de Saúde negou que o sistema esteja em colapso no Rio. Segundo a pasta "o colapso ocorre quando a capacidade de atendimento da rede é extrapolada. E este não é o atual cenário da pandemia no estado. "
Aqui na capital pelo que soube as coisas estão estáveis.
O que está pressionando é que recebemos muita gente de outros estados, sei de umas 5 UTIS em hospitais exclusivas pra pessoas que vieram de Manaus.
Outra coisa é o interior do Rio.
Mas na capital as coisas estão ok.
Curiosamente é a idade que tá morrendo, o pessoal aqui tacou o foda-se e ainda tem o efeito Verão/Fim de Ano/Carnaval aqui, o povo todo do Rio sobe e traz com eles o vírus