RUAN AGUIAR: Ator vibra com amante de Joy em Um Lugar ao Sol após receber doações na pandemia

Após passar por dificuldades financeiras e até receber doações durante a pandemia da Covid-19, Ruan Aguiar vibra com a estreia e a repercussão do poeta Damón em Um Lugar ao Sol. O pichador provocará a separação de Joy (Lara Tremouroux) e Ravi (Juan Paiva), fugirá com a amante e a roubará na novela das nove da Globo. “Ele tem as suas motivações e justificativas”, opina o ator de 22 anos.

Poeta como o personagem, o artista foi escalado para a participação no folhetim de Lícia Manzo em 2019, após conhecê-la, por acaso, e recitar algumas poesias autorais durante um almoço com Lara Tremouroux e Juan Paiva na praça de alimentação dos Estúdios Globo. Na ocasião, ele tinha acabado de fazer teste para outra produção da emissora.

“Depois de falar alguns textos, essa mulher se apresentou como Lícia Manzo, logo em seguida me apresentou um homem, que era o Maurício Farias [diretor], e pegou meu contato. Dali segui minha vida, duas semanas depois recebi a ligação do Maurício me convidando pra novela, e que a Lícia tinha escrito esse personagem pra mim. Quase desmaiei”, lembra Aguiar, aos risos, em entrevista ao Notícias da TV .

Por conta dos adiamentos na pandemia, a alegria deu espaço à angústia. “Parecia uma eternidade, os dias não passavam, esperar as gravações chegarem foi muito difícil. Por um momento, achei que a realização de um sonho não fosse acontecer, e isso me causou muita ansiedade”, afirma.

Damón e Joy

Além da ansiedade, as dificuldades financeiras começaram a aparecer diante da falta de trabalho, e a solidariedade virou sustento. “Fiquei um ano recebendo doações e cestas básicas. Não me faltou nada graças aos anjos maravilhosos que Deus colocou na minha vida. Às vezes, me sentia envergonhado por receber essas ajudas, mas graças ao filho e ao neto que me tornei, graças ao homem que eu sou na vida, conquistei amigos”, diz o morador de Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro.

Com a retomada das gravações das novelas na emissora carioca, o intérprete de Vagner, em Malhação: Vidas Brasileiras (2018), afirma ter encontrado a “luz no fim do túnel” com a trama das nove e comemora o personagem. “Damón tem suas motivações e justificativas. Para uns serão válidas; para outros, não. Ele se coloca de forma política bem esclarecida, veremos como”, entrega o artista, que precisou mergulhar no universo da pichação.

No capítulo da noite desta quinta-feira (13), a mãe de Francisco abandonará o marido e o filho para fugir com o poeta. Ravi até tentará convencer a inconsequente a mudar de ideia, mas será humilhado por ela. A pichadora, entretanto, pagará pela maldade com o mocinho e levará um golpe do amante. “Damón é um personagem muito importante pra Joy”, acredita o intérprete.

Ruan Aguiar faz slam em cena como Damón

Poesia em cena

A primeira cena de Ruan Aguiar na novela foi uma apresentação de slam --poesia performática declamada como um rap. O ator emprestou o talento e o dom com as palavras para Damón militar em horário nobre. “Tem texto meu, tem da Lícia e nosso, e a autora foi muito gentil de abrir esse espaço pra mim”, conta ele, que começou a escrever seus versos aos 16 anos.

“A poesia entrou na minha vida do nada, uma vez fui fazer um curso em Ipanema [bairro da zona sul do Rio], em que era bolsista assim como 90% dos cursos que fiz na vida, e aí me disseram que eu deveria achar outro caminho, além da atuação, para depositar minhas emoções”, recorda o jovem.

Juan Paiva, Lara Tremouroux e Ruan Aguiar

Irmão de Arthur Aguiar

Ruan Aguiar é irmão de Arthur Aguiar. Recentemente, ele afirmou ver pouco o marido de Mayra Cardi por causa da distância. “Eu e ele nos aproximamos quando fizemos Malhação. Por eu morar no Rio, e ele em São Paulo, a convivência é mais rara. Mas eu vou aos eventos como aniversário da minha sobrinha, por exemplo”, disse o artista, referindo-se a Sophia, de três anos, em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

O jovem também é irmão de Fausto, de 40 anos, que é formado em Administração e em Informática, mas trabalha como motorista de aplicativo.

Um Lugar ao Sol é uma novela escrita por Lícia Manzo e terá 107 capítulos. A trama será substituída pelo remake de Pantanal, adaptado por Bruno Luperi, em 14 de março.

fiquei chocado que ele é irmão do arthur