SÃO PAULO: A partir de amanhã, jovens com mais de 18 anos e sem comorbidades poderão se cadastrar para receber a "xepa"

A partir de amanhã, pessoas com mais de 18 anos sem comorbidades podem se cadastrar para receber a “xepa” das vacinas contra a covid-19 na cidade de São Paulo. A decisão foi tomada na tarde de hoje pela Secretaria Municipal de Saúde. A xepa foi o nome dado à aplicação das doses que sobram ao final do dia nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nos postos de vacinação.

Após abrir os frascos das vacinas contra a Covid-19, todas as doses devem ser aplicadas para não correr o risco de perder a validade. E para garantir que nada será descartado, postos de imunização de São Paulo estão adotando a “xepa da vacina”. Dessa forma, as doses que sobram no fim do dia são aplicadas.

Dona Solange estava em casa com o marido quando o telefone tocou. “Nós já estávamos preparados. Preparados em termos, né? Porque eu sai de chinelo de dedo, do jeito que eu estava em casa”, disse ela à CNN .

Quando um frasco é aberto, ele tem capacidade para 10 injeções. Mas às vezes nem todas são aplicadas. Logo, esse imunizante que sobra não pode ser desperdiçado, segundo as orientações sanitárias.

“Se você abre uma dose logo no final do dia e sobra uma, duas, três doses, isso não vai ter importância na cadeia normal da vacinação, só vai ajudar a não perder nenhuma dose, isso é o mais importante", explicou a infectologista Raquel Muarrek.

Para entrar na fila da xepa, a pessoa precisa fazer um cadastro em uma unidade de saúde mais próxima da casa dela. Essa pessoa é informada de que pode ser chamada a qualquer momento para receber a vacina. Caso seja avisada e não compareça, essa pessoa perde a vez e precisará fazer uma nova inscrição, ou seja, volta para o fim da fila.

2 curtidas

@Paulistas

q isso

vem estado todo.

1 curtida

o tpc sendo trancado pq só tem tweet e link corre Jana

É verdade, está tendo isso mesmo.

mas no link só tem a mesma coisa do tweet kkkkkk

n é disso é por causa das novas regras de edição

vc viu a marcação do Bac?

caramba

Corre por a foto mulher

Se liberar isso pro Estado, nossa, vem aí

O Elder batendo na porta com a foice

pronto.

vem na minha cidade, já quero entrar na fila.

1 curtida

aff é só na capital
eu entrei no topico sedento
quero ban

1 curtida

@anon61860905 questão de tempo para ser no estado todo.

A da Janssen se tivesse chegado ia lotar a feira kkkkkk

Vou me cadastrar amanhã

me cadastrei hoje, fiquei feliz que a ubs do bairro estava vazia kkk espero que chamem logo