Se o ban ainda fosse cumulativo, tem um membro aí | Exposed do Eduty no post #159 | Membro faz textão no post #410

Mesmo ciente de que este provavelmente pode vir a ser meu último post da BCharts, por seu caráter “kamikaze” até mesmo entre pessoas que me consideram amigo e podem desenvolver reservas comigo ou me olhar com outros olhos, sinto que preciso pontuar algumas coisas.

@Edutada, me perdoe por não seguir seu pedido lá de trás para não me manifestar em público no que envolve seu nome por não querer que os respingos caiam em mim e que eu seja atacado gratuitamente como nunca ocorrera em tantos anos de fórum. À época dessa fala, você foi gentil e cuidadoso em níveis que não consigo mensurar, mas, como eu nunca fui de me silenciar por muito tempo, chegou a hora de quebrar esse “protocolo”. Eu me sinto verdadeiramente mal por esta sensação horrorosa, construída nas entrelinhas – não por mim ou por você, mas pelo contexto que está posto no fórum –, de que “só posso” falar contigo no privado, como se você fosse um monstro; como se as coisas fossem “preto e branco”, inexistindo pontos questionáveis na contrapartida; como se apontar esses pontos muito específicos me tornasse conivente com erros cometidos dos quais nem você mesmo se orgulha e já se desculpou; ou o que me pega mais: como se enxergar humanidade em você devesse ser motivo de vergonha ou culpa. Eu não aceito me colocar nesse lugar, porque aí eu não estaria sendo quem sou. De nada adiantariam quaisquer palavras de afeto que eu tenha te dirigido se aqui eu me omitisse, do modo como as coisas estão.

@anon64579218, nunca tivemos qualquer problema e já trocamos interações tanto amistosas quanto engraçadas aqui no fórum. Caso você não se lembre, é só colocar nossos users na busca e encontrar as quatro ocasiões que poderiam render até uma amizade se tivéssemos mais oportunidades, porque eu realmente retive memórias boas suas e, por isso, sua atividade neste tópico me chocou. Eu estaria mentindo se dissesse que, até o momento, no que diz respeito a mim, teria algo contra você. Então, em que pesem o parágrafo anterior e suas desavenças pessoais com o Edutada, espero não ser interpretado como ou reduzido a “advogado do diabo”. Se você tiver disposição para ler, eu te agradeço. Se não, eu te digo que sentirei muito, porém respeitarei e aqui deixarei para quem tiver interesse no que tenho a falar.

Eu vi o tópico que rendeu o último ban e nem entro nesse mérito, porque evidentemente houve excessos, embora eu também tenha compreendido o ponto pelo qual o Edu brigou. Honestamente? Acho que houve um ruído muito grande, fruto de ressentimentos já instalados ou visões pré-estabelecidas, que falariam (e falam) mais alto, apresentando-o com o estigma de pessoa descontrolada, independentemente do modo como ele abordasse. Toda vez que ele tenta conversar numa região safe (falando agora de outros momentos), não tarda a alguém jogar o card de que ele está fingindo ser boa pessoa e tudo deve ser desconsiderado, até o instante em que alguém com boa reputação aparece falando a mesma coisa que ele já havia apontado antes para ser ovacionado(a) por isso. Ninguém aceitaria de forma ok ser “malhado” por inúmeras pessoas, por vezes até com quem nunca interagiu. Edutada sempre foi reativo, então eu ainda custo a acreditar que, quando tanta gente se junta para requentar esse movimento como se estivéssemos andando em círculos, alguém realmente espera que ele vire a segunda face, justo e paciente como era Jesus? Assim nem eu, com toda minha paciência. Não sei se pelo fato de o nome dele ser tão grande em ambos os fóruns, no sentido de conhecido, fico com a impressão de que, por vezes, parecem esquecer que há um ser humano por trás de todas as ofensas igualmente a ele proferidas. Ele ofendeu muita gente? Claro! Isso é indiscutível. Entretanto, quando houve abertura, uma abertura real ao cessar-fogo sem indiretas aqui e ali na menor oportunidade, como normalmente acontece, uma paz foi selada e cada qual seguiu seu rumo. Colocando isso apenas para ponderar que, como observador externo, nada é tão “8 ou 80”. Não existe maniqueísmo (bem x mal) aqui dentro. Como eu já disse certa vez, o fato de eu errar diferente de você, ou sem todos os olhos voltados para mim, não me torna melhor do que você em hipótese alguma. E é exatamente por isso, deste lugar de alguém falho, que eu venho falar contigo.

Ah, ainda que você também não acredite ou desconsidere, eu te asseguro que o Edu não se orgulha de nada daquilo, mas aí pouco importa, porque eu entendo e respeito que você ou qualquer pessoa que tenha tido um embate com ele não queiram se acertar. A gente não tem que se forçar a criar simpatia com ninguém e está tudo bem!!! É um direito que nos assiste. Justamente por ter muita consciência disso é que estava lendo o tópico sem desconsiderar o fato de que houve um desgaste aparentemente irreversível na sua experiência com o Edu, bem como de vários outros membros. Então, encarei alguns posts seus como uma catarse, aquele velho “colocar para fora”, sem filtros, como ele também fez. Entretanto, é aí que está o perigo: no que sai sem essa revisão. Ainda me valendo do fato de que, ao criticar o Edu por supostamente não ser capaz de conversar, você talvez tenha a disposição contrária quando tentam conversar contigo (que é o que estou tentando fazer aqui com todo cuidado), fico na expectativa de que você possa ao menos ler.

Vamos lá: um ponto muito específico de sua retórica me incomodou demais, a ponto de eu não conseguir apenas observar. Você esteve não apenas neste, mas em inúmeros outros tópicos, debochando do fato de que pessoas aqui levam stan war para o lado pessoal e como isso seria um “mico” (concordo), porém no momento em que você vem com tantas pedras direcionadas a ele neste tópico, requentando de forma enviesada um assunto exaustivo, que nem diz respeito a este fórum, você está fazendo EXATAMENTE o papel que diz criticar. Dito de outro modo, você tacitamente se colocou como uma pessoa evoluída, por assim dizer, mas trouxe uma narrativa que, para quem está alheio aos pormenores, é bem delicada, além de profundamente desproporcional – logo você, que estava criticando-o por isso.

Você editou o post #159, mas eu já estava digitando (e já havia te quotado) na versão original, que rendeu – só naquele momento – mais de 20 reações de pessoas diversas do fórum, sem qualquer relação entre si. Conheço algumas, outras nunca nem vi, e é exatamente essa pluralidade que me deixou verdadeiramente preocupado com o que foi afirmado sobre a pessoa dele. Releia o que estava na redação original:

Você consegue perceber o perigo de uma narrativa enviesada para quem não conhece os pormenores? Você basicamente sugestionou que: (1) se trata de uma pessoa criminosa, por investigar dados pessoais a bel-prazer e com interesses escusos; (2) pelo “só pq aqui denuncia racista e transfóbico” ele supostamente se vangloria por fazer o mínimo, sendo que toda semana temos membros permabanidos por ambos os motivos e esse “autoatestado de santidade” nunca existiu da parte dele (repetiram tanto até se tornar uma “pós-verdade”), pois sempre reconheceu falas problemáticas que emitiu e tentou se desculpar com quem se mostrava receptivo, ainda que ele constantemente tenha incorrido em novos bans pela pressão coletiva que fazem sobre ele, pintando-o como um monstro, quando na verdade ele sempre sustentou sozinho os próprios BOs e nunca pediu ajuda a ninguém, nem nunca teve um grupo forte no fórum que o protegesse (prova disso são os incontáveis bans que tanto criticam); (3) ele supostamente teria ciência do comportamento problemático de um membro e escolheu estar com ele, a despeito de tal ciência, quando o que se sabe é que ele chutou o membro em questão assim que o que fora apontado como verdade veio à tona aqui:

Lá na frente, na interação com o @T.T, após ele narrar uma investida pedófil4 que sofreu e de relatar, para quem não sabia (como eu), coisas comuns à época que vocês eram do outro site, inclusive sobre um nome estranho aos frequentadores deste fórum (BCharts), é que – aí sim – você passou a tratar esse nome estranho a nós (que não viemos desse 2º fórum) como alguém problemático e que cometeu crimes:

Mas não foi essa a narrativa que você inaugurou, porque eu estava acompanhando ao vivo e li na íntegra. Essas suas últimas falas chegaram ao ponto de me fazer questionar minha própria memória, porque não era possível que eu houvesse lido o CONTRÁRIO. Então, voltei ao famigerado texto e encontrei a seguinte edição:

Isso não foi legal. Você literalmente iniciou um hate train direcionado a pessoas que não sabiam de nada disso (veja quantas reações de “chocada” e “morta” existem em seu post!!!) a partir de uma falácia. Imagine-se você no lugar dele. Isso passou muito do ponto, jota! Não é mais uma stan war de diva pop ou uma divergência de militância em um tópico polêmico. Você trouxe coisas gravíssimas sem qualquer materialidade para que pudéssemos investigar/analisar/conferir/ler para validar ou refutar seu ponto! Nós (espectadores) não temos acesso ao passado que vocês viveram e que não deveria estar aqui de forma tão irresponsável. Olha o que veio na sequência:

Gretchen

O quão seguro você está do que afirma? Não estamos falando de redes sociais abertas ou qualquer coisa de teor “público”, que pudesse ser identificável a partir de relatos/pistas deixados pela própria pessoa no fórum, como muito já aconteceu aqui na BCharts, mas de dados privados. Falar que alguém foi ver IP e CPF alheios é de uma dimensão tão delicada, mas tão delicada, que eu realmente não sei se você falou só no calor da emoção ou se tem consciência do que postou, com o intuito de colocá-lo como alguém execrável e você como a contrapartida disso, sendo que nem é sobre você a rusga pessoal deles. Os dois sequer estão aqui para falarem sobre e, se tivessem escolha, provavelmente não o fariam na BCharts.

Então, por mais que você diga que não fez isso – sem fazer juízo de valor de sua intenção, porque não estou em seu coração –, seu movimento aqui neste tópico foi sintetizado neste post (não à toa, quando você finalmente editou o texto original, depois que a “merda” já estava feita):

@Mimikyu, também não te conheço, tampouco sua história com o Edutada, mas te sugeriria remover aquelas edições falaciosas do título, principalmente o “Exposed do Eduty no post #159”. Se não quiser de jeito nenhum, seria interessante se você pudesse pelo menos, por gentileza, colocar este meu em destaque, para balizar o acesso de quem não vai ler os mais de 400 posts (a maioria dos membros) e, assim, que cada qual possa tirar suas conclusões de forma justa e neutra. A própria Administração do site já se manifestou expressamente desgostosa com esse resgate de temáticas e discussões ocorridas em outro espaço. A BCharts não precisa disso para acontecer. E o que temos, além disso que a Administração repudia, é o levantamento de pautas MUITO complicadas, sem a devida contextualização, como eu espero que você possa compreender, mesmo tendo todo direito de continuar contra o Edutada. Não é esse meu ponto. Apenas uma sugestão a você. O próprio Edu apreciaria sua atitude, apesar de você ser o autor do tópico.
Gretchen - Countdown Farm

Aproveitando o ensejo, a quem ainda tenha dúvidas do porquê isso me incomodou tanto, reitero que não acho um problema resgatar históricos, desde que os “recibos” venham junto para que quem tiver interesse possa conferir com os próprios olhos a integralidade do que está em tela.

Estão aí os posts em que o próprio Edutada relata o que ocorreu com ele e o citado aqui por você, do outro fórum, que ninguém nem conhece. Por que estão tratando essa rusga deles como algo oculto? É exatamente este circo gerado, para soar uma revelação bombástica, que me incomoda. É também por isso que posts como os seguintes também não fazem sentido para mim:

Sabe por que não fazem sentido? Porque você, sem perceber, acaba entrando em contradição com o que você mesmo trouxe: ou o Edutada é um membro problemático do fórum vizinho que cometia atrocidades lá dentro (o que em um primeiro momento tentou ser a narrativa principal) ou ele é um membro permabanido de lá justamente por ser conhecido por ir “chorar” na caixa da Moderação com queixas de transfobia e racismo, porque aparentemente são pontos vistos com frequência no espaço e as reclamações/denúncias dele iam de encontro a essa dita pulsão. As duas coisas simultâneas é que não se dão, porque elas se anulam.

O ponto do salário que ele recebe também é desnecessário de ser resgatado da forma aleatória como se deu. Já seria dispensável por si, mas nota-se uma intencionalidade (aqui fica estampado) de humilhá-lo, em sua ausência, no momento em que o fato “ele postou seu contracheque” (quando à época o chamavam de desempregado, como se ele fosse um acomodado que vive às custas da família sem qualquer intenção de mudar isso, sendo essa uma queixa real de muitos membros, que realmente sofrem com a ociosidade fruto do desemprego e como o fórum é um escape muitas vezes nocivo para isso) vem com o seguinte:

Gretchen - Chocada

Não entra em minha cabeça alguém escrever isso sem uma malícia envolvida. Qual a necessidade de dizer “não tem com quem gastar isso”, como se você o conhecesse pessoalmente ou tivesse alguma coisa a ver na hipótese de ser verdade, sobretudo em um momento que ele não pode refutar por estar com o acesso bloqueado? Você bateu tanto na tecla de um comportamento cavernoso, como se condenasse qualquer tentativa de acesso ao pessoal de membros de fórum, mas acaba caindo no próprio discurso quando afirma com tanta veemência algo que diz respeito à vida privada de uma pessoa, por mais que lhe seja um desafeto.

Mais um adendo: você realmente acredita no que escreveu no post abaixo ou só jogou para ver se cola e contribuir com a malhação em cima dele?

Se você não soube do ocorrido entre ambos, devo te esclarecer que muitos adjetivos podem ser atribuídos ao Edutada (e ele próprio já brincou com isso), mas se há uma coisa pela qual ele é conhecido e não lhe pode ser negada, sem qualquer passada de pano para seus erros, mas constatando um fato, é sua autenticidade. Edutada nunca mandou recado e sempre falou “na lata” o que tinha a dizer para quem quer que fosse. Ele literalmente brigou com os donos de ambos os fóruns. Não é exatamente o comportamento de alguém medroso, com algo a temer. E ele é muito específico quando critica algo. Então, esse argumento de que ele é manso com o Guto cai por terra, contra quem literalmente fez um tópico, expondo o que ele apontou como hipocrisia de forma muito transparente:

Gretchen - Retweet

No mesmo tópico, o membro supracitado chegou a dizer que gosta dele, apesar da “Exposed Party”. Nem o conheço para afirmar se ele estava sendo sincero, tampouco me lembro de havermos trocado uma “reaction” sequer alguma vez na vida, mas você trazer isso para cá me pareceu meio “errr…”, se a parte que deveria se indignar (Guto) não fez disso um big deal. Repito: independentemente de ele ter sido sincero ou não ao afirmar que gosta do Edutada, já que, para todos os efeitos, o prevalece é o que dizemos, não o que sentimos. Poderia resgatar outros membros com corpo dito padrão que ele peitou sem a menor cerimônia, mas aí eu estaria caindo no mesmo erro de trazer elementos alheios ao que você elencou.

Por fim, ainda sobre a máxima de que nada é tão “8 ou 80” como parece a quem não tem acesso ao outro lado da história, trago um exemplo de quando ele foi muito sincero e relatou um comportamento seu que o machucou, ainda em 2023:

Eu até acho que no início ele levou na esportiva as piadas sobre a doação financeira alta (ato muito nobre e genuíno) que ele fez para o membro Wandinha, à época do caso de estelionato real que ocorreu neste fórum com pelo menos umas dezenas de membros, como se o errado fosse ele em acreditar, e não a pessoa criminosa que inventou uma doença para ganhar dinheiro em cima da benevolência alheia e empatia coletiva que se formou. Você tem todo direito de discordar, mas, para mim, há um abismo entre fazer uma piada pontual sobre a quantia no auge do ocorrido (algo que eu não faria, mas que dá para relevar, porque se não me falha a memória o próprio Edu o fez consigo) e associar um ato de natureza empática a distúrbio psiquiátrico não tratado. Percebe a discrepância? Seja lá qual fosse a treta que vocês tinham, no momento em que você traz isso à mesa, você está pedindo por uma reação, então não é como se você fosse vítima de uma suposta obsessão dele. É uma via de mão dupla. Qual foi sua resposta ao fato?

Gretchen - Observando..

Você, além de reduzi-lo a uma pessoa full sensível, como se se afetasse por besteira, assumiu que o fez por “react” – não ironicamente, o que aconteceu aqui hoje, 4 de agosto de 2024. Você mesmo não disse que já errou, se arrepende de seus erros e não gostaria de ser lido a partir deles? Será que o Edutada também não está nesse lugar? Entendo que você estivesse chateado ou no calor da emoção, mas o que você fez não foi justo. Basicamente, você projetou toda sua dor em uma pessoa para talvez se sentir aliviado com o que esteve entalado em sua garganta por todo esse tempo, mas você nem percebeu como você foi o espelho de tudo o que criticou. Foi como amarrar uma pessoa a seu contragosto e linchá-la em público.

Eu poderia florear isto aqui, mas, sinceramente, eu só senti tristeza à medida que desci o tópico. Eu me imaginei no lugar dele e isso acabou meu domingo. Tenho plena consciência de que esta defesa pode me custar xingamentos e ofensas (ainda que não necessariamente de você) até a 4ª geração da minha existência, mas algumas coisas gritam em mim. Então, se eu for surpreendido e encontrar uma resposta à altura, desenvolverei com a mesma paciência com a qual escrevi tudo isto. Se ocorrer o que já espero, caso alguém que goste de mim tenha lido até aqui e continue gostando, obrigado por todas as trocas, mas não farei a menor questão de entrar na onda de baixarias e finalizo aqui minha passagem pelo fórum.

@Edutada, adoraria que você não lesse nada do que aconteceu aqui, mas eu sei que você já deve ter visto, por conta própria ou pelos seus amigos que têm contato off-BC contigo. Como nossa relação nunca saiu daqui e a distância me impede de ir até você para te dar o abraçaço que eu gostaria, espero que chegue virtualmente e saiba que jamais me esquecerei do modo como me recebeu e de todas as palavras que me endereçou em diferentes momentos. Sei que você jamais precisaria da minha ajuda e provavelmente eu não escreveria nada disso se você pudesse estar aqui para falar por si, mas o certo não se justifica. Obrigado, mesmo. Espero que fique bem. Imagino o quão ansiogênico deve ter sido acompanhar tudo isso se sentindo amordaçado. Te desejo paz, te desejo vida. Que você nunca perca a graça – não esta de escárnio, como normalmente as pessoas interpretam, mas aquela da qual conversamos um dia, do prazer e da virada de chave que é rir de si mesmo ou de nunca deixar de tentá-lo, mesmo nos dias mais insalubres, porque nenhum de nós é o recorte com o qual por vezes somos enxergados, por meios que ora falam por nós, ora são provocados. :yellow_heart:

@anon64579218, saiba que te envio um igual abraço, ainda que você talvez não queira aceitá-lo, valendo-se de seu direito de recusar, caso seja encarada como um “ataque orquestrado” contra você minha tentativa de te fazer perceber o quanto o uso em excesso do fórum tem sido igualmente tóxico para sua vida (como é para o Edutada), e não uma elucidação com o máximo de detalhes que consegui dar conta para que você, talvez, como eu gostaria que fizessem comigo se um dia eu agisse assim antes que me perdesse de mim mesmo, dê-se conta de que você não ganha nada com isso. Pelo contrário, só perde: tempo (como possivelmente eu também perdi), estima, relações e, principalmente, saúde. Há um lado muito divertido, muito criativo e muito bom em você que é enterrado quando você faz sua atividade on-line girar em torno disso e eu acho uma pena, porque, como dito no início, você tem todo o perfil de uma pessoa facilmente relacionável. Todos perdemos, já perdemos, essa é a verdade.

33 curtidas