Polícia quer banimento de torcedores do Coritiba dos estádios por imitarem macaco no Athletiba


Torcedor Coritiba imita macaco contra Athletico-PR — Foto: Reprodução

Dupla suspeita ficaria impedida de entrar nas praças esportivas e responderá na Justiça; crime de injúria racial prevê pena de um a três anos de prisão. Caso aconteceu no Coritiba x Athletico

Por Redação do ge — Curitiba
04/10/2023 11h23 Atualizado há um dia

A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), da Polícia Civil do Paraná, quer o banimento de dois torcedores do Coritiba dos estádios após supostamente imitarem um macaco no Athletiba. Identificados por meio de imagens do circuito interno do Coxa, os dois suspeitos foram indiciados pela polícia e terão o caso encaminhado à Justiça.

A dupla alegou inocência. Um deles é sócio do Coritiba e diz que ele próprio foi vítima de racismo. Os nomes dos envolvivos não foram revelados.

LEIA MAIS
Coritiba emite nota contra supostos atos racistas no Athletiba
Athletico posta e apaga vídeo com cemitério ao lado do Couto

De acordo com o delegado Luiz Carlos de Oliveira, da Demafe, os dois torcedores ficariam impedidos de entrar nas praças esportivas - o tempo não foi informado. Os clubes, no caso, seriam os responsáveis para controlar esta punição.

A Demafe ainda informou que foram colhidos os depoimentos e que vão ouvir uma testemunha para, posteriormente, mandar o caso para a Justiça. O crime de injúria racial prevê pena de um a três anos de prisão.

  • Eles foram indiciados em inquérito, vamos fazer o relatório e remeter à Justiça. Caberá ao juiz e ao Ministério Público (MP-PR) uma condenação exemplar. Eles podem alegar o que quiserem, mas temos um vídeo que mostra o gesto racista - afirmou o delegado Luiz Carlos de Oliveira, em entrevista coletiva.

https://twitter.com/thapetinho/status/1708594648376066322

https://twitter.com/hullmanjh/status/1708591458784079991

O caso

Ao fim da partida de domingo, no Couto Pereira, dois torcedores do Coritiba imitaram um macaco em direção à torcida do Athletico nas arquibancadas do estádio.

Nas redes sociais, vídeos mostram uma pessoa com a camisa verde do Coxa andando em direção ao setor visitante com os gestos de um macaco. Atrás dele, de camisa branca do clube, outro indíviduo faz o mesmo.

Em nota, divulgada na segunda-feira, o Coritiba repudiou os atos e disse que “tais condutas não serão toleradas e são incompatíveis com os valores e a história do clube”. A identificação aconteceu na terça após o Coxa ajudar com a divulgação das imagens do circuito interno.

Sempre dessa famosa região brasileira né

1 curtida

tem que punir o clube por uns 10 jogos sem torcida
aí sim terá efeito

O que me deixa indignado é que o dito cujo na imagem é negro

Brasileiro lida muito mal com o fato de ser descendente de africano/indígena, é deprimente

3 curtidas

O cara negro sendo racista

Esse caso aqui em Teresina, Piauí foi o cúmulo do absurso

O torcedor que xingou o goleiro é tão negro quanto ele

Não necessariamente…

sim… A família do meu pai é descedente de negros as minhas tias vivem alisando cabelo,já ouvi uma tia minha falando horrores de cabelos crespos…
para a pessoa tá arrumada tem que tá com o cabelo feito na escova… como se o meu cabelo cacheado fosse feio
Meu pai era quase negro,tinha um Narigão de bolota ,fez rinoplastia… Não aceitava o nariz dele,que provavelmente era do meu bisavô negro…
Ele achava que eu tinha que ter uma boca pequena que nem a dele,não lábios grandes

eu vou fazer o que se eu sou nasci descedentes de índios por parte de mãe e por parte de pai negros ?

a minha avô que morreu em 2005,falava para eu pentear meu cabelo 100 vezes para o meu cabelo ficar liso

misericórdia

Eu lembro que na escola eu tinha uns colegas paranaenses, eles eram negros mas tinham sobrenome alemão, faziam questão a todo momento de demarcar que eram descendentes de alemães

triste