Senadores enviam a Lula proposta que acaba com pensões de filhos de militares

Faz o L?

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal decidiu, na última quarta-feira (5), encaminhar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um projeto que prevê a extinção de pensões de filhos de militares. A informação é da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Segundo o senador Carlos Viana (Podemos-MG), o tema é de “iniciativa privativa” do presidente da República, ou seja, cabe a Lula decidir se elabora um projeto de lei para revisar as pensões ou não. A proposta faz parte de uma sugestão de lei protocolada no programa e-Cidadania do Senado.

A decisão do Senado, entretanto, não deverá representar uma grande “dor de cabeça” para o Palácio do Planalto no momento em que o presidente petista tenta restabelecer uma relação de confiança com as Forças Armadas após os atos terroristas promovidos por bolsonaristas em Brasília, no dia 8 de janeiro.

https://twitter.com/A_MelhorNoticia/status/1676874052001046528?t=8s5UVq7O1-S4OX1GCL84xg&s=19

Quando o filho tem direito à pensão militar?

São três as ordens de prioridade, e os filhos estão na primeira delas:

– Cônjuge ou companheiro (a);
– Ex-cônjuge ou ex-companheiro (a que recebe pensão alimentícia;
– Filhos homens ou mulheres (ou então menor sob guarda ou tutela) até vinte e um anos de idade ou até vinte e quatro anos de idade, se estudantes universitários, desde que não receba remuneração.

Portanto, o filho homem tem direito à pensão somente se for menor de 21 anos ou até 24 anos se estudante universitário e não receba remuneração, ou inválidos.

Valor da pensão militar?

Em 2020, a União gastou R$ 19,3 bilhões com pensões por morte de dependentes de militares. A maior parte do dinheiro foi para as filhas dos militares. Das 226 mil pessoas que recebem o benefício, 137.916, ou 60% do total, são filhas de militares já mortos

De acordo com o jornal, o lote liberado pela CGU abrange os meses de janeiro de 2020 a fevereiro de 2021 e expõe dezenas de pensionistas de militares recebendo valores acima do teto constitucional do serviço público, hoje fixado em R$ 39,3 mil. Em fevereiro deste ano, por exemplo, eram 14 casos de pensionistas que ganhavam mais de R$ 100 mil líquidos, já depois dos descontos.

5 curtidas

Já deveria ser extinto faz tempo

Amoooo

Sim, imagina receber 100k só por ser filho de militar

acabou pra vc anita

Amooooo
Espero que vá pra frente

naooooooo
deixa meu irmão continuar recebendo a fortuna dele enquanto passa o dia no pc

Acho que o Luly não vai ter coragem de mexer nesse vespeiro.

2 curtidas

Essa lei é tão ridícula, pior é que nem existe só no Brasil, é um precedente em vários países

Amoh

Se isso chegasse a se concretizar, era a primeira vez na vida que eu compraria caixas de fogos. É a coisa mais sem noção que existe.

1 curtida

Nossa eles vão espumar TANTO mas TANTO, isso é uma farra sem precedentes

Eu amoooooo
Quero todos pobres

Duvido que mexa nisso, mas eu adoraria

amo

Mas está mais do que certo!

Amoooo

1 curtida

Nossa… o momento de fazer isso é AGORA
depois do 8 de janeiro essas antas não tão com um pingo de moral pra se impor

3 curtidas