18 profissões que sofrerão com mais demissões nos próximos anos

O mercado de trabalho está prestes a sofrer mudanças significativas nos próximos anos devido à popularização da Inteligência Artificial e às novas ferramentas de automação, que prometem transformar completamente os empregos como conhecemos hoje.

Uma pesquisa realizada por brasileiros, baseada em um modelo de estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, prevê que mais da metade das ocupações que existem atualmente no Brasil podem desaparecer nos próximos 20 anos.

Esse estudo estima que 58,1% dos empregos formais no Brasil possam ser eliminados devido às novas tecnologias de automação e aos avanços da inteligência artificial. Segundo a pesquisa, os trabalhos no setor informal serão os primeiros a ser substituídos por máquinas.

Para muitos especialistas é claro a compreensão de quais ocupações serão as mais impactadas. Os empregos com maior risco de desaparecer são aqueles que dependem de precisão e que não requerem a subjetividade humana para tomada de decisões.

Afinal, quais profissões podem desaparecer?

Com base em estudos e projeções de diversos especialistas na área, separamos algumas das profissões que hoje são cotadas como as que devem sofrer os maiores impactos com os avanços de novas tecnologias e, tendem a desaparecer nos próximos anos:

Setor de serviços e atendimento ao cliente

Operadores de telemarketing

Vendedores por telefone

Trabalhadores de redes de fastfood

Balconistas e vendedores de lojas

Caixas de banco

Transporte e logística

Condutores de automóveis, táxis e caminhonetes

Despachantes

Suporte e assistência administrativa

Operadores de entrada de dados (digitador)

Empregos de suporte administrativo

Secretários jurídicos

Profissionais de nível médio de direito e afins (assistente)

Especialistas e profissionais

Trabalhadores que exercem funções básicas de programação e análise de dados

Trabalhadores de redação

Tradutores

Designers gráficos

Agentes de seguros

Produção e manufatura

Operadores de máquinas para fabricar equipamentos fotográficos

Empacotadores

O que todas essas profissões tem em comum?

Essas profissões, apesar de variadas em termos de setores e responsabilidades específicas, possuem algumas características que as tornam susceptíveis à automação e ao avanço da Inteligência Artificial (IA). Vamos entender melhor porque elas estão tão cotadas para acabar nos próximos anos:

Muitas dessas profissões envolvem tarefas que são repetitivas e previsíveis, como a entrada de dados, operações de caixa, ou atendimento ao cliente em fast foods. Essas atividades são particularmente propensas à automação, pois algoritmos de IA e máquinas podem ser programados para executar tarefas repetitivas com maior precisão e eficiência do que humanos.

Além disso, profissões que se baseiam no processamento de informações, como tradutores, redatores e até mesmo analistas de dados, podem ser afetadas pelo avanço de tecnologias de IA capazes de compreender, interpretar e manipular dados e linguagem em níveis cada vez mais sofisticados, milhares de vezes mais rápidos e precisos que qualquer pessoa.

Já no caso de áreas relacionadas ao atendimento ao cliente, seja por telefone, telemarketing ou em balcões de lojas, está se transformando com a introdução de chatbots e sistemas de resposta automática. Estas tecnologias podem não apenas imitar interações humanas mas, em muitos casos, personalizar respostas e aprender com interações passadas para melhorar o serviço.

3 curtidas

os mods da bc desempregados

IA merda demais

ainda bem que devem limitar essa porcaria

4 curtidas

A gente esperava ter robôs pra fazer trabalho braçal pesado e perigoso e ganhamos IA copiando trabalhos humanos pra fazer desenho, textos, jogo e filme mais barato pra uma minoria lucrar mais em cima do trabalho dos outros

10 curtidas

Superestimou total o poder da IA

O fetiche da ultra automatização é ridículo

Vejo que a tecnologia pode afetar e mudar as profissões, mas não acredito que farão com que sejam extintas

6 curtidas

@STILES sua area?

Gente?

As pessoas precisam entender que o grande problema não é a extinção de um mercado de trabalho, mas o serviço de 5 será feito por 1. Alguém mais preparado e tecnologicamente consciente vai estar no cargo. Os outros não. E não tem pra onde correr. Não haverá dubladores, por exemplo. Provavelmente a voz do próprio ator será usada em outras línguas. Mas haverá alguns especialistas pra analisarem o material gerado. Assim como não vai existir tradutores, mas haverá alguns fazendo a análise do material gerado. A força de trabalho não vai deixar de existir, mas os medianos vão ser mandados embora.

5 curtidas

felizmente não

me confundi :sneezing_face:

sou designer mas n gráfico



se eu perder meu emprego por essa porcaria boto fogo na empresa

1 curtida

o mundo acaba antes dessas profissões deixarem de existir

Eu hj tbm tô convencido disso, pode não acabar, mas terá uma redução populacional gigante até isso acontecer

1 curtida

tem mais de 18 nessa lista

A grande questão é que as empresas vão querer aderir isso pra reduzir a mão de obra, mas aumentando o desemprego quem vai consumir? Então ou limitam a questão da Inteligência Artificial ou o negócio vai ficar feio demais.

3 curtidas

acabou pra vc, tass

A IA tirando os empregos desses

acabou nada, até lá eu ja to rico