Série da HBO em negociação à Netflix

Streaming Shocker: Warner Bros Discovery em negociações para licenciar série original da HBO para Netflix

Por Peter White - 20 de junho de 2023 8:55


EXCLUSIVO: O jardim murado do streaming da HBO está caindo, ao que parece.

Em um movimento extremamente surpreendente, o Deadline entende que a Warner Bros Discovery está comprando alguns de seus títulos da biblioteca HBO para rivalizar com a Netflix. Tal acordo marcaria a primeira vez em quase uma década que as séries da HBO existiriam em um serviço SVOD rival nos EUA.

O primeiro título que o Deadline entende que deve fazer parte do acordo é a comédia Insecure, de Issa Rae, que durou cinco temporadas na HBO e terminou em dezembro de 2021. Ouvimos dizer que há outros títulos sendo discutidos.

Segundo fontes, trata-se de um movimento financeiro. Ouvimos veteranos da HBO rechaçarem o plano, mas a consideração financeira corporativa venceu.

Insiders enfatizam que o negócio não está fechado e ainda pode desmoronar, mas, independentemente disso, marca uma grande mudança de estratégia em todo o cenário de pagamento premium.

Entende-se que os shows serão distribuídos de forma não exclusiva, o que ainda permitiria que eles fossem transmitidos no Max.

O CEO da Warner Bros Discovery, David Zaslav, sinalizou no início de seu mandato que está aberto a abrir mão da exclusividade e licenciar conteúdo para impulsionar os resultados. No início deste ano, a Warner Bros Discovery passou a distribuir títulos como Westworld para plataformas de streaming gratuitas, como Roku e Tubi.

A própria Insecure ganhou uma corrida na rede de TV a cabo OWN, de propriedade da Warner Bros Discovery, no início deste ano, um movimento recente raro para uma série da HBO ter uma execução no cabo básico.

A HBO fez um grande impulso na distribuição fora da rede há mais de uma década, quando vendeu versões editadas de Sex and the City para a TBS (e posteriormente E!/Style), Curb Your Enthusiasm para TV Guide Channel, Entourage para Spike, bem como The Sopranos para A&E para um acordo de sucesso de US $ 200 milhões.

Em 2014, a HBO fechou um acordo com o Amazon Prime Video para licenciar séries como The Sopranos, Deadwood, Six Feet Under e The Wire. No entanto, este acordo foi fechado antes que a Amazon se tornasse uma rival para originais premium.

No entanto, este último movimento seria o primeiro na era do streaming, especialmente dada a crescente integração vertical de todos os grandes estúdios de Hollywood.

Isso ocorre no momento em que Zaslav está tentando encontrar novas maneiras de monetizar a biblioteca da empresa, enquanto continua um plano de corte de custos em toda a empresa.

A faceta mais surpreendente do acordo é que a Warner Bros Discovery permitiria que parte de sua programação premium vivesse em seu maior rival, provavelmente levantando sobrancelhas em toda a indústria. Percorremos um longo caminho desde que o então chefe da Time Warner, Jeff Bewkes, comparou a Netflix ao exército albanês em 2010.

Por outro lado, há esperança de que colocar as séries da HBO na Netflix lhes dê exposição adicional, alcançando um novo público global.

Também acontece apenas seis meses depois de Zaslav ter atacado a Netflix depois de ficar insatisfeito com a forma como a Netflix analisa as suas condições de pagamento.

Netflix e HBO/Warner Bros Discovery não quiseram comentar.

Entendi nada

Warner Bros, dona da HBO, está fraca das pernas após comprar a Discovery

O chefão Zaslav vai abrir o catálogo da HBO de séries encerradas e antigas para outras plataformas para ganhar um dinheirinho