O governo espanhol, que já recebia todos os impostos devidos de Shakira desde 2015, quis ganhar uma boquinha a mais da colombiana pelos anos anteriores e, no final de 2017, passou a cobrar uma suposta dívida retroativa de quase 35 milhões de euros. A contragosto, a colombiana pagou integralmente o valor. Mesmo já tendo pago, o processo continua. O olho grande da Espanha não para: procuradores do caso querem ainda 27 milhões de euros da artista a título de multa.
Fonte: Paradise-Papers
Shakira novamente citada pela Espanha para o pagamento de retroativos já pagos, já que em 2014 ficou comprovado que Shakira não habitou a Espanha, gravando o Shakira. e a temporada do The Voice e divulgando ambos em Miami.
Por falar em sucessão de vitórias, Shakira segue invicta nos tribunais mundo a fora. Ela saiu vitoriosa em todos os processos públicos que esteve envolvida nos últimos anos. Em 2012, um casal de ex-funcionários a processou pedindo uma indenização milionária após a demissão deles, marcada por uma polêmica. Após meses, o juiz deu ganho de causa à colombiana. Em 2013, foi a vez de Antonio de La Rua perder para cantora nos tribunais espanhóis. Em 2014, nos EUA, mais uma vitória. Após uma reviravolta, o tribunal de apelação de Nova York arquivou o processo de plágio da canção Loca, interposto contra El Cata. Apesar da colombiana não ser acusada neste processo, a vitória foi um alívio para a imagem da artista. A vitória mais recente veio em maio deste ano, quando um tribunal de Madrid reconheceu que a canção La Bicicleta não era plágio, após denúncia de um compositor cubano. Será que a colombiana vai se manter invicta nesta onda de perseguição jurídica que se arrasta desde 2012
Fosse ela abria uma fundação lá agora e faria a conversão pra não dar um centavo nas mãos deles. Ou doava pra alguma instituição, se a legislação de lá permitir isso.