Êta Mundo Melhor! estreou na última segunda (30) e já virou motivo de piada nas redes sociais. A graça, para parte do público, vem do próprio título da novela. Muita gente tem apontado que, apesar de ele remeter a um suposto mundo melhor, muitas tramas dos primeiros capítulos foram pura desgraça, o que provoca certa ironia.
O fato de a Globo investir numa continuação de Êta Mundo Bom! gerou mudanças significativas na história. Finais que haviam sido felizes no desfecho da novela de 2016 agora foram totalmente destruídos para a construção do novo folhetim.
Por exemplo: Candinho (Sérgio Guizé) não só se separou de Filó (Débora Nascimento) como descobriu que a mulher o traía e, depois, morreu num incêndio. Como se não bastasse, o protagonista ainda teve seu filho raptado.
Celso (Rainer Cadete), que havia tido um final feliz com Maria (Bianca Bin), agora terá problemas no casamento e também ficará viúvo. Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) foi abandonado por Mafalda (Camila Queiroz), entre outros infortúnios. Tudo isso foi escancarado já na primeira semana.
Parte dos telespectadores tem reparado na quantidade de infelicidades na novela e feito piada sobre isso na rede social X. O nome da trama é o ponto de partida para os memes: Êta Mundo Melhor! tem sido chamada de Êta Mundo Pior! e Êta Desgraça Melhor!, por exemplo.
“Candinho tem o filho raptado e, agora, a mãe morre: que situação!”, comentou o telespectador Raphael Peçanha na rede social. Ele complementou com uma versão modificada do logo da novela, em que a palavra Mundo foi substituída pela palavra Desgraça.
“Êta Mundo Pior! destruindo toda a construção entre Celso e Maria”, reclamou uma telespectadora identificada apenas como Maria. “Êta Mundo Melhor! vai acabar mesmo com a construção de Maria e Celso? Êta Mundo Pior!”, acrescentou uma usuária identificada como Raquel.
“Título: Êta Mundo Melhor!. A novela: criança raptada, Filó morrendo com a casa pegando fogo. Mas tudo que acontece de ruim na vida da gente é pra melhorar”, ironizou a fã identificada como Ste. “Se esse é o mundo melhor, imagina o pior”, complementou usuário do X identificado como Henry.
“Êta Mundo Melhor! é basicamente um Êta Mundo Miserável!, né? Teve criança raptada e gente carbonizada em menos de 10 minutos…”, observou um telespectador identificado como Will.
A tendência, para a possível decepção de alguns fãs, é que a situação ainda piore no decorrer dos próximos capítulos. Maria morrerá, e Zulma (Heloisa Périssé) conseguirá esconder o filho de Candinho durante anos. E mais adversidades acontecerão na trama, como ocorre em toda novela.
Entretanto, como também acontece costumeiramente em qualquer novela das seis, é de se esperar que os personagens do bem tenham final feliz --o que deve demorar, já que a novela acabou de começar. É preciso que o público tenha paciência e fé para esperar pela concretização do ditado de Candinho: tudo deve melhorar --mas, até lá, haverá uma trajetória de perrengues.