SOBE E DESCE: Império vira dor de cabeça para a Globo, e Record cresce no horário nobre

Tradicionalmente o programa mais visto da televisão brasileira, a novela das nove não passa por uma boa fase na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país. Escalada para a Globo ter tempo de produzir a inédita Um Lugar Ao Sol durante a pandemia, a reprise de Império virou uma dor de cabeça para a emissora e tem perdido cada vez mais ibope. Para piorar, parte dessa audiência do horário nobre migrou para a Record.

A trama escrita por Aguinaldo Silva está com média de 27,2 pontos na Grande São Paulo, mesmo índice de A Lei do Amor (2016), o segundo maior fracasso da faixa na história. As duas só não são piores do que Babilônia (2015), que chegou ao fim com 25,4 de média.

Na comparação com A Força do Querer (29,9 de média) e Fina Estampa (33,6 de média), as outras duas reprises exibidas desde o início das restrições impostas pela pandemia, o desempenho de Império está bem abaixo da média. Na semana de 31 de maio, o folhetim registrou apenas 25,1 pontos, o pior desempenho de uma novela das nove desde dezembro de 2019.

Ao contrário de outros fracassos de audiência, dessa vez a Globo não pode fazer mudanças no roteiro, por se tratar de uma reprise, e ainda tende a reduzir os cortes. Para evitar uma outra reapresentação, a emissora deve deixar a trama sobre o comendador José Alfredo (Alexandre Nero) no ar até outubro, para só então colocar no ar a inédita Um Lugar ao Sol.

Um Lugar ao Sol ficou com as gravações paralisadas durante mais de um mês, quando a empresa optou por interromper os trabalhos nos estúdios por conta dos números elevados de mortes e infecções pela Covid-19, em março deste ano. A expectativa é que as gravações sejam finalizadas em setembro.

Ou seja, a Globo terá uma dor de cabeça pelos próximos quatro meses, já que o desempenho de Império prejudica os programas do horário nobre como um todo. De 3 de maio até 4 de junho, o Jornal Nacional fechou com 26,1 pontos de média, 10,9% a menos na comparação com as cinco semanas do período de 1º de março a 2 de abril.

A novela das sete, um dos três programas mais vistos da TV, também perdeu público, com uma queda de 27,6 para 25,6 pontos de média nessa comparação. Já a faixa das nove caiu 16,2%: de 32,1 de média de Amor de Mãe entre março e abril, para 26,9 pontos de Império no último mês.

Com isso, quem se deu bem foi a Record. Todas as três atrações da emissora que concorrem contra Salve-se Quem Puder, Jornal Nacional e Império cresceram, com destaque para Topíssima, exibida na mesma faixa da novela das nove da Globo. O folhetim da emissora de Edir Macedo teve um ganho de 29% de ibope na Grande São Paulo.

Confira abaixo os dados do levantamento feito pelo Notícias da TV. Não são considerados os sábados, já que as tramas da Record são exibidas entre segunda e sexta-feira:

Novela das sete da Globo

De 1º/3 a 2/4 (Haja Coração e Salve-se Quem Puder): 27,6 de média
De 3/5 a 4/6: 25,6 de média
Caiu 8,2%

Jornal Nacional

De 1º/3 a 2/4: 29,3 de média
De 3/5 a 4/6: 26,1 de média
Caiu 10,9%

Novela das nove da Globo

de 1º/3 a 2/4 (Amor de Mãe): 32,1 de média
De 3/5 a 4/6 (Império): 26,9 de média
Caiu 16,2%

Jornal da Record

De 1º/3 a 2/4: 9,4 de média
De 3/5 a 4/6: 9,6 de média
Estável

Gênesis

De 1º/3 a 2/4: 11,8 de média
De 3/5 a 4/6: 12,5 de média
Cresceu 5,9%

Topíssima

De 1º/3 a 2/4: 6,2 de média
De 3/5 a 4/6: 8,0 de média
Cresceu 29%

2 curtidas

ninguém mandou reexibir bomba de aguinaldo silva

3 curtidas

O pisão nos monarquistas

1 curtida

ar que salve caiu

a queda da média kkkkk

é o que essa bomba merece

Os Bolsominions em festa

Mas bem feito, ninguém pediu essa bomba

2 curtidas

Extremamente previsível desde o anúncio.

Kkkkk que caia mais!!!
Para nunca mais colocar essas merdas ruins

5 curtidas

a Globo fazendo o dobro mas a Record vira dor de cabeça kkkkk

mas Império é muito ruim
como a maioria das coisas dessa poc Silva
já era ruim na época, imagina agora

pior que eles não tinham muitas opções seguindo o formato HD, que é o que eles queriam, de hit só Passione, Insensato Coração, Fina Estampa, Avenida Brasil (que já estava na reta final no Vale a Pena Ver de Novo quando começou a pandemia), Salve Jorge (only memes, mas a audiência é boa se comparar com a maioria do mesmo horário da década passada), Amor à Vida, Império, A Força do Querer, O Outro Lado do Paraíso e A Dona do Pedaço, forçando um pouco Velho Chico e Segundo Sol que tiveram uma audiência ok, deviam ter começado por Fina Estampa que mesmo sendo um lixo deu certo, ia pra Passione, Insensato Coração ou Amor à Vida, depois reprisava Amor de Mãe desde o começo e foda-se, e daria tempo suficiente pra ver o que fazer com Um Lugar ao Sol e ainda tinham um bom número de novelas na manga, agora queimaram quase todas porque eles não vão reprisar fracassos como Em Família, Babilônia, A Regra do Jogo, A Lei do Amor e O Sétimo Guardião né

Novela ruim. Comendador é um mico. Coisa mais ridícula todos os personagens da novela possuem uma adoração, respeito e medo imenso desse homem sendo que ele não passava de um velho feio com cabelo sem pentear mal educado. Uma das piores novelas quea Globo já produziu.

2 curtidas

Eu passo mal com as cenas do Comendador com a Ruivinha, o puro suco do machismo

É muito mico aquela esposa perua dele controlando a vida dos filhos marmanjos a véia que escolhar até quem o filho dela vai comer ou não kkkkk aquele personagem do Caio Blat n tem carater nem pra mandar a bruxa da mãe imbecil dele ir tomar no cu. Essa novela é péssima kkkk

ué amore mas sempre foi assim
até pq a Globo sempre foi soberana no quesito audiência né?
ter queda na audiência + record subindo mesmo que pouco é para preocupar sim

Bem feito, não foi a gente quem pediu essa bomba e a globo estava ciente disso. Enquanto isso A Favorito mofando no globoplay

Bem feito, sempre soube que essa reprise iria ser um fracasso daqueles

Merecido, além do que essa novela é uma bomba tremenda

1 curtida

Mas os aguinalders me prometeram que essa bomba ia hitar pq era farofa kkkkk

essa fina estampa só hitou pq pegou o AUGE da quarentena quando tava tudo fechado e as pessoas não tinham muitas opções, além de ser uma novela farofa q o público tava precisando naquele momento

Se fosse hoje em dia floparia horrores

Farofa por farofa tinha Amor a Vida que foi bem mais smash. A globo foi muito burra