Sony apresenta primeiro smartphone com zoom óptico “real”.

A Sony pode ter perdido há muito tempo a corrida dos smartphones, mas — ou talvez exatamente por isso — tem aproveitado sua posição de coadjuvante no mercado para testar um monte de ideias estrambólicas e lançar aparelhos focados em nichos bastante específicos. Seu mais novo smartphone, o Xperia 1 IV , é mais uma prova dessa tendência.

Apresentado esta semana ainda como protótipo — o aparelho deverá ser lançado em setembro próximo —, o novo aparelho da japonesa aposta todas as suas fichas, mais uma vez, no sistema de câmeras. Ou, mais precisamente, em uma câmera específica: segundo a Sony, trata-se do primeiro smartphone a trazer zoom óptico “real” na sua lente teleobjetiva.

Explico: quase todos os smartphones de uns anos para cá, iPhones incluídos, têm múltiplas lentes com diferentes distâncias focais, o que permite que o usuário alterne entre alguns graus — fixos — de “aproximação”. No caso do Xperia 1 IV, a história é outra: a câmera teleobjetiva é de fato móvel, podendo se movimentar livremente entre 85mm e 125mm (ou qualquer ponto nesse intervalo). Trata-se de uma aproximação de 3,5x a 5,2x em relação à lente grande-angular, de 24mm, também presente aqui (temos ainda uma terceira câmera, ultra-angular, de 16mm). Todos os sensores têm 12 megapixels.

Além disso, temos uma câmera frontal de 12MP e recursos como reconhecimento de objetos a 120 quadros por segundo — o que permite que o smartphone reconheça (e foque) em elementos como rostos e olhos basicamente em tempo real. Todas as câmeras podem filmar em 4K a 120 quadros por segundo, também.

Em outros aspectos, temos uma tela OLED1 4K de 6,5 polegadas, 120Hz e proporção de 21:9, como já é tradicional entre os smartphones da Sony — vale notar que a fabricante escolheu manter bordas mais “significativas” nas extremidades inferior e superior para acomodar elementos como a câmera frontal e os alto-falantes, o que deixa a tela completamente livre de recortes e buracos (mas torna todo o conjunto ainda mais alto).

O processador é o Snapdragon 8 Gen 1, flagship mais recente da Qualcomm, e temos 12GB de RAM2 e 512GB de armazenamento — expansível via cartões microSD, vale notar. A bateria tem 5.000mAh, e o aparelho tem suporte a carregamento rápido com recarga de 50% em apenas 30 minutos; também há suporte a carregamento sem fio. O leitor de digitais fica embutido no botão de liga/desliga, na lateral, e temos um botão de disparo próprio para a câmera. Ah, todo o conjunto tem certificado IP68 de resistência a água e poeira.

Obviamente, toda essa tecnologia e força bruta não sairá barato: o Xperia 1 IV custará US$1.600 — o mesmo que a versão mais cara do iPhone 13 Pro Max, que tem o dobro de armazenamento (nativo). Mais informações sobre países e preços deverão ser divulgadas sem breve pela Sony.

https://macmagazine.com.br/post/2022/05/11/sony-apresenta-primeiro-smartphone-com-zoom-optico-real/

2 curtidas

Sony virou algo de nicho mesmo. Ela sabe disso. Ela poderia ter parado de fazer smartphone muito antes da LG. Mas ela tem as estratégias dela. Eu gosto muito da marca. Meu Xperia durou anos na época. sdds

E Gosto muito dos videos dela de introdução dos smartphones, gosto do locutor e da edição das imagens, bem diferente do que a apple e samsung faz nos seus videos.

amava o Xperia, sdds da Sony

Achei que eles tivessem parado de fabricar smartphones
Achei bem bonito e clean

Tirando PlayStation, a LG e Samsung engoliram a a Sony em tudo.

1 curtida

Mas as TV`s da Sony dominan certos mercados, seus fones sem fio, caixas de som, e principalmente as câmeras profissionais.

1 curtida

Não, a linha Xperia ainda é forte no JP tb. Mesmo sendo dominado por Iphones.

2 curtidas

Não tem grupo do Android?

Tv ela perdeu a liderança há anos para LG e Samsung . Áudio tb

@Androiders

1 curtida

Depende do mercado. O Japão não tem nenhuma televisão a venda da LG ou Samsung, por ex, e é um dos mercados mais ricos do planeta.

Os celulares da Sony são lindos e bons, mas não compraria primeiro pq não valem o que cobram e segundo pela política porca de atualização

A unica com boa politica de att é a Samsung mesmo, atualmente. Batendo até o Pixel.

4 curtidas

Pior que sim! Samsung evoluiu muito nós últimos anos nessa parte

1 curtida

4 Anos de att do sistema e 5 de segurança. Por enquanto, só ela mesmo. Lamentável, ja que a gama de smartphones Android é enorme.

q lindooo
oq me fez perder o interesse na sony foi o sac, os celulares são lindos, porém se tiver algum problema o suporte vai simplesmente ignorar

Que lindinho

Muito lindo, aff. Sem furos na tela.

" o Xperia 1 IV custará US$1.600 — o mesmo que a versão mais cara do iPhone 13 Pro Max, que tem o dobro de armazenamento (nativo)…"

o fracasso que vai ser

SONY ONLY PLAYSTATION!

1 curtida

Depende, ela n ta querendo as vendas iguais dos smartphones do mercado. A Proposta desse smartphone é outra. Geralmente, quando se usa uma câmera profissional, se usa uma tela com internet e cia pra fazer certas transmissões ao vivo e cia, e com uma câmera Sony e esse smartphone tb da Sony, ja tem uma integração completa, tudo o que um dispositivo poderoso tem com esse Plus, e sim, esses dispositivos pra fazer ao vivo com uma profissional é quase o mesmo preço desse smartphone. Quem usa muito esses equipamentos são aquelas pessoas que filmam corridas da F1 por ex, e as imagens vão em tempo real, e usam uma renca de fios, com o Xperia, isso muda e tudo fica mais prático.