Com quase 80% dos paulistanos vacinados contra a Covid-19, o perfil de internados pela doença em UTIs mudou. Em entrevista à CNN nesta terça-feira (28), o secretário municipal de Saúde da capital paulista, Edson Aparecido, afirmou que jovens adultos infectados pela variante Delta — que já tem mais de 92% de prevalência na cidade — são os principais pacientes em tratamento nos hospitais do município.
Para o secretário, é inegável os benefícios do avanço da imunização em São Paulo. “Por isso, há redução dos casos e internações. Hoje, estamos com 53% dos leitos de UTI ocupados, mas reduzimos em 2/3 os números de leito-Covid na cidade”, disse Aparecido.
“Há uma situação de controle da pandemia, muito em função da vacinação e do monitoramento que fazemos.”
Apesar dos dados positivos, a variante do novo coronavírus identificada primeiro na Índia se espalhou rapidamente pela capital paulista, atingindo inclusive vacinados com a primeira dose.
“O perfil da pessoa que está internada hoje é o chamado jovem adulto, que foi atingido pela variante Delta, entre 25 e 55 anos”, afirmou o secretário.
Segundo ele, cerca de 40% dos internados por Covid-19 atualmente já recebeu pelo menos uma dose da vacina, o que impede a evolução da doença para casos agudos e eventual morte.
Ai gente desculpa minha ignorância mas uma coisa q eu n consigo entender
É falado que a diferença da variante delta é que ela é mais transmissível certo? Partindo desse princípio quem tá vacinado tem uma segurança de caso leve.
Mas sempre quando falam dela da a entender que ela é mais “grave”
mas mesmo entre vacinados, sempre vão ter aqueles que não vão responder bem a vacina
a verdade é que a gente vai conviver com isso até não restar mais “virgens”
Mas acho q ela é mais grave e parece q ‘burla’ o sistema de proteção das vacinas, mais q as outras variantes… Mesmo ainda não sendo em números ainda preocupantes e as vacinas ainda serem eficazess contra ela.