Surto de sarna atinge refugiados afegãos no Aeroporto de Guarulhos

Cerca de 20 refugiados afegãos que estão abrigados no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) foram diagnosticados com escabiose, também conhecida como sarna, na última quinta-feira (22).

O que aconteceu

O surto de sarna foi identificado por médicos da Prefeitura de Guarulhos na semana passada e confirmado por profissionais de saúde de ONGs que atendem as famílias que deixaram o Afeganistão após a volta do Talibã ao poder.

Diante do surto, várias medidas foram adotadas pelos grupos de apoio que atuam nos acampamentos improvisados, fornecendo banhos, higienização regular das áreas comuns e a troca de roupa dos imigrantes detectados com a doença.

Por conta do surto, as organizações Coletivo Frente Afegã, Afghanistan Refugee Rescue Organization e Projeto Abarcar pressionam a administração do aeroporto em busca da liberação dos banheiros para higienização pessoal dos afegãos.

Segundo denúncia feita pelas organizações, desde agosto de 2022, quando os primeiros afegãos chegaram ao país, o aeroporto liberou a utilização dos vestiários com chuveiros apenas três vezes.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarulhos informa que os afegãos identificados com a doença receberam atendimento no local, com prescrição de medicamentos para o tratamento. “Além disso, são realizadas ações de saúde no aeroporto semanalmente, como vacinação, tendo em vista a otimização do bloqueio de doenças imunopreveníveis e investigação epidemiológica, consultas médicas no local e orientações de saúde”.

De acordo com a última atualização divulgada pela Prefeitura de Guarulhos, atualmente 208 refugiados se encontram no local.

Nossa, faz semanas que eles estão nesse aeroporto, como ninguém toma uma providência

nossa eu passei por esse acampamento fim de semana passado achei bizarro dentro do aeroporto

Record temos visitas

só atirar as sarnas do ultimo andar

1 curtida

1 curtida

faz o L

e agora veio pra cá passar sarna pra todo mundo eu quero o seu ban

a record doando os trapos velhos da nisso

e vc veio da record

que situação mais triste gente
pq o governo não pode acolher como faz com tantos refugiados latino?

Eu fico muito triste com uma notícia dessas…

sou coreana

que situação degradante, o aeroporto não ta liberando nem o banheiro pra ele
pq não tomam logo uma providencia? deporta todo mundo e pronto

1 curtida

Essa semana tavam reclamando de desrespeito religioso porque colocavam pessoas de outras religiões nos abrigos :joy::joy::joy:

A religião da paz… Morro como são pacíficos

Tinha que que mandar todo mundo pros EUA.
quem causou esse problema foram eles.

ele são da paz ate…

Governo destribua benzoato de benzila urgente

Nunca foram