Tadeu e Guta de Pantanal não foram os primeiros: Top 5 de beijos em novelas que deram muito o que falar

A pegação entre Guta (Julia Dalavia) e Tadeu (José Loreto) no capítulo de Pantanal da última quinta-feira (19) deu o que falar. Os telespectadores da trama das nove logo viram que não teve nada de beijo técnico, muito pelo contrário. Foram beijos quentes, com direito a língua aparecendo e muitos movimentos com a mandíbula.

As cenas repercutiram nas redes sociais e a maior parte dos internautas disse que gostaria de estar no lugar de um dos atores, pois iriam tirar uma casquinha e ainda seriam pagos pra isso. Muitas vezes, o elenco dos folhetins dão o famoso beijo técnico, que não consiste somente em recolher a língua, mas também em se posicionar corretamente, não tapar o colega e seguir as intruções do diretor para que o momento fique visivelmente bonito.

Assim como aconteceu em Pantanal, outras produções já exibiram beijos calientes que não tiveram nada de técnicos e deram o que falar, mas também tiveram aqueles que marcaram o público por outros motivos. Confira um TOP 5 de beijos que levaram o público à loucura:

1 - Helena e Edu, de Laços de Família

Tadeu e Guta de Pantanal não foram os primeiros: Top 5 de beijos que deram o que falar
Reprodução/TV Globo

Os beijos de Helena (Vera Fischer) e Edu (Reynaldo Gianecchini) em Laços de Família (2000) tinham direito a língua e, até mesmo, mordidas. Em 2020, em entrevista ao canal do YouTube Téte a Theo, o ator disse que era estreante e não sabia que tinha que combinar como esse tipo de cena seria feito, mas que sua colega de elenco se jogou e não teve pudor nenhum.

Para explicar o clima caliente das sequências, Giane disse que tentou pensar em como um jovem beijaria uma mulher linda como Helena e que colocar a língua nos beijos foi algo que aconteceu naturalmente.

“Assistindo agora, fico bem chocado. Eu não tinha experiência alguma", admitiu ele.

2 - Félix e Niko, de Amor à Vida

Tadeu e Guta de Pantanal não foram os primeiros: Top 5 de beijos que deram o que falar
Reprodução/TV Globo

Em 2014, o último capítulo de Amor à Vida fez história ao exibir o primeiro beijo gay em uma telenovela da Globo. Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) tiveram seu tão sonhado final feliz e mostraram a vitória do amor sobre a homofobia.

“A história do beijo gay foi sendo exigida pelo público apaixonado pelo Félix, primeiro, e depois pelo casal, Félix e Niko, exigindo um final feliz para esse casal. Final feliz em novela é beijo na boca. Foi uma emoção muito grande. Eu lembro de ouvir falar que foi um grito de gol”, disse Mateus Solano, em entrevista ao É de Casa, em 2021.

A cena aconteceu com a torcida dos atores e do público, após a emissora quase ter exibido beijos gays diversas vezes, sendo impedidas por vetos que causaram revolta, como aconteceu em América (2005), com o casal Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro).

3 - Marcela e Marina, de Amor e Revolução

Tadeu e Guta de Pantanal não foram os primeiros: Top 5 de beijos que deram o que falar
Foto: Lourival Ribeiro/SBT

O SBT saiu na frente da Globo e exibiu o primeiro beijo gay da telenovela brasileira em Amor e Revolução (2011), quando Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) se entregaram ao clima de romance e passaram quase um minuto se beijando.

O beijo aconteceu exatamente uma semana depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o reconhecimento da união estável homoafetiva.

4 - Rock e Fabiana, de A Dona do Pedaço

Tadeu e Guta de Pantanal não foram os primeiros: Top 5 de beijos que deram o que falar
Reprodução/TV Globo

A cena de A Dona do Pedaço (2019) em que Rock (Caio Castro) e Fabiana (Nathalia Dill) vão parar em um motel deu o que falar por um detalhe que não passou despercebido nem aos olhos dos telespectadores desatentos: a língua do galã.

Porém, vendo a repercussão da cena e sendo questionado se aquele realmente foi um beijo técnico, Caio explicou que recebeu instruções. “Aquilo foi um beijo técnico. Eu acho que beijo técnico parte do princípio literal: ‘existe uma técnica na cena’. E a língua foi algo pedido. Foi ensaiado, para que fosse uma coisa bem forte, quente mesmo. A cena pedia isso. Então, não foi da minha cabeça ‘eu vou botar uma língua aqui’”, disse, ao Observatório da TV.

5 - Giotto e Mateus, de Verdades Secretas 2

Tadeu e Guta de Pantanal não foram os primeiros: Top 5 de beijos que deram o que falar
Reprodução/Globoplay

O beijo que deu o que falar antes mesmo dos capítulos de Verdades Secretas 2 (2021) serem liberados no Globoplay não foi beijo comum. Uma cena em que Giotto (Johnny Massaro) dá um beijo grego em Mateus (Bruno Montaleone) fez com que o público exigisse uma espécie de “VAR” em um trailer disponibilizado pela Globo para conferir se teve ou não teve língua.

De acordo com Johnny Massaro, o beijo não foi real e todos os movimentos foram devidamente ensaiados para que a gravação seguisse o roteiro, com os ajustes de fotografia e edição.

O beijo grego é o ato de usar a boca ou a língua para acariciar o ânus do parceiro/parceira durante o sexo.