Tarcísio torna Dia da Consciência Negra feriado em todo o Estado de SP

Tarcísio sanciona projeto que torna o Dia da Consciência Negra feriado em SP

Texto aprovado pela Alesp é de autoria do deputado estadual Teonilio Barba (PT)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou nesta quarta-feira (13) um projeto de lei que institui o Dia Estadual da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Com a publicação do decreto no Diário Oficial, a efeméride passa a ser considerada feriado em todo o estado.

A proposta sancionada por Tarcísio é de autoria do deputado estadual paulista Teonilio Barba (PT). Seu texto foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no mês passado.

A data, que marca a morte de Zumbi dos Palmares, está no calendário oficial do país e foi instituída por lei federal em 2011. Apenas alguns estados e capitais, no entanto, consideram a efeméride feriado e decretam paralisação.

Zumbi dos Palmares liderou o quilombo que resistiu por 95 anos na Serra da Barriga, em Alagoas. Em 1695, foi assassinado em uma emboscada e teve sua cabeça exibida em praça pública, depois de liderar a resistência por quase duas décadas.

Em 2003, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar com a lei que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Oito anos depois, a então presidente Dilma Rousseff (PT) oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Desde 2015, tramita na Câmara dos Deputados uma lei que propõe firmar a data como feriado nacional definitivo. O autor é o deputado Valmir Assunção (PT-BA). Duas comissões —a de Cultura e a de Constituição, Justiça e Cidadania— deram parecer favorável à proposta.

Na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, porém, ela foi rejeitada. O próximo passo é a análise em plenário.

15 curtidas

@Paulistas

a surra no lula que teria vetado

Queremos em Santa Catarina também

Mais um movimento do Bad Tarcísio pra fazer os bolsonaristas espumarem e acusarem ele de ser um tucano infiltrado progressista que compactua com a Agenda 2030 e a Nova Ordem Mundial

Eles iriam querer o dia da consciência branca

Imgur

eu ia de boulos mas agora depois dessa meu voto eh tarcisio na certa

Impressionante como brasileiro ama feriado

Ele sendo rebaixado de governador pra prefeito o xadrez 4D

AMO

sempre achei que fosse oficial, a maioria folgava nessa data.
só falta oficializar a do Carnaval tbm, pq ponto facultativo é maior aberração

Reizinho que não compartilhou o vídeo do Morgan Freeman

quem ele apoiar amr
vamos votar na chapa pra fortalecer o pitico

tarcísio lightskin

Os 3 feriados em novembro sendo 2 feriadoes NEM AMO NAO

era feriado só na cidade?

Em algumas cidades do Estado

1 curtida

Imgur

ARRRR KKKKKKKKKK

ah valeu… aqui tem mais de 10 anos que é feriado. lembro que em 2012 dia 15 caiu na quinta e 20 na terça e a gente emendou tudo no trabalho.