Tesoura: Império perde mais de 30% dos capítulos originais em duas semanas de reprise

Império vem sofrendo cortes desde que voltou ao ar na Globo, há duas semanas. A edição especial da novela de Aguinaldo Silva chegou nesse sábado (24) ao capítulo 12, cujos acontecimentos correspondem aos episódios 18 e 19 da exibição original. Este último já marcava o início da quarta semana da trama, exibida pela primeira vez entre 2014 e 2015.

Um levantamento feito pelo NaTelinha mostrou que, ao condensar os 952 minutos dos 19 primeiros capítulos de Império em 659 minutos dos 12 capítulos iniciais da reapresentação, a emissora deixou de fora cerca de 31%. A reprise também tem ido ao ar com episódios mais longos, que chegam a ultrapassar uma hora de duração.

Para se ter uma ideia de como os cortes estão funcionando, o capítulo 12 da reprise condensou a íntegra de dois capítulos originais: desde o espancamento de José Pedro (Daniel Rocha) em uma festa na favela até a oferta de dinheiro feita por Maria Marta (Lília Cabral) a Cristina (Leandra Leal). As duas sequências correspondem ao início do capítulos 18 e ao fim do 19.

Cortes em Império devem diminuir nas próximas semanas, de acordo com resumo divulgado pela Globo

Alguns fatores podem explicar os cortes na trajetória de José Alfredo (Alexandre Nero). Com 203 capítulos, Império é a mais longa das três escolhidas para reprise no horário nobre durante a pandemia: Fina Estampa teve 185 originais e A Força do Querer, 172. Também editadas, ambas perderam capítulos na edição especial, chegando ao fim, respectivamente, com 155 e 149.

Em audiência, a novela do Comendador tem ficado aquém do esperado. Os números nas duas primeiras semanas se assemelham ao início de A Força do Querer no segundo semestre do ano passado: oscilando entre 24 e 32 pontos, segundo a Kantar Ibope. No mesmo período, Fina Estampa é a campeã, com média de 34.

Em alguns dias, como na última terça-feira (28), Império fica atrás do BBB21, que está na reta final. Nas próximas semanas, com o fim do reality show, um fenômeno de público, marcado para o dia 4 de maio, os números da novela também tendem a cair.

Entretanto, parece que a tesoura vai diminuir seu ritmo mais adiante. O resumo do capítulo 24, já disponibilizado pela Globo, corresponde ao episódio 32 original, indicando um freio na velocidade dos cortes. A expectativa é de que a atual reprise chegue ao fim ainda neste ano para dar lugar à inédita Um Lugar ao Sol, de Lícia Manzo.

Essa Bosta merece acabar logo, Novela Chata

Ai tomara que a audiência despenque depois do BBB acabar, pq nessa novela não devia nem passar a tesoura, tem que ser a máquina mesmo

Tem passar um trator

essa novela não me pegou e olha que só assisti o comecinho

pq essa novela ganhou um emmy? sempre vejo falando tão mal dela

Mas essa novela é imensa kkkkk e a reprise só vai ter 150 capítulos. Isso é normal.

Porque os criticos lá fora adoram esses circos horrorosos do Aguinaldo pra darem todos os premios possiveis a ele, incluindo o Emmy dessa novela que foi um show de horrores do começo ao fim com tanto ator pagando um mico daqueles em papeis que só serviram pra passar vergonha

As melhores novelas do Aguinaldo até hoje ainda seguem sendo Vale Tudo, A Indomada e Senhora do Destino

Que acabe logo. Quero assistir “Um Lugar ao Sol” logo.

essa novela e pessima

Mas o corte tá ótimo
Tá num ritmo muito bom
Todo capítulo tá acontecendo coisa importante
Acho que mais no meio tem uma barriga quando a Cristina vai pra Império