Quais as melhores músicas?
Provocação e autoconfiança em “Girlfriend” de Avril Lavigne
“Girlfriend”, de Avril Lavigne, se destaca pela postura ousada e direta da cantora. Logo no início, Avril deixa claro que não gosta da namorada atual do rapaz e se coloca como a melhor escolha, sem hesitar ou demonstrar insegurança. O refrão marcante – “Hey, hey, you, you, I don’t like your girlfriend” (Ei, ei, você, você, eu não gosto da sua namorada) – reforça essa confiança, enquanto versos como “I’m a motherfucking princess” (Eu sou uma princesa do caralho) e “I can do it better” (Eu posso fazer melhor) mostram que ela se vê como irresistível e superior à rival. O tom provocativo é equilibrado por uma pegada divertida, típica do pop punk dos anos 2000 e da imagem rebelde de Avril.
A gravação da música em vários idiomas revela a intenção de Avril de criar um hino global de empoderamento jovem, levando a mensagem de autoconfiança para diferentes culturas. A letra brinca com a ideia de “roubar” o namorado de outra garota, mas faz isso de forma leve e irônica, sem abordar sentimentos de culpa. O verso “Better yet, make your girlfriend disappear / I don’t wanna hear you say her name ever again” (Melhor ainda, faça sua namorada desaparecer / Não quero ouvir você dizer o nome dela nunca mais) destaca esse lado atrevido e quase caricatural da disputa amorosa. A polêmica de plágio com The Rubinoos também chama atenção, já que a estrutura simples e pegajosa de “Girlfriend” remete a clássicos do power pop, ampliando o apelo universal da faixa. No fim, a música celebra a autoconfiança e a liberdade de expressar desejos sem medo de julgamentos.
2- I CAN DO BETTER
Superação e autoconfiança em “I Can Do Better”
Em “I Can Do Better”, Avril Lavigne adota um tom direto e agressivo para deixar claro que superou completamente o ex-parceiro e não quer manter nenhum tipo de ligação. Frases como “I’m sick of this shit” (Estou de saco cheio dessa merda) e “You’re a waste of time” (Você é uma perda de tempo) reforçam o desprezo e a impaciência dela, mostrando que não há espaço para arrependimento ou nostalgia. A escolha de palavras fortes e a postura firme evidenciam o desejo de cortar qualquer resquício de dependência emocional.
O principal tema da música é o empoderamento após o término. Avril celebra a liberdade e a redescoberta de si mesma, como mostra em “I found myself again, that’s why you’re gone, I can do better” (Me encontrei de novo, é por isso que você se foi, eu posso conseguir algo melhor). A menção ao Limoncello, bebida alcoólica italiana, simboliza momentos de diversão e autossuficiência, sem culpa ou preocupação com julgamentos. O fato de a música ter versões “clean” e “explicit” reforça a intenção de Avril de ser honesta e autêntica, sem suavizar seus sentimentos. Assim, a canção transmite uma mensagem de confiança, incentivo à autovalorização e à ruptura definitiva com relações tóxicas.
3- Runaway
Liberdade e leveza diante dos problemas em “Runaway”
Em “Runaway”, Avril Lavigne transforma situações frustrantes do cotidiano, como “crashed the car and I’m gonna be really late” (bati o carro e vou me atrasar muito) e o celular fora de área, em um impulso para buscar liberdade. A música vai além de apenas reclamar dos problemas: ela mostra uma postura resiliente e bem-humorada, sugerindo que, mesmo “no chão”, ninguém consegue derrubá-la mais. Essa atitude revela uma força interior diante dos desafios diários, sem perder o tom leve e irônico.
O refrão, com versos como “I just wanna scream and lose control / Throw my hands up and let it go / Forget about everything and runaway” (“Eu só quero gritar e perder o controle / Levantar as mãos e deixar pra lá / Esquecer de tudo e fugir”), expressa claramente o desejo de se libertar das pressões e expectativas. O contexto da música, reforçado por comentários da própria Avril e discussões online, indica que a inspiração veio de dias em que tudo parece dar errado, mas também da recusa em deixar que isso defina o humor da protagonista. A participação de Travis Barker na bateria traz uma energia punk-pop que combina com esse espírito de rebeldia leve. No fim, “Runaway” celebra a ideia de que, às vezes, o melhor remédio para um dia ruim é se permitir um pouco de caos e diversão, sem culpa.
4 - The Best Damn Thing
Autoconfiança e atitude em “The Best Damn Thing”
“The Best Damn Thing”, de Avril Lavigne, transforma situações frustrantes do dia a dia em um hino de autoconfiança feminina. A música adota o tom de líder de torcida para reforçar que a protagonista exige respeito e reconhecimento. Avril critica comportamentos como não abrir a porta ou não pagar a conta, como nos versos: “I hate it when a guy doesn’t get the door / Even though I told him yesterday and the day before” (Eu odeio quando um cara não abre a porta / Mesmo depois de eu ter pedido ontem e anteontem). Ela também ironiza expectativas românticas tradicionais ao mencionar o desejo por um “Cinderella story scene” (cena de conto de fadas da Cinderela), deixando claro que, apesar de gostar de gestos clássicos, não se encaixa no papel de princesa passiva.
No refrão, Avril afirma que é “a lot to handle” (difícil de lidar) e “a hell of a scandal” (um escândalo e tanto), mostrando orgulho de sua personalidade intensa. O momento em que soletra seu nome – “Give me an A…V…R…I…L” – reforça a estética de líder de torcida e a mensagem de que merece ser tratada como prioridade. O contexto da música mistura pop punk com glam rock, e o videoclipe destaca essa atitude ousada, com Avril em uniformes coloridos e postura de comando. No fim, “The Best Damn Thing” é um recado direto: ela sabe o próprio valor, não aceita menos do que merece e mistura humor, crítica e empoderamento de forma contagiante.
5- When You’re Gone
A saudade e a dependência emocional em “When You’re Gone”
Em “When You’re Gone”, Avril Lavigne explora a vulnerabilidade que surge quando alguém importante se afasta. Logo no início, ela revela que sempre prezou pela independência, mas percebe o quanto depende emocionalmente da pessoa amada diante da solidão. Esse contraste aparece em versos como “I always needed time on my own / I never thought I’d need you there when I cry” (Eu sempre precisei de tempo sozinha / Nunca pensei que precisaria de você lá quando eu choro). A música destaca como a rotina é afetada pela ausência, com detalhes como o cheiro das roupas e a cama vazia, mostrando que a falta física se transforma em dor emocional constante.
O videoclipe amplia esse sentimento ao mostrar diferentes histórias de perda: uma mulher grávida cujo marido está na guerra, um idoso viúvo e um casal adolescente separado. Essas narrativas reforçam que a saudade e a dependência emocional não se limitam a um tipo de relação, mas fazem parte de experiências humanas universais. O refrão, “When you’re gone, the pieces of my heart are missin’ you” (Quando você se vai, pedaços do meu coração sentem sua falta), resume o vazio deixado pela ausência. Assim, a música vai além de um romance, abordando como a presença de alguém pode ser essencial para o equilíbrio emocional, tornando a saudade quase insuportável quando essa pessoa não está mais por perto.
6-Everything Back But You
Independência e sarcasmo em “Everything Back But You”
Em “Everything Back But You”, Avril Lavigne usa um tom sarcástico para transformar a dor da traição em força e independência. Logo no refrão, ela deixa claro que quer tudo de volta, menos o ex-parceiro infiel. Um dos detalhes marcantes é o cartão postal com cheiro de “cheap perfume” (perfume barato), que serve como evidência concreta da traição. A frase “I wish you were her / You left out the E” (Eu queria que você fosse ela / Você esqueceu o E) faz um jogo de palavras, sugerindo que o ex escreveu “her” (ela) em vez de “here” (aqui), deixando claro que ele está com outra pessoa. Esse recurso reforça o tom direto e irônico da música, expondo a infidelidade de forma quase debochada.
O contexto do álbum “The Best Damn Thing” e a energia punk-rock da faixa intensificam o sentimento de empoderamento. Avril não se coloca como vítima, mas como alguém que reconhece o erro do outro e decide seguir em frente. As ofensas à nova parceira do ex — “bitch, slut, psycho, babe” — e a frase “why are guys so lame?” (por que os caras são tão idiotas?) mostram uma mistura de raiva, frustração e humor, características do estilo rebelde da artista. No final, a mensagem é clara: ela valoriza tudo o que investiu na relação, mas não quer de volta quem a traiu, incentivando a superação de relacionamentos tóxicos com atitude e autoconfiança.
7-Hot
Desejo e autoconfiança em “Hot” de Avril Lavigne
A música “Hot”, de Avril Lavigne, marca uma fase em que a artista explora uma abordagem mais ousada e sensual, tanto na letra quanto na estética do videoclipe. A canção fala abertamente sobre desejo e paixão, como fica claro em versos como “I wanna lock you up in my closet when no one’s around” (Quero te trancar no meu armário quando não tiver ninguém por perto) e “You make me so hot, make me wanna drop” (Você me deixa tão excitada, me faz querer me entregar). Esses trechos mostram o quanto a atração física e emocional é intensa e quase incontrolável, reforçada ainda por “I can hardly breathe, you make me wanna scream” (Mal consigo respirar, você me faz querer gritar).
O videoclipe, inspirado no estilo burlesco dos anos 1920, complementa a letra ao criar uma atmosfera de sedução e autoconfiança. Avril aparece mais madura e segura de sua sexualidade, o que representa um amadurecimento em sua carreira. A repetição de “You’re so good to me, baby, baby” (Você é tão bom para mim, amor, amor) destaca o sentimento de gratidão e encantamento pela reciprocidade do parceiro. Já o verso “I can make you feel all better, just take it in” (Posso fazer você se sentir melhor, apenas aceite) sugere uma troca de cuidado e prazer mútuo. Assim, “Hot” celebra a intensidade de um relacionamento apaixonado, sem medo de expor o desejo e a vulnerabilidade envolvidos.
8-Innocence
A celebração da pureza emocional em “Innocence”
A música “Innocence”, de Avril Lavigne, explora a sensação de vivenciar momentos de felicidade autêntica e rara. Avril já afirmou que a canção foi inspirada pelo desejo de capturar um instante perfeito de alegria e paz, algo que nem sempre é fácil de encontrar. O trecho “Waking up, I see that everything is okay / The first time in my life and now it’s so great” (Acordando, vejo que tudo está bem / Pela primeira vez na minha vida e agora está tão bom) expressa a surpresa e o valor de experimentar uma tranquilidade plena, como se fosse uma novidade em sua vida.
A repetição de “This innocence is brilliant / I hope that it will stay” (Essa inocência é brilhante / Espero que ela permaneça) reforça o desejo de preservar essa pureza emocional, que muitas vezes se perde com o tempo e as experiências. Avril destaca, em entrevistas, a importância de valorizar o presente e os pequenos detalhes que tornam a vida especial. O verso “It’s so beautiful it makes you wanna cry” (É tão bonito que dá vontade de chorar) mostra como esse estado de felicidade pode ser tão intenso que emociona. Ao longo da música, a mensagem é clara: encontrar um lugar seguro e se permitir sentir alegria sem reservas é raro, por isso deve ser protegido e celebrado.
9-“I Don’t Have To Try
Autonomia e rebeldia feminina em “I Don’t Have To Try”
Em “I Don’t Have To Try”, Avril Lavigne adota uma postura de autossuficiência e domínio, evidenciada logo no início pela repetição de “I’m the one who wears the pants” (“Eu sou quem manda aqui”). Essa expressão, tradicionalmente ligada ao controle em relacionamentos, é usada por Avril para afirmar o protagonismo feminino e desafiar expectativas, reforçando sua imagem irreverente e desafiadora. O verso “Don’t you question me / You just do what I say” (“Não me questione / Apenas faça o que eu digo”) deixa claro que ela não aceita ser contestada, consolidando a ideia de alguém que dita as regras e não se submete a ninguém.
A sonoridade pop-rock acelerada, marcada por guitarras e bateria intensas, contribui para a atmosfera de rebeldia e confiança da música. O refrão “I don’t care what you’re saying / I don’t care what you’re thinking” (“Não me importo com o que você diz / Não me importo com o que você pensa”) reforça o desapego às opiniões dos outros, enquanto o uso do termo “motherfucker” adiciona uma dose de provocação, característica do estilo de Avril nesse álbum. Mesmo diante de polêmicas, como as acusações de plágio envolvendo a faixa, a artista mantém sua postura firme: “Anything I wanna do, I do / And I don’t have to try” (“Tudo o que eu quiser fazer, eu faço / E não preciso me esforçar”). Assim, a música se destaca como um hino de autoconfiança e autonomia, celebrando o direito de agir sem pedir permissão.
10-One Of Those Girls
One Of Those Girls
Avril Lavigne
Crítica à superficialidade em “One Of Those Girls”
Em “One Of Those Girls”, Avril Lavigne faz uma crítica direta e sarcástica ao comportamento de uma mulher que usa sua beleza e charme para manipular e descartar pessoas, principalmente homens, em busca de status e dinheiro. A artista destaca como a atração física pode cegar, mesmo diante de sinais claros de perigo, como nos versos: “The way she looks it makes you high / All the warning signs” (O jeito que ela olha faz você se sentir nas alturas / Todos os sinais de alerta). O refrão reforça que essa mulher é “nada além de problema” e que, ao menor descuido, ela já está “off to the next one” (partindo para o próximo), mostrando seu comportamento repetitivo e calculista.
A música funciona como um alerta sobre os riscos de se deixar levar por aparências e pelo fascínio do status, temas comuns no universo pop, mas aqui tratados com um tom direto e irônico. Avril Lavigne aponta que a personagem central “deixa você sem nada” e “quebrado”, criticando tanto a cultura de relacionamentos superficiais quanto a responsabilidade de quem se deixa envolver. Ao afirmar que “ela é um jogo” e “a culpada”, a cantora não só denuncia o comportamento da personagem, mas também provoca uma reflexão sobre a importância de reconhecer os sinais e evitar cair nesse tipo de armadilha.
11-Contagious
Paixão intensa e autoconfiança em “Contagious” de Avril Lavigne
Em “Contagious”, Avril Lavigne usa a palavra “contagious” para mostrar como a paixão pode ser tão forte e envolvente que se espalha de forma incontrolável, quase como uma febre. O uso de “outrageous” (escandaloso) reforça que esse relacionamento foge do comum e desafia as expectativas dos outros. Isso fica claro quando ela canta: “They all say that you’re no good for me / But I’m too close to turn around” (“Todos dizem que você não é bom para mim / Mas estou perto demais para voltar atrás”). Mesmo diante das advertências externas, a protagonista decide seguir seu próprio instinto e viver essa paixão intensamente, sem se importar com o julgamento alheio.
Um detalhe interessante é que a música foi inicialmente pensada para Evan Taubenfeld, mas acabou sendo gravada por Avril, o que traz uma energia jovem e direta à letra. A produção de Deryck Whibley, então marido de Avril, também contribui para o tom vibrante e confessional da faixa. Ao repetir frases como “You make me feel so high / All the time” (“Você me faz sentir tão bem / O tempo todo”), Avril transmite a euforia típica do início de um relacionamento intenso. No fim, “Contagious” celebra a coragem de se entregar a um sentimento avassalador, mesmo quando todos ao redor duvidam ou desaprovam.
12-Keep Holding On
Superação e união em “Keep Holding On” de Avril Lavigne
“Keep Holding On”, de Avril Lavigne, se destaca por transmitir uma mensagem de apoio mútuo e resistência diante das dificuldades. Composta especialmente para o filme “Eragon”, a música adota um tom épico e encorajador, refletindo o contexto do filme, em que os personagens enfrentam grandes desafios e precisam confiar uns nos outros para seguir em frente.
A letra reforça a importância de não desistir, mesmo nos momentos mais difíceis. Avril se coloca como uma presença constante e protetora, prometendo apoio incondicional: “When it gets cold and it feels like the end / There’s no place to go, you know, I won’t give in” (Quando ficar frio e parecer o fim / Não há para onde ir, você sabe, eu não vou desistir). O refrão, “Keep holding on / 'Cause you know we’ll make it through” (Continue firme / Porque você sabe que vamos conseguir), funciona como um incentivo direto à perseverança e à esperança. Outro trecho marcante, “Nothing’s gonna change destiny / Whatever is meant to be will work out perfectly” (Nada vai mudar o destino / O que tiver que ser vai acontecer perfeitamente), traz uma mensagem de aceitação e confiança no futuro. Assim, a canção se consolida como um hino de superação, união e coragem diante das adversidades.
Força da coletividade