The Fame e The Fame Monster: são o mesmo album ou albuns diferentes?

se fosse o mesmo album seria tido como uma versão deluxe ou algo do tipo

melhor separa pq ai ela fica com 3 eras solo de sucesso ao inves de 2

O amigo já respondeu:

diferentes. ela podia ter deixado o nome apenas como “monster”

Mas ai nao dava pra inflar que era o objetivo dela

parando para pensar é como se fosse um deluxe edition do the fame

na época as pessoas tratavam como um relançamento. é realmente confuso

Basicamente todas relançavam a versão Deluxe.
O que a Gaga fez foi juntar dois álbuns.

Não tem nada a ver com o Spotify, o álbum físico foi lançado no mundo todo como The Fame (Monster) com os dois discos, se eu não me engano o EP só com as músicas do TFM foi lançado apenas nos EUA.

Quando é pra somar certificados se tornam um só.

As 3 eu considero álbuns diferentes

São álbuns e eras diferentes, mas eram vendidos como disco duplo por isso as vendas são somadas

Não dá pra saber quanto um vendeu sem o outro

São álbuns diferentes. A própria Lady Gaga relatou isso tempos depois e promoveu ele como um álbum próprio.

Os fãs dela também mentem dizendo que ele só foi comercializado separado nos EUA, mas na verdade ele foi comercializado separado na França, Alemanha, Japão, Canadá, Oceania, Rússia, Brasil, Itália, além do IFPI contabilizar as vendas dele separadas.

O único lugar onde das vendas dele realmente foi unificadas ao The Fame foi somente no UK.

O IFPI contabiliza separado.

Tanto que quem comprava o disco duplo, era contabilizado como uma cópia do The Fame e uma cópia do The Fame Monster ao mesmo tempo.

No report de 2011, ela informam os dois separados.

Não exatamente

Em muitos países, o EP Monster foi vendido sim, porém sem muita distribuição

Enquanto isso, o disco duplo The Fame + Monster era vendido em todos países também. E era ele que dominava as vendas

E essas vendas do TF+M se somaram às vendas do The Fame lançado em 2008

O IFPI separou o disco duplo do The Fame único

As vendas do EP ficaram de fora do top 50 porque ele não vendeu muito

Atualmente com o streaming, os streams das faixas do TF e do TFM são unificados e contam todas pra um álbum só. Por isso o The Fame ta charteando em vários países, conta tudo em um só. Só a RIAA separou as certificações eu acho

Depende pra q finalidade os lms usam

Se for pra falar da estabilidade da gaga são dois, se for pra falar de vendas totais são um único álbum.

Ela envelheceu tao mal né

Mesmo podendo comprar os dois como um só, eu sempre considerei como dois álbuns, duas eras