Cerca de um mês depois do lançamento, Threads já perdeu mais de 30 milhões de usuários ativos - e o número continua caindo
Depois de um lançamento espetacular, o Threads está tendo dificuldade em manter os usuários engajados: cerca de um mês após a estreia, a rede social atingiu um pico mínimo de engajamento. Isso vem depois da plataforma já ter perdido mais da metade dos internautas e Mark Zuckerberg revelar ter um plano para retê-los — no entanto, até agora, eles parecem não estar funcionando.
Novo pico mínimo de engajamento no Threads
-
Segundo dados das empresas de pesquisa de mercado Similarweb e Sensor Tower, o engajamento do Threads despencou desde o lançamento e atingiu novos valores mínimos.
-
As pesquisas mostram que, desde 31 de julho, o número de usuários ativos caiu 82%. Esse é o menor número desde o dia seguinte à estreia, quando eram 44 milhões de usuários ativos, segundo a Sensor Tower.
-
De acordo com a companhia, as pessoas também estão abrindo o aplicativo com menos frequência e passando menos tempo nele: desde 1° de agosto, o tempo médio diário no Threads é de 2,9 minutos e as pessoas abrem o aplicativo cerca de 2,6 por dia.
-
Já no dia de lançamento, os usuários abriam o app cerca de 14 vezes e passavam em média 19 minutos por lá.
Queda no número de usuários
A Similarweb também mostra o declínio do Threads. Segundo David Carr, gerente sênior de insights da empresa, o pico máximo de usuários da rede social foi em 7 de julho, com 49 milhões de internautas.
Menos de um mês depois, no dia 29 de julho, o número caiu para 11 milhões.
Dados tanto da Sensor Tower quanto da Similarweb mostra que, desde então, o número de usuários e engajamento no Threads continua caindo em uma taxa de 1% ao dia.
O que a Meta fará sobre isso
Em uma reunião interna na semana passada, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, empresa por trás do Threads, admitiu que a plataforma não é perfeita e que está perdendo usuários. Na ocasião, a rede social, já havia perdido metade dos inscritos.
No entanto, Zukerberg defendeu que a retenção do público foi “melhor do que os executivos esperavam” e que considera as desistências “normais”. Ele espera que o número de usuários volte a crescer à medida que o Threads adiciona novos recursos, como as funcionalidades de pesquisa, feed cronológico e versão para desktop. As três novidades não têm data de lançamento.