Threads, rival da Meta para o aplicativo X de Elon Musk, agora tem quase 275 milhões de usuários mensais, disse o CEO Mark Zuckerberg na quarta-feira.
“Continuamos no caminho certo para que isso se torne nosso próximo grande aplicativo social”, disse Zuckerberg em uma ligação com analistas, acrescentando que estava “bastante satisfeito” com a trajetória do aplicativo.
Os números mais recentes indicam que o Threads teve um crescimento de 175% em relação ao ano passado, quando atingiu 100 milhões de usuários. O aplicativo também está acima de 200 milhões de ativos mensais desde o relatório do segundo trimestre da Meta em julho. O aplicativo agora está ganhando mais de 1 milhão de usuários novos por dia, Zuckerberg também disse na quarta-feira.
Threads foi lançado em julho de 2023 como rival do X, de propriedade de Musk, que fechou um acordo para comprar o aplicativo social anteriormente conhecido como Twitter em outubro de 2022 por US$ 44 bilhões.
X permanece à frente do Threads em termos de usuários, mas não por muito. O aplicativo de mídia social da Musk agora tem cerca de 318 milhões de usuários mensais, de acordo com uma estimativa da empresa de inteligência de mercado Sensor Tower. Isso é uma queda de 24% desde que Musk concluiu sua aquisição da empresa em outubro de 2022, de acordo com a Sensor Tower.
Threads pode fornecer à Meta mais lugares para entregar anúncios aos usuários. Os anúncios representaram 98,3% da receita total da Meta no terceiro trimestre.
“Especificamente, no que diz respeito à monetização, não esperamos que o Threads seja um impulsionador significativo da receita de 2025 neste momento”, disse a CFO Susan Li na chamada de ganhos. “Estamos satisfeitos com a trajetória de crescimento e, novamente, estamos realmente focados em introduzir recursos que a comunidade considera valiosos.”
Analistas da Bernstein escreveram na quarta-feira que o crescimento da Threads proporciona muito para se empolgar.
“Mesmo que a Meta não espere que o Threads seja um impulsionador significativo da receita de 2025, esperamos que os anúncios apareçam e sejam dimensionados no Threads no próximo ano”, escreveram os analistas da Bernstein.
Em toda a família de aplicativos da Meta, que inclui Facebook, Instagram e suas outras plataformas voltadas para o consumidor, a empresa disse que seus usuários ativos diários cresceram 5% ano a ano para chegar a 3,29 bilhões. Esse número ficou levemente abaixo das expectativas dos analistas de 3,31 bilhões.
As ações da Meta caíram cerca de 4% na quinta-feira.
“Estamos muito focados em continuar a construir o tipo de funcionalidade do Threads ao longo do tempo e ser responsivos ao que os usuários nos dizem que estão interessados”, disse Li.