Tópico mensal: a área de TI está saturando?

Acompanhando as notícias sobre e as minhas experiências, é isso mesmo. As empresas não querem treinar novatos, então tá muito difícil colocar o pé na porta, especialmente se você não tem contatos pra te indicarem… Mas uma vez que você consegue ter experiência no currículo, as coisas ficam mais fáceis.

É um pouco mais complexo do que elas simplesmente não quererem. A maioria das vagas de TI no BR são pra empresas que ou não são de TI ou são de consultoria. A maioria das vagas é pra projeto fechado, e eles precisam de uma estrutura mínima com alguns Jr, Plenos e Seniores e a contratação tem que começar pelos níveis Seniores porque do contrário quem vai treinar os Juniores?

Já tive caso de projetos que eu mesmo rejeitei contratar Junior (eu era Pleno) porque falei pro meu gerente que não tinha gente pra treinar eles

Com o trabalho remoto boa parte dos nossos profissionais mais experientes foi terceirizado pra gringa, falta mão de obra experiente por aqui principalmente pra tecnologias mais “novas”

Imagine contratar um Machine Learning Engineer senior pra treinar quando esse cargo sequer existia até 4 ou 5 anos atrás?

Fora que as empresas adoram contratar Jr porque barateia o projeto

É um movimento comum começar um projeto com vários seniores, esperar eles saírem (afinal profissional senior é de alta demanda no mercado) e sempre substituir esse senior por um Pleno, ou caso seja um Pleno que saiu por um Junior no lugar do Pleno

Já comecei num projeto que tinha 2 consultores, 3 seniores e 2 plenos no começo

Quando terminou só tinha um consultor, um senior, 1 pleno e o resto era Junior kkk