Totia Meireles faz um balanço da carreira, fala do casamento à distância e de não ter tido filhos: 'Fiz a melhor escolha'

Prestes a completar 38 anos de carreira, Totia Meireles gostaria de receber mais convites de trabalho. Para a atriz, o etarismo ainda é uma sombra para mulheres mais maduras. Ela, que está com 65 anos de idade, faz um desabafo sobre a passagem do tempo.

— Quando eu tinha 30 anos era uma coisa louca, agora muito selecionado (o trabalho). Colocam as mulheres no papel de mais velhas, sendo mais novas. Mulher de 40 tem que fazer papel de 40. Nunca querem que a gente faça a nossa idade. Tony Ramos, Gloria Pires e Eliane Giardini deram um show em “Terra e paixão” com papéis escritos para a idade deles. É muito lindo ver, no entanto, oportunidades assim se contam nos dedos. Estamos lutando ainda contra esse etarismo ridículo — afirma ela, que poderá ser vista no canal gratuito “Malhação fast”, na temporada de 1998, em janeiro.

Totia interpretou Dulce, dona de um restaurante que ficava na fictícia praia de Mucuim, construída dentro dos Estúdios Globo.

— Fui convidada pelo Ignácio Coqueiro, que dirigia. Era um núcleo do Boninho. Época muito boa. Me divertia muito e tinha um elenco jovem, muito bom. Acho maravilhoso poder rever as temporadas. É como se fosse um documentário sobre moda, sobre costumes, sobre a juventude. Quem viveu, quem acompanhou, poder maratonar agora vai dar um saudosismo. Ainda mantenho contato com o Jonas Bloch. Com certeza vou assistir (novela). Amo ver coisas antigas assim. Não me critico até porque faz muito tempo, tudo muda. Fiz o que foi possível na época. Claro que se eu fizesse isso hoje em dia seria completamente diferente.

Totia se prepara para voltar aos palcos com o musical “O jovem Frankenstein”, com estreia para janeiro em São Paulo. Por conta disso, novamente vai morar longe do marido, o médico Jaime Rabacov. Os dois estão casados há 33 anos e cada um sempre teve a sua casa. A atriz tem um apartamento no Rio e ele uma casa em Miguel Pereira, região serrana.

— Continuamos firmes e fortes. Falo que me casei na Pandemia (risos). Foi a primeira vez que morei com ele. Foram dois anos seguidos. Foi ótimo! Mas, agora, por exemplo, ficarei em São Paulo por causa da peça. Por conta do trabalho, acabamos mantendo esse ritmo de vida que deu certo.

Dessa relação Totia herdou uma enteada e dois netos. E diz não ter arrependimento por não ter tido filhos:

— O Jayme me trouxe uma filha pronta, falando inglês e educada. Não tive nem esse trabalho. E tenho o Santiago, de 14 anos, e a Pilar, de 11 anos. Estou muito feliz com o que eu conquistei, não tive filhos, não me arrependo. Quando decidi não ter filhos, todo mundo me falava mais tarde você pode se arrepender de não ter tido. E cada vez me convenço mais que fiz a melhor escolha. Não preciso de mais nada do que tenho. Estou muito feliz — comemora ela, que continua levando a vida com leveza.

A atriz acredita que ser alegre é o segredo para a sua jovialidade.

— Sou até um pouco relaxada. Acho que poderia me cuidar mais. Faço o básico. Não durmo de maquiagem, cuido da pele passando um protetor. Acho que a jovialidade não é de estética. É uma coisa de alma, eu estou com ruga, o braço vai ficando meio lá meio cá. O tempo passa, sinto ele muito, inclusive. Começamos a ficar com limitações. A máquina (o corpo) não funciona como era aos 40 anos. Mas a melhor opção ainda é essa. Estou feliz por estar envelhecendo. É difícil, é. A cabeça está em um ritmo de 30 anos.

Quanto as realizações profissionais, ela também comemora os papéis que teve. Mesmo não tendo conquistado nenhuma protagonista na TV.

— Nunca quis ser uma protagonista porque dá muito trabalho. No teatro sim. Falo que não lutei para isso. Poderia até cavar. E nunca me ofereceram também. Claro que se tivesse uma super protagonista seria maravilhoso.

Totia Meireles não mora com o marido, o médico Jaime Rabacov, com quem é casada há mais de 30 anos. Ela vive no Rio de Janeiro, enquanto o marido mora na cidade de Miguel Pereira — Foto: Reprodução/Instagram

Totia Meireles não mora com o marido, o médico Jaime Rabacov, com quem é casada há mais de 30 anos. Ela vive no Rio de Janeiro, enquanto o marido mora na cidade de Miguel Pereira — Foto: Reprodução/Instagram

ele é identico a ela

diva