Trump temos visita: Facebook bloqueia lider venezuelano Nicolás Maduro por espalhar fake news sobre a pandemia

O Facebook congelou temporariamente o perfil de Nicolás Maduro por considerar que o líder chavista publica notícias falsas sobre a covid-19. A medida responde à publicação de um vídeo, em janeiro, em que ele afirma que um suposto remédio é eficaz para combater o coronavírus. É o Carvativir, também chamado de “gotas milagrosas José Gregorio Hernández”, em homenagem a um médico venezuelano do século XIX que em um mês será beatificado pelo Vaticano. Este suposto remédio foi divulgado pelo Governo venezuelano como uma cura da covid-19, incorporado aos tratamentos e distribuído até mesmo a populações vulneráveis como a carcerária.

“Foi iniciada uma campanha brutal contra o Carvativir. É um antiviral, ajuda como antiviral a parar, a neutralizar a célula do coronavírus. Dez gotinhas sob a língua a cada quatro horas e o milagre acontece”, disse Nicolás Maduro para defender o produto feito à base de tomilho e que não tem estudos científicos conhecidos que comprovem sua eficácia para a covid-19. “É um remédio natural, estudado e comprovado cientificamente na Venezuela e aprovado e autorizado para seu uso pelas autoridades sanitárias e farmacológicas da Venezuela

Além de retirar o polêmico vídeo da rede social, o Facebook determinou o fechamento da conta do mandatário porque viola suas políticas sobre notícias falsas.

Meu madurinho naaaaaooo