UFPR posta resultado errado do vestibular, deixando 31 vestibulandos sem vagas


A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou nesta quarta-feira (1º) que houve um erro no resultado do vestibular 2021, cuja lista foi divulgada nesta terça-feira (31). Ainda nesta quarta, a instituição publicou a lista corrigida.

Segundo o Núcleo de concursos da UFPR, houve uma falha no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos – que foram deferidos após análise. A falha foi identificada após a divulgação da primeira lista. Com isso, houve a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam nesta lista por outros que não estavam listados.

Em nota, o Núcleo de Concursos explicou a falha em mais detalhes e confirmou a lista retificada.

A íntegra da nota:
“A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Núcleo de Concursos (NC/UFPR), publicou na noite desta quarta-feira, 01/09/2021, uma versão retificada da lista de aprovados no Processo Seletivo 2020/2021.
A retificação foi necessária em virtude de uma falha ocorrida no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos e que, após a análise por parte da Banca Examinadora, foram deferidos.
A falha foi identificada logo após a divulgação da primeira lista, ainda na tarde de terça-feira (31/08/2021), tornando necessária a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam nesta lista por outros que não estavam listados.
Essas 31 vagas estão distribuídas por sete cursos, do total de 127 ofertados pela UFPR, da seguinte forma:

  • Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária (Curitiba): 1 vaga em cada curso;
  • Direito (manhã): 2 vagas;
  • Medicina (Curitiba): 21 vagas;
  • Medicina (Toledo): 4 vagas.
    O NC/UFPR lamenta profundamente o ocorrido e reforça que se tratou de uma falha pontual que não afeta a idoneidade do Processo Seletivo e, tampouco, a integridade do sistema de processamento.
    Chamadas Complementares e Matrículas
    Cumpre ressaltar que, historicamente, a UFPR faz uma ou mais Chamadas Complementares para muitos dos cursos que oferece anualmente. Os candidatos devem ficar atentos a essas Chamadas Complementares, que abrirão a possibilidade de ingresso de mais alunos nos cursos em questão, bem como em todos os demais cursos da universidade.
    A UFPR informa, ainda, que o prazo para o processo de envio de documentos para o registro acadêmico se estenderá até as 23h59min do dia 08/09/2021.
    As informações sobre o desempenho individual dos candidatos também já estão disponíveis no site oficial do NC/UFPR.
    A falha
    No Processo Seletivo UFPR 2020/2021 que foi realizado em fase única, dos recursos referentes à prova de produção de textos, 467 foram deferidos, resultando no incremento na nota desses candidatos.
    Para a incorporação desses incrementos às notas dos candidatos foi construído um programa capaz de rodar os ajustes preservando a integridade do banco de dados.
    Antes da divulgação das notas finais de todos os candidatos o referido programa foi executado, verificando-se a sua integridade. O banco de dados foi, então, processado, desta feita, para incorporar as notas dos recursos deferidos. Entretanto, por uma falha no processamento, o comando commit não foi executado, fazendo com que o banco de dados retornasse ao seu estado anterior.
    Lamentavelmente, esta falha somente foi percebida após a divulgação da lista de aprovados, momento em que, por medida de segurança, o NC/UFPR suspendeu os passos subsequentes do processo, tais como, a divulgação do desempenho individual e a abertura do processo de envio dos documentos para o registro acadêmico, até que se tivesse a certeza da ocorrência e da solução a ser implementada.
    A UFPR informa aos candidatos e à comunidade que já determinou a instalação de Comissão de Sindicância para apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades.
    Curitiba, 1º de setembro de 2021.
    NC/UFPR
    Banca Examinadora”

fonte

@Paranaenses o fundo do poço que chegou essa instituição

Eu fiz essa prova e tô muito arrependida
Só serviu pra conhecer o meu amigo colorido de Londrina (fui pra lá antes de ir pra Curitiba) mesmo

25 pessoas que passaram em medicina não passaram mais (eu não tô incluída nelas), faz 3 anos que estudo pra passar nessa merda.
Prova mal elaborada, e agora isso.
O próximo vestibular é fase única e eu tô fora, vou fazer da UEL que pelo menos foi decente.

nossa, imagina a tristeza do pessoal que comemorou a aprovação e foi barrado

1 curtida

puta merda

kkkk coitados

kkkkk

gente…

imagina quem comemorou que passou e depois viu que na verdade não passou

se fose cmg eu surtava e jogava tinta no predio da uni

Gente, coitados.
Quando eu passei a 1ª coisa que meu pai me disse foi que eu printasse a lista de aprovados porque podia eles tirarem meu nome, achei que fosse exagero dele.

1 curtida

O megaprocesso que vai rolar, não sei se fica com a vaga, mas é causa ganha pra danos morais
A gente tava achando estranho no dia 31 (eu tô nos grupos dos telegram), aí falaram pra quem passou filmar a tela, pq serve como prova (a gente suspeitava da lista estar errada pq no CFO também tava e saiu as notas antes)

1 curtida

dois

1 curtida

Imagina ser o único que perdeu a vaga no curso.

No CFO que saiu no dia 31, não tinham somado as notas das redações que ganharam recursos. Aí demoraram a postar o desempenho do vestibular e a gente suspeitou.

Eu imagino se pelo menos um desses de Medicina for aqueles que estão na 5ª, 6ª tentativa de entrar.
Gente isso pode gerar até tentativa de suic*dio, não é fácil superar um baque desses quando vc está lutando a tanto tempo pra conseguir, que se lasquem pagando danos morais e materiais(se preparar por no mínimo um semestre a mais não é de graça, exige tempo e dinheiro).

1 curtida

O tanto de processo por danos morais.

não ganha danos morais e muito menos a vaga. qualquer divulgação de concurso público/processo seletivo está sujeita a revisão baseada em recursos.

Infelizmente é assim. ainda mais que foi publicada a lista corrigida 2 dias após a primeira divulgação.

1 curtida

A retificação foi necessária em virtude de uma falha ocorrida no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos e que, após a análise por parte da Banca Examinadora, foram deferidos.

Como lançam a lista sem antes atualizar as notas das redações corrigidas após recurso?
Que amadores.

1 curtida