UK firma maior acordo com a União Europeia desde o Brexit

Acordo de defesa e comércio - Reino Unido e União Europeia firmaram o maior acordo entre os dois lados desde o Brexit, anunciado nesta segunda (19). A parceria prevê cooperação nas áreas de defesa, comércio e mobilidade, marcando uma reaproximação quase uma década após o “divórcio” político de 2016.

Entre os pontos estão a participação britânica em compras conjuntas de armamentos, acesso a licitações militares da UE e a facilitação da entrada de produtos e cidadãos britânicos nos países do bloco. Também foi firmado um novo acordo de pesca e iniciado o esboço de um programa de mobilidade para jovens e estudantes.

O pacto foi impulsionado pelas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de romper alianças militares com a Europa. A nova dinâmica geopolítica aproximou o premiê britânico Keir Starmer de líderes europeus como Emmanuel Macron e abriu espaço para que Londres busque novos acordos comerciais, como já fez com Índia e Estados Unidos neste mês.

6 curtidas

É um novo segmento de UE

5 curtidas

Questão de tempo até voltar o livre comércio, livre circulação de pessoas e mercadorias

Sendo que justamente os pró-BREXIT tão quase ganhando as Eleições lá. Esse acordo a longo prazo não vai servir de muita coisa.

Eu disse Brexit, Vivi?
Eu não disse isso, eu disse we exist

4 curtidas

Foram de vínculo CLT pra vínculo Uberizado kkkkkkkkkkk

1 curtida

Tirou a minha União Europeia me deixando apenas de União Europeia

Eu tô Crop circle em Bristol

mico a UE se sujeitar a isso

brat?