Uma noiva criança ganhou o direito ao divórcio - agora o Talibã diz que isso não conta

O divórcio de Nazdana é uma das dezenas de milhares de decisões judiciais revogadas desde que o Talibã assumiu o controle do país, há três anos neste mês.

Demorou apenas 10 dias desde que eles chegaram à capital, Cabul, para que o homem a quem ela foi prometida aos sete anos pedisse aos tribunais que anulassem a decisão de divórcio pela qual ela tanto lutou.

Hekmatullah inicialmente pareceu exigir sua esposa quando Nazdana tinha 15 anos. Fazia oito anos que seu pai havia concordado com o que é conhecido como um “casamento ruim”, que busca transformar um “inimigo” da família em um “amigo”.

Ela imediatamente abordou o tribunal — que então operava sob o governo afegão apoiado pelos EUA — para uma separação, dizendo repetidamente que não poderia se casar com o fazendeiro, agora na casa dos 20 anos. Levou dois anos, mas finalmente uma decisão foi tomada a seu favor: “O tribunal me parabenizou e disse: ‘Agora você está separada e livre para se casar com quem quiser.’”

Mas depois que Hekmatullah apelou da decisão em 2021, Nazdana foi informada de que não lhe seria permitido defender seu próprio caso pessoalmente.

“No tribunal, o Talibã me disse que eu não deveria retornar ao tribunal porque era contra a Sharia. Eles disseram que meu irmão deveria me representar em vez disso”, diz Nazdana.

“Eles nos disseram que se não obedecêssemos”, diz Shams, irmão de Nazdana, de 28 anos, “eles entregariam minha irmã a ele (Hekmatullah) à força”.

Seu ex-marido, e agora um membro recém-inscrito do Talibã, ganhou o caso. As tentativas de Shams de explicar ao tribunal em sua província natal de Uruzgan que sua vida estaria em perigo caíram em ouvidos moucos.

Os irmãos decidiram que não tinham outra escolha a não ser fugir.

Quando o Talibã retornou ao poder há três anos, eles prometeram acabar com a corrupção do passado e fazer “justiça” sob a Sharia, uma versão da lei islâmica.

Desde então, o Talibã diz ter analisado cerca de 355.000 casos.

A maioria eram casos criminais — estima-se que 40% sejam disputas por terras e outros 30% sejam questões familiares, incluindo divórcio, como o de Nazdana.

A decisão de divórcio de Nazdana foi descoberta depois que a BBC obteve acesso exclusivo aos bastidores da Suprema Corte na capital, Cabul.

Abdulwahid Haqani, assessor de imprensa da Suprema Corte do Afeganistão, confirma a decisão em favor de Hekmatullah, dizendo que ela não era válida porque ele “não estava presente”.

“A decisão do governo corrupto anterior de cancelar o casamento de Hekmatullah e Nazdana foi contra a Sharia e as regras do casamento”, explica ele.

Mas as promessas de reforma do sistema de justiça foram além da simples reabertura de casos resolvidos.

O Talibã também removeu sistematicamente todos os juízes — tanto homens quanto mulheres — e os substituiu por pessoas que apoiavam suas opiniões linha-dura.

As mulheres também foram declaradas inaptas para participar do sistema judicial.

“As mulheres não são qualificadas ou capazes de julgar porque, de acordo com os princípios da Sharia, o trabalho judiciário exige pessoas com alta inteligência”, diz Abdulrahim Rashid, diretor de relações exteriores e comunicações da Suprema Corte do Talibã.

Para as mulheres que trabalharam no sistema, a perda é sentida profundamente — e não apenas por elas.

A ex-juíza da Suprema Corte Fawzia Amini — que fugiu do país após o retorno do Talibã — diz que há pouca esperança de que a proteção das mulheres melhore sob a lei se não houver mulheres nos tribunais.

“Desempenhamos um papel importante”, ela diz. “Por exemplo, a Lei de Eliminação da Violência contra as Mulheres em 2009 foi uma das nossas conquistas. Também trabalhamos na regulamentação de abrigos para mulheres, tutela de órfãos e na lei antitráfico de pessoas, para citar algumas.”

Ela também critica o Talibã por anular decisões anteriores, como a de Nazdana.

“Se uma mulher se divorcia do marido e os documentos do tribunal estão disponíveis como evidência, então isso é definitivo. Os vereditos legais não podem mudar porque um regime muda”, diz a Sra. Amini.

“Nosso código civil tem mais de meio século”, ela acrescenta. "Ele é praticado desde antes mesmo da fundação do Talibã.

“Todos os códigos civis e penais, incluindo aqueles para divórcio, foram adaptados do Alcorão.”

Mas o Talibã diz que os antigos governantes do Afeganistão simplesmente não eram islâmicos o suficiente.

Em vez disso, eles confiam amplamente na lei religiosa Hanafi Fiqh (jurisprudência), que remonta ao século VIII – embora tenha sido atualizada para “atender às necessidades atuais”, de acordo com Abdulrahim Rashid.

“Os antigos tribunais tomavam decisões com base em um código penal e civil. Mas agora todas as decisões são baseadas na Sharia [lei islâmica]”, ele acrescenta, gesticulando orgulhosamente para a pilha de casos que eles já resolveram.

Debaixo da árvore entre duas estradas em um país vizinho sem nome, nada disso é conforto para Nazdana.

Agora com apenas 20 anos, ela está aqui há um ano, segurando os papéis do divórcio e esperando que alguém a ajude.

“Bati em muitas portas pedindo ajuda, inclusive na ONU, mas ninguém ouviu minha voz”, diz ela.

“Onde está o apoio? Eu não mereço liberdade como mulher?”

1 curtida

Povo doente, casando com criança. 2024, não tem desculpa pra continuarem com essa coisa doentia alegando ser “cultural”.