UOL: Com fanatismo e homofobia, carta para Gugu é triste retrato de sua vida

Ao longo de toda a sua carreira, Gugu Liberato teve de conviver com especulações sobre sua vida íntima. Sempre discreto, procurou manter sua sexualidade ao máximo longe dos holofotes, até o momento em que decidiu ter filhos e assumir para as capas de revista uma relação com Rose Miriam.

Hoje, com a batalha por sua herança, toda a privacidade do apresentador, que morreu em novembro de 2019, foi devassada. Nesta quinta-feira (22), uma carta enviada por Rose Miriam para o artista ganhou as manchetes.

No texto, ela afirma saber que ele tem outra “preferência sexual”, mas que pode curar com “jejum e oração”. Avisa que sua família impede que os dois tenham momentos a sós e diz sentir falta de sexo, ainda que esteja livre para tal, com quem quiser. Rose chega a revelar que sabe onde Gugu encontraria outros rapazes, com celulares vetados.

O que se vê nesta missiva é um retrato de como o fanatismo religioso e a LGBTfobia podem andar lado a lado e estão extremamente próximos. Em tempos atuais, propor “cura gay”, algo já derrubado pelo Conselho de Medicina e extremamente repudiado por qualquer sociedade sensata, é algo extremamente violento. Assim como dar ciência de encontros fortuitos, longe do campo público, mais parece ameaçar um segredo do que em dividir o fardo.

A verdade é que a carta escrita por Rose Miriam, mais que mostrar uma mulher apaixonada e em busca de conquistar seu amor, acabou, neste texto, revelando a triste vida que Gugu levava. Por 60 anos, o apresentador não pode viver a sua verdade, passou décadas num armário que foi aberto, sem seu consentimento, tão logo morreu.

Se confirmado tudo o que é dito no texto, é extremamente melancólico e muito frustrante que ele tenha passado toda a sua existência tentando manter uma fachada por medo do que a sociedade pensa. Ninguém merece ser vítima do fanatismo religioso e da homofobia.

1 curtida

Foi triste ele não ter se assumido, pelo menos depois que já tinha passado o auge, não teria muito a perder mesmo

2 curtidas

Realmente viu

Rose Miriam tu é PUS

tava com sdd do renan

1 curtida

Nossa mas essa Miriam é uma VACA
Torcendo pro miche e pro filho levarem essa

João, tu foi luz

Também de você amigo

1 curtida

jamais soltarei a mão de uma mulher de deus

Será que o Gugu se assumiria hj?