Urgente: 600 dragas de garimpo invadem Rio Madeira no AM + afirmam q vão queimar unidades do Ibama #36 + The Guardian noticia #55

Imgur

Balsas e dragas usadas por garimpeiros para extração de ouro atracaram no Rio Madeira, próximo à comunidade de Rosário, no município de Autazes, distante 113 quilômetros de Manaus. As embarcações começaram a chegar ao local há cerca de 15 dias, quando surgiu a informação de que havia ouro na região da comunidade.

De acordo com Danicley Aguiar, ativista do Greenpeace, há mais de 300 balsas no rio, sem licença ambiental para mineração.

Nesse processo de mineração, as embarcações revolvem o fundo rio, sugam o material para filtrar o ouro e devolvem a água em seguida.

Em nota, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) confirmou a movimentação anormal de dragas e informou que será feito um diagnóstico apurando a real situação no local. O texto informa, também, que atividades de exploração mineral naquela região não estão licenciadas, portanto, se existindo de fato, são irregulares.

São dezenas de balsas, empurradores, barcos e todo o aparato para extração de ouro no rio. Os equipamentos formam uma vila flutuante em frente à comunidade. A chegada das dragas assustou os moradores da região.

O trecho do Rio Madeira é usado por moradores de Nova Olinda do Norte, Borba e Novo Aripuanã para chegar a Manaus em lanchas. O trajeto é mais curto do que utilizando a estrada BR-319, que é conhecida por estar muito deteriorada.

O Rio Madeira sempre foi alvo de garimpeiros ilegais em busca de ouro.

Além da mineração, o Ipaam destaca em nota que pode haver outras possíveis ilegalidades que devem ser investigadas, tais como: mão de obra escrava, tráfico, contrabando e problemas com a capitania dos portos.

O Ipaam ainda diz que está buscando informações, com intuito de planejar e realizar as devidas ações no âmbito de sua competência, integrado aos demais órgãos estaduais e federais, e informou que comunicaria o fato ao comando da Segurança Pública do Amazonas (SSP), além de pedir apoio federal para apurar a ocorrência.

Em nota, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que teve ciência do caso e, nesta terça-feira (23), reuniu-se com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para alinhar as informações, a fim de tomar as devidas providências e coordenar uma fiscalização de garimpo na região.

A presença de garimpeiros com balsas atuando na extração de ouro ao longo do rio Madeira não é novidade. Em setembro, um grupo se instalou na região da cidade de Humaitá, a 700 km de Manaus

1 curtida

ta passando no Jornal Hoje agora

a boiada passando até nos rios

Ta passando agora no jornal, chocado

É isso, em breve o colapso ambiental vem com tudo

vi no tt mais cedo
ainda cometi o erro recorrente de ler os comentários e puts… até nisso gente criticando o twitteiro (que se afirmava fiscal) dizendo que era só ligar pra polícia pra resolver o problema rs

eu to PASMO com a cara de pau desses filhos da puta

odeio esse governo de merda

Eu li drags

iiih o draga

Gente?

gente, que ódioooo

twitter em 2021 amiga

O jatinho do exercito chegando pra bombardear os invasores.
/n

e essa gente JURA que isso não chega lá fora
vamos de sanções pros próximos 100 anos

1 curtida

social media poderia postar isso né, pra dar visibilidade pra essa putaria

E isso é apenas o começo, se acharem qualquer vestígio de ouro a desgraça tá feita.
O bioma da região em perigo. O rio de mercúrio.

puta que pariu
quando a gente acha que as coisas estão ruins, piora

infelizmente já tá acontecendo, né? secas longas, as temperaturas aumentando a cada ano, queimadas aumentando a cada ano

é o preço que pagamos por eleger um asno

2 curtidas

acho que vou la catar um pouco de ouro

Quero ver esse povo enfiando o ouro no cu quando não tiver nem agua mais pra beber

Meu amor, mete bala. Essa é a hora de ser nacionalista. /n

1 curtida