JUSTIÇA DECIDIU: Goleiro Bruno fatura com livro sobre morte de Eliza Samudio 13 anos após crime

Bruno Fernandes de Souza, o goleiro Bruno, receberá uma indenização por ter tido a imagem exposta sem seu consentimento em um livro sobre o assassinato de Eliza Samudio, sua ex-amante e mãe de seu filho. Mesmo condenado por ter planejado e participado do sequestro da modelo, ele ganhou uma ação de R$ 30 mil contra a editora Record, que publicou a obra com a foto do rosto do atleta na capa.

A Justiça do Rio de Janeiro entendeu que a editora violou o Código Civil ao comercializar o livro Indefensável - O Goleiro Bruno e a História da Morte de Eliza Samudio, que teve a primeira impressão em 2014. O Notícias da TV teve acesso à ação que deu vitória ao criminoso por seus direitos de imagem.

O ex-atleta argumentou que a Record publicou o livro utilizando sua foto, sem prévia autorização, para fins lucrativos, tendo, inclusive, dado os direitos autorais à Globo. A emissora ainda detém os direitos da história e planejava a produção de uma série documental, mas o projeto foi engavetado.

A editora rebateu a acusação feita pela defesa de Bruno. Afirmou que a imagem dele foi amplamente divulgada nos meios de comunicação, fato motivador para a produção e publicação de Indefensável. Segundo a Record, os direitos da imagem pertencem ao fotógrafo, que a negociou para o livro.

Capa do livro de 2014 (Foto: Divulgação/Record)

Bruno pediu inicialmente R$ 1 milhão de indenização e 30% dos lucros com as vendas. A Justiça reduziu o valor da ação e julgou improcedente a participação dele no faturamento.

O juiz Luiz Claudio Silva Jardim Marinho entendeu que o público comprou Indefensável pelo interesse na história, não por ter a foto do goleiro na capa.

Marinho ainda observou que a Constituição Federal e o Código Civil protegem os direitos de imagem de todo cidadão. “A imagem somente poderá ser usada para fins comerciais caso seja autorizada pela pessoa titular do direito”, disse ele, que citou um trecho na justificação:

Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, […] a publicação, exposição ou utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se destinarem a fins comerciais.

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/celebridades/goleiro-bruno-fatura-com-livro-sobre-morte-de-eliza-samudio-13-anos-apos-crime-106982

Esse país me faz vomitar

esse país é uma piada

É pra dar risada do que nosso pais é

Enquanto esse monstro segue solto e faturando com isso, o filho dele continua passando necessidades mas tudo bem, esse menino vai ter o que merece em dobro e merecidamente pelo todo o mal que esse monstro fez na vida do filho

Vcs podem ficar enojados mas infelizmente o juiz estava cumprindo com a lei. Se tiverem duvidas lembre-se que a HBO pagou 400mil para Flordelis para usar a imagem dela no documentário que eles fizeram. Se quiserem podem extender seu odio para HBO tambem. Felizmente ou infelizmente nao cabe a mim decidir, pessoas que cometeram crimes ainda tem alguns direitos protegidos pela lei.

3 curtidas

Sim mas a lei é uma bosta

Fodase se ele tava cumprindo com a lei

A crítica é justamente à lei

Nisso eu concordo com a justiça. Por mais que ele esteja preso e tenha o conteúdo do que ele fez, ele tem direito a imagem dele e a ressocialização como qualquer preso. Então nisso está certo. Errado, como julgaram, é ele aferir lucros pelo crime tipo o que o O.J Simpson fez. Um dia o Bruno vai sair da cadeia e ele depois de cumprir a pena dele, tem direito a se ressocializar igual qualquer ex detento.

1 curtida

Graças a Deus alguém aqui colocou razão na cabeça desse povo.

Esse país é uma desgraça mesmo
Pqp

O que mata nessa “ressoscializacao” é ele voltar como uma figura de influência, reintegração social deveria tirar o direito de criminoso da chance de virar famoso!

O mau compensa tantroh nesse país

Esse e um ponto. Mas infelizmente a lei não tem como entrar nessa questão, pq isso e uma questão do proprio indivíduo. O maníaco do parque mesmo, quando sair e se sair e se não for morto lá dentro, vai ser um superstar. E complicado.

Suzanne ganhou algum dinheiro com o filme?

Eu acho uma graça quando o Renan posta a notícia kkk e na sequência vem e comenta kkkkkkk amo

Eu também kkkk

O mais engraçado é que ele já leu a publicação na pagina, achou interessante trouxe pra bc e na sequência comenta kkkk amo

Nao usaram a imagem dela.

as burras, e o título extremamente manipulado para induzir o erro
A justiça não deu procedência a dar uma parte do faturamento ao Bruno, somente o pagamento a utilização da imagem dele pois obviamente foi violada, mesmo sendo preso ainda tem os seus direitos

E o documentário de Daniela Perez, ganharam algum dinheiro?

Se usaram imagem com certeza tiveram que pagar! Como eu disse ali em cima, igual com a Flordeliz e a HBO

1 curtida