URGENTE: Facebook, Instagram e WhatsApp podem não voltar mais + Matéria na first + Post #100 confirma o fim das redes

Dane Knecht, vice-presidente da empresa de servidores Cloudflare, disse em seu perfil no Twitter que a queda global do Facebook tem a ver com DNS e que “as rotas BGP” da empresa “foram retiradas da internet”.

DNS significa Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. É um computador com uma espécie de banco de dados que relaciona o endereço “nominal” (site do UOL, por exemplo) com o endereço real (número de IP, de Internet Protocol) para poder acessá-lo.

Funciona assim: quando você digita www.uol.com.br, servidores DNS entram em operação e “traduzem” o endereço para o IP 200.221.2.45 (relativo ao UOL) e permitem o acesso.

Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance.

Já BGP significa Border Gateway Protocol (Protocolo de Portão de Fronteira, em tradução livre). Trata-se do sistema que decide por qual rota os seus dados vão trafegar até chegar ao destino escolhido.

É como se fosse o Waze: quando você digita www.uol.com.br na barra de endereços do navegador e aperta Enter (ou abre o WhatsApp no celular), o BGP é o protocolo que avalia os possíveis caminhos que você pode tomar para chegar ao servidor desejado.

Em resumo:

1 curtida

ai gente, whatsapp para mim é a melhor ferramenta para se comunicar com a família, não curto telegram. :-/

4 curtidas

que notícia boa

1 curtida

Seria um sonho

1 curtida

Orkut e MSN prontos pro comeback

14 curtidas

Fonte: Choquei

4 curtidas

bcharts superior a todos

2 curtidas

Mark Zuckerberger você me paga.

1 curtida

Telegran e Signal, podem entrar.

4 curtidas

HM kk

Sem WhatsApp vão ter que cancelar minhas provas pq estamos todos sem comunicação
Amo

1 curtida

Que maravilha meu Deus, obrigado por essa benção

2 curtidas

Hahahahahah tá bom Choquei

3 curtidas

Fonte: confia

1 curtida

Finalmente o Telegram vai hitar, megra

1 curtida

well its over

1 curtida