VACAS MAGRAS: SBT enfrenta crise de audiência, e nem novelas mexicanas salvam Silvio Santos

Nem mesmo as novelas mexicanas salvam mais a audiência do SBT. Com a má fase da programação vespertina da emissora, os dramalhões também perderam público e deixaram de ser uma tábua de salvação em um período de vacas magras. Nenhuma das novelas passa de 5 pontos de média, e a disputa pela vice-liderança com a Record fica cada vez mais distante.

Atualmente, o SBT exibe três tramas produzidas no México, duas reprises e uma inédita: Mar de Amor (2009), Amanhã É para Sempre (2008) e Se nos Deixam (2021). A primeira foi lançada em novembro e abriu um novo horário de produções estrangeiras nas tardes. Mas a audiência não correspondeu às expectativas.

Segundo levantamento obtido pelo Notícias da TV com índices da Grande São Paulo, o folhetim tem média de 4,2 pontos com 62 capítulos exibidos até o momento. Neste mês, os índices ficaram ainda mais baixos, 3,7 pontos de média. A entrega ruim do Fofocalizando, que não raramente fica abaixo de 2,5 pontos, ajuda a explicar a dificuldade em alavancar esses números.

Amanhã É para Sempre está em sua terceira apresentação no Brasil. Entre 2009 e 2010, foi atração da CNT. No SBT, a novela foi exibida em 2018 pela primeira vez. Na reprise que está atualmente no ar, a média até o momento é de 5,6 pontos na capital paulista. Mas a queda é flagrante. Na semana inicial, alcançou 6,8 pontos. Já na semana passada, registrou seu recorde negativo: 4,8 pontos. É uma redução de 29,4%.

Novela inédita do SBT decepciona

Se nos Deixam concorre diretamente com a novela das seis da Globo e tem a missão de atrair aqueles que não foram fisgados por Além da Ilusão. A produção inédita no país iria para o horário nobre no lugar da nova versão de A Usurpadora (2019), mostrada entre outubro e novembro. Mas o fracasso da história das gêmeas Paola e Paulina mudou os planos da emissora para a faixa de horário.

Até o momento, o resultado é decepcionante. Se nos Deixam tem 5,6 pontos de média com 40 capítulos. É o pior número em sete anos --desde a reexibição de A Feia Mais Bela, entre 2014 e 2015, que atingiu 4,4 pontos na ocasião. Neste intervalo, nenhuma trama mexicana do SBT às 18h havia marcado menos de 6 pontos.

Mesmo com os dados mais baixos em tempos, as novelas mexicanas ainda são os programas vespertinos mais vistos do SBT. O público fiel acompanha e engaja nas redes sociais. O grande problema é que, sem ter outras atrações de apelo popular, as novelas mexicanas não fazem mais o milagre que faziam até o ano passado.

2 curtidas

O Vale a Pena Ver de Novo matou as novelas mexicanas. Não recebem migração como na época de Malhação. Só ver que antes da mudança Se Nos Deixam e Amanhã é para Sempre seguravam 6.

Claro, as novelas que o pessoal quer ver tão na Netflix, SBT continua insistindo em desenhos de manhã (o que tem em streaming e youtube tambem)

SBT tá parado no tempo, ficou lá nos anos 90

Mar de Amor e Amanhã é Para Sempre bombas chatas, quem aguenta isso num calor de 2022?