Taylor Swift - Lover

Vale a Pena Ver de Novo — Por Amor

Por Amor é a novela mais reprisada da Globo no Brasil

Cap de hj foi ótimo

Eduarda é sim a melhor filha de uma Helena

Joyce, Camila, Luiza são um cu

2 Curtidas

É HOJE (16h40) a cena mais antológica da novela

Capítulo icônico (52): Helena troca os bebês

A sequência da geração:

Ai migo, como assim “só” teve câncer ?? rsrs
Ela era uma judas insuportável, mas sofreu tb né, pois estava em contagem regressiva pra morrer !!
Fora que a Camila tb perdeu um filho…

Deu polêmica esse tweet, mas mantenho minha posição rs.

PRA MIM, Camila não aprendeu nada com tanto sofrimento. A jornada de personagem dela é risível perto da da Eduarda. O câncer só serviu pra ela ser aceita pelo público, e nem com ele alguns a aceitaram. Já a Eduarda teve uma jornada de sofrimento tão envolvente que o público que antes a queria morta acabou mudando de ideia e clamando por sua redenção.

Sobre perder filho: Eduarda perdeu O ÚTERO, Camila conseguiu parir mesmo após o tratamento agressivo do câncer então não consigo nem comparar uma com a outra nisso.

E outro detalhe: eu falei do câncer NA NOVELA, obviamente na vida real câncer é algo muito trágico e que não pode ser desmerecido. Fico abismado de ter que explicar isso, mas tive e muito rs.

Os fãs de Laços de Família já espumam muito naturalmente, mas precisam aprender que Por Amor veio antes (e é melhor, mas óbvio que pedir pra aceitarem isso é demais). Sem a Por Amor que eles tanto detestam, nem existiria Laços de Família. Abriu o caminho.

Sim more, agora eu entendi mais ou menos… rsrs
É que vc colocou de um modo muito seco, sei lá. Ficou estranho, apesar de creditar que vc não quis desdenhar de nada <3

E eu nem falei pela Camila em si, e talvez nem o povo reclamou pq são fãs dela, mas pq o sofrimento da Camila é algo mais da nossa realidade né, pois acho que quase todo mundo conheceu alguém com essa doença, mas ninguém deve ter acompanhado um caso como da Eduarda. Então é mais fácil a gente se compadecer da Camila !!

Joice pioneira more. rsrs

Acho que todo mundo se pergunta o pq de toda filha de Helena ser chata, egoísta e mimada né ??
Mas eu acho que sei qual a mensagem que o Maneco quer passar:
É muito fácil vc amar e fazer de tudo por uma pessoa boa, querida, que é grata por suas atitudes e te devolve a ajuda sempre que vc precisar.
Nós, meros mortais, somos diferentes da mães justamente nisso. Quantas vezes a gente analisa se tal pessoa realmente merece o nosso sacrifício ??

Já as Helenas nunca colocam condição pra ajudar as filhas. Elas sabem os seus defeitos, defendem elas dos outros mesmo não concordando com as filhas e não medem esforços por elas !!
Mãe é isso né, se sacrifica sem esperar recompensa ou sem analisar se a filha merece !!
Seria fácil ajudar uma filha boa, mas qdo ela é uma mala como a Joice/Eduarda/Camila, a gente tem uma noção de como é gigante e cego o amor de uma mãe…

Acordei inspirado e poeta hj !! rsrsrs

2 Curtidas

gente eu gosto da eduarda
tenho algum desvio de carater?

2 Curtidas

Adorei seu texto sobre as filhas e concordo plenamente. Maneco sempre quis demonstrar como amor de mãe é incondicional, mesmo quando o filho é todo errado ainda estão lá as mães defendendo o indefensável.

Mas… a Joyce não foi precursora não. Na verdade ela foi apenas a primeira filha mulher, mas a primeira “filha de Helena” foi o Quinzinho (Tony Ramos) em Baila Comigo. Quando ele descobriu o segredo da mãe, surtou e foi mimado e irritante como todas as filhas seriam depois. Foi uma surpresa até pra mim, achei que a primeira filha mimada de Helena era a personagem da Christiane Torloni mas não, foi um dos gêmeos mesmo.

E sobre Por Amor ser percursora: não sei se você sabe, mas quando o Maneco voltou pra Globo em 1991 ele ficou limitado ao horário das 18h porque o Boni ainda estava rancoroso com a saída repentina dele nos anos 80. A Globo já queria enfiar Por Amor as 18h em 1991, e depois em 1995, porque já sabiam que a novela era promissora desde a sinopse dos 80s. Mas Maneco bateu o pé dizendo que só faria Por Amor as 20h. Dito e feito: após o sucesso de História de Amor, o Boni acatou a volta do Maneco no horário nobre e saiu Por Amor (1997). Se não fosse por ela, era capaz do Maneco ter sido mantido as 18h até hoje e não existiria Laços de Família, Mulheres Apaixonadas e as outras. Querendo ou não, esse mérito Por Amor sempre terá. Foi o retorno dele pro horário nobre com grandes louros e abriu o caminho pro auge criativo da sua carreira.

1 Curtida

Nunca, inclusive Eduarda é a única filha de Helena que nunca teve caráter dúbio. Joyce e Camila eram verdadeiros lixos amorais.

1 Curtida

Gente, vendo vocês debatendo sobre as filhas de Helenas, eu parei e pensei: será que foi isso que faltou na Helena da Christiane Torloni? Pois a personagem quase não teve uma história densa, dramática, um grande embate em suas cenas, e muito provavelmente por esse motivo ela seja tão esquecida. Se a gente parar e pensar: Em Laços houve um grande embate de amor por um homem entre mãe e filha seguida de uma gravidez pra salvar a vida dessa mesma filha, em Por Amor a troca de bebes que por si só causa um impacto enorme, em História de Amor (apesar de nunca ter assistido e saber pouco sobre o enredo) a gente tem consciência que a Joyce era problemática e, mais uma vez, tendo grandes embates com a mãe,

Então a gente para e pensa: será que foi esse, a filha, o ingrediente principal que faltou na Helena de Christiane Torloni pra que a personagem emplacasse?

1 Curtida

ATILIIOOOOOOO

a Helena vendo isso e ficando calada…
ela não escolheu entre o marido e a filha, isso não é uma escolha

Com certeza !!
O maneco quis fugir da fórmula, mas isso apagou a sua Helena.
Pra piorar, todos os outros núcleos tinham histórias fortes, e a da Helena era que o marido tinha uma filha fora do casamento…

Só ver que em Páginas da Vida ele voltou a fazer da Helena uma mãe que luta pela filha, e deu certo !!

Em Viver a Vida ele cagou de novo. Tinha uma Helena pronta com problemas com a filha, mas resolveu inovar de novo…
Lilia Cabral e Aline Moraes roubaram a novela e seriam a Helena e sua filha com drama perfeitas !!

1 Curtida

Ai eu amo muito

HELAN MONSTRO

Pois é… Acho MA disparadamente o auge criativo do Manoel Carlos, mas é a Helena mais insossa e esquecível de todas.

gente como esse marcelo é um nojo
babaca machista imprestável
por mim a eduarda terminava com o césar

1 Curtida

Sim, a verdadeira Helena de Viver a Vida foi a personagem da Lilia Cabral, personagem densa, anti heroína, com altos e baixos e tomando atitudes dúbias. Maneco errou feio - mesmo com boa intencao - em nomear a personagem da Tais Araújo de Helena. No fundo a gente sabe que a Luciana foi a escada pra Tereza, que de fato, foi a Helena da novela.

1 Curtida
Isso é uma sidebar