Vamos falar sobre o "surgimento" da Covid-19 (Sars-Cov-2)?

Bom, chegou em meu privado algumas reclamações de quem não externarei o nome, sobre múltiplos tópicos criados sobre esse assunto que no fim, levou membros a fazerem ataques de cunho xenófobo contra a China. Estou me sentindo na obrigação moral de explicar tudo que ta ocorrendo e porquê esse “burburinho” voltou à tona e utilizando fatos científicos, amplamente divulgados, trarei o lado mais legítimo até o presente momento.

Para entendermos o assunto, primeiro temos que entender de onde surgiu esse burburinho sobre o surgimento do Sars-Cov-2 ter sido originado dentro de um laboratório em Wuhan na China, o qual, ao estar testando o vírus, por falha, deixaram ele escapar, ocasionando a pandemia que estamos enfrentando há 1 Ano e 3 Meses. E porquêessa teoria está ganhando os tablóides novamente.

Todas as fontes estarão indexadas na presente cronologia para quem quiser analisar e ter seu veredito.


Cronologia dos Fatos

17 de Março de 2020: Surge o primeiro boato sobre o vírus ter sido criado na China com o objetivo de reduzir a população mundial e causar uma crise no mercado financeiro. (Fonte Paralela)

20 de Março de 2020: Surge o primeiro estudo publicado pela Revista “Natural Medicine” reunindo cientistas da Reino Unido, Estados Unidos e Austrália alegando que características do genoma do Sars-Cov-2 seriam resultados de uma evolução natural. Em comparação com outros vírus corona e após análises bioquímicas, os cientistas concluíram que o Sars-Cov-2 possui uma estrutura capaz de se conectar e infeccionar as células humanas muito eficaz, que seriam resultado de uma evolução. Caso tivesse ocorrido uma manipulação genética, um dos vários sistemas genéticos disponíveis para provavelmente teria sido usado para desenvolvê-lo. Além de que, a estrutura central do organismo é distinta de outros vírus, se houvesse manipulação, ela seria similar a de algum outro vírus conhecido.

30 de Abril de 2020: Ignorando o primeiro estudo publicado 1 mês antes, Donald Trump, até aquele presente momento presidente dos Estados Unidos, vem à público alegar possuir provas que mostrariam que o Sars-Cov-2 é um vírus criado em laboratório Chinês. Tal declaração aumentou as tensões com a China e ocasionou em uma onda crescente de teorias na internet sobre o assunto.

02 de Maio de 2020: Mais um rumor sobre o assunto nasce, dessa vez, um Cientista Japonês ganhador do Nobel, Tasuko Honjo, teria publicamente alegado que o vírus não teve surgimento natural, ignorando uma nota de 27 de Abril, em que ele e a Instituição em que trabalha, a Universidade de Kyoto, negavam publicamente essas falas.

06 de Maio de 2020: Mike Pompeo, até aquela presente data Secretário de Estado dos EUA, também vem a publico corroborar as falas de Trump e alega que os Estados Unidos possuia fartas provas que provariam o surgimento do vírus dentro de um laboratório localizado em Wuhan na China.

12 de Junho de 2020: Surge mais uma teoria de que o Governador de São Paulo teria feito um contrato de Vacinas com uma farmaceutica chinesa 3 meses antes do inicio da Pandemia na China, induzindo o leitor a acreditar que a China já sabia do vírus em Agosto daquele ano.

13 de Junho de 2020: Um Estudo realizado na Universidade de Barcelona com amostras armazenadas (e congeladas) de água residual (esgoto) coletadas 12 de Março de 2019 (9 meses antes do primeiro caso da China) e 15 de Janeiro de 2020 (41 dias antes do primeiro caso na Espanha) já demonstravam a presença do vírus em ambas as amostras. Um estudo similar ocorreu em Florianópolis alguns dias depois, evidenciando que águas residuais da Cidade coletadas no dia 30 de Outubro de 2019 continham a presença do vírus.

Sobre isso, Tom Jefferson, epidemiologista ligado ao Centro de Medicina Baseada em Evidências da Universidade de Oxford, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, afirmou que essas evidencias contribuem com a teoria de que o vírus já estava se espalhando (de forma dormente) pelo Globo Terrestre antes de emergir na Ásia, onde, por condições ambientais foi ativado. Fonte Paralela

20 de Julho de 2020: Primeiros testes em humanos (Fase 3) da Coronavac se iniciam no Estado de São Paulo.

22 de Julho de 2020: 2 Dias após os primeiros testes da Coronavac se iniciarem no Brasil, surge um boato, plantado por Olavo de Carvalho e replicado por seus asseclas de que a Coronavac seria criada com células de Fetos abortados, tamanha nojeira foi tão grande que não demorou 24 horas para que as mídias digitais desmentisse tais alegações.

26 de Agosto de 2020: Dória vem a público alegar que 46 Milhões de Doses da Coronavac seriam entregues até o fim do ano caso a ANVISA acelerasse o processo de aprovação da vacina.

14 de Setembro de 2020: Li-Meng Yan, virologista chinesa, concede entrevista no Reino Unido alegando que o vírus foi criado artificialmente, utilizando como base uma pesquisa feita por 3 cientistas (incluindo ela) que não foi publicada em nenhuma revista científica, apenas na plataforma Zenodo. Instantaneamento diversos virologistas vieram a publico contestar o artigo. Valendo lembrar que no inicio daquela semana, uma entrevista na The Lancet (uma das maiores e mais antigas revistas científicas do planeta) com alguns cientistas alegavam que todas as evidências até naquele presente momento corroboravam de que o vírus passou por um processo evolutivo natural, sem interferência laboratorial.

23 de Setembro de 2020: Dados preliminares apontavam a eficácia da Coronavac.

30 de Outubro de 2020: A primeira video conferência da missão em busca à origem do Sars-Cov-2 é feita. 20 dias depois, a OMS prepara a primeira viagem à China em busca da origem do Sars-Cov-2.

06 de Janeiro de 2021: Cientistas da OMS chegam na China mas são barrados pelo Governo. País alega que houve desencontro de datas e aquela não tinha sido a acordada entre o órgão e o país, 1 semana depois, os Cientistas retornam à China e iniciam as investigações.

29 de Março de 2021: Relatório da OMS é publicado e aponta que a transmissão ocorreu de forma zoonótica (animal para humano). Alguns cientistas criticaram a superficialidade do relatório, mas continuavam alegando que o surgimento do vírus tenha ocorrido “provavelmente, muito provável” de maneira zoonótica, onde, um morcego infectado teria transmitido para um animal intermediário (desconhecido até o presente momento - suspeita-se do Pangolim - que em análise do Genoma da sequência do vírus era de 99% de compatibilidade com o presente em humanos infectados em Wuhan) que em contato com algum humano acabou contaminando-o.

25 de Maio de 2021: Fica provado que a China não omitiu dados na visita dos especialistas da OMS para analisar o surgimento do vírus. Ficando relatado que os especialistas desconsideraram 200 páginas de documentos fornecidos pelo Governo Chinês que falavam sobre pesquisas sobre o vírus, inicio do surto em Wuhan no mês de Dezembro de 2019, informações detalhadas sobre o paciente 0, o aumento de consultas ambolatoriais envolvendo casos Gripais em Dezembro/19, um surto de Gripe junto ao surto de Covid-19 no mesmo mês e descarte de amostras positivas em 2020.

Entre Maio e Junho de 2021 - Dias não precisos

Washington Post publica alguns emails adquiridos por meio da Lei de Acesso a Informação do Epidemiologista Anthony Fauci, atual Médico Chefe Conselheiro do Governo de Biden (que foi a contravoz ao Trump durante 2020 inteiro), em que, na troca de mensagens entre Abril e Maio de 2020, com o executivo de uma organização médica sem fins lucrativos que financiava pesquisas sobre doenças originárias da família Sars-Cov em Wuhan.

Nesses emails, encontraram mensagens de Peter Daszak, presidente da EcoHealth Alliance (a organização sem fins lucrativos citadas anteriormente) que recebeu 600 Mil Dólares do NIH (Instituto Nacional de Saúde - cujo Fauci faz parte), em que ele agredecia ao Fauci em contrapor as teorias conspiratórias de que o vírus havia surgido em laboratório e vazado lá.

Eis que isso bastou para a Teoria do Surgimento em Laboratório voltar aos holofotes mais uma vez. Alguns conspiracionistas (Republicanos) dos EUA, com engodo de alguns congressistas começaram a alegar que Fauci sempre foi contrário a posição de que o vírus “surgiu em laboratório”, pois tinha interesses econômicos nisso.

A teoria ganhou mais buzz ainda após o canal de televisão Fox News (conhecido publicamente por propagar ideias insanas Republicanas) faz uma matéria sobre o assunto, com bastante sensacionalismo sobre a troca de emails e revive uma entrevista concedida em Setembro de 2020 com uma infectologista americana que alegava que o vírus foi criado em laboratório.

Ontem, 2 cientistas começaram a questionar os estudos de Março/2020 questionando supostas falhas e não explicações sobre a composição do Sars-Cov-2. O artigo foi publicado no Wall Street Journal.

8 curtidas

Vamos

Todo dia isso pra no final todo mundo pegar corona e morrer

O pisão na NiseYamaguchi

1 curtida

E choca Nise Yamaguchi e Carlos Bolsonaro

Lê direitinho amor. É só esclarecimento dos fatos, jamais apoiarei teorias conspiratórias.

Vem @Guto

Gostou da thread?

3 curtidas

É tão estranho essas teorias ressurgirem quase sempre a alguma informação que envolva positivamente a China, né? Ou se não, vem embaladas com uma declaração polêmica de algum político kkkkkkkkkkkk

Passei mal que fui ler algumas coisas sobre os emails do Fauci
E ele troca emails com um militar do alto escalão perguntando sobre cloroquina e ele pisa no remédio.

É lendário d+, pqp

1 curtida

A Katy foi pra China, comeu um morcego e ai começou a desgraça no mundo todo

Fake amor
O @the_1an tem provas contundentes que a Jessie J foi a paciente 0!

1 curtida

Achei ótima migo, e preciso jogar luz sobre tudo isso

Mas vc não acha que eu sou a favor dessas teorias né? Eu tenho vontade de dar um tiro na cara do povo negacionista

A lenda sacando a realidade com 6 meses de Pandemia.
Tom Jefferson tu é luz.

Marcando os @Coroners pra lerem esse thread com fontes inclusive pro seu pai/mãe bolsominions que alguns tem for fala alguma asneiras

1 curtida

Vem @LOANN pra surrar seu velho

1 curtida

Eu quero ver o Carluxo da BC contestar fatos cronológicos. Revisionismo pra cima de mim não.

1 curtida

Amo, daqui a pouco lerei

Eu quero saber pq nao foi amplamente divulgado o fato da OMS ignorar 200 PÁGINAS fornecidas pelo Governo Chinês sobre o inicio da Pandemia.

1 curtida

Felizmente aceito a teoria de evolução natural desde sempre pois vi Contágio em março
Inclusive vejam, o vírus é muito mais forte que o COVID e tem até uma droga falsa que juram que combate o vírus