Vance explora imigração, e Walz ressalta defesa da democracia em debate entre os candidatos a vice-presidente dos EUA

O debate foi marcado pela cordialidade entre os dois candidatos, com Walz e Vance concordando em alguns momentos. Os dois também aproveitaram para trocar acusações e críticas contra os cabeças de chapa.

J.D. Vance explorou em vários momentos a questão imigratória nos Estados Unidos, que é um dos pontos sensíveis e de dificuldades para a campanha de Kamala Harris.

Já Tim Walz, que demonstrou nervosismo no início do encontro, conseguiu enquadrar o adversário ao falar sobre a defesa da democracia e o respeito ao resultado das eleições.

Veja alguns pontos do debate e clique nos links de título para acessar o resumo mais elaborado:

  1. Oriente Médio: Walz disse que Trump é muito instável para lidar com o conflito. Já Vance disse que o ex-presidente fez do mundo um lugar mais seguro.
  2. Fronteira: Vance afirmou que as políticas de Joe Biden e Kamala Harris provocaram uma crise. Por outro lado, Walz disse que o problema precisa de uma abordagem a partir do Congresso.
  3. Aborto: Walz defendeu os direitos reprodutivos das mulheres e disse ser pró-liberdade. Enquanto isso, Vance pediu políticas pró-família, com tratamentos de fertilidade.
  4. Armas de fogo: Os dois candidatos concordaram em vários pontos, dizendo que seriam necessárias políticas para a redução da violência armada, principalmente nas escolas.
  5. Democracia: Vance diz que Kamala Harris promove a censura. Já Walz disse ser preocupante o fato de Trump não ter reconhecido o resultado das eleições de 2020.

O candidato democrata também atacou a ineficácia de Trump em cumprir suas promessas de campanha, como a construção de um muro na fronteira e a ideia de que o México pagaria por ele.

o musk delus