Varejo fala em desemprego após governo zerar imposto de compras de até U$ 50

Setor pede condições igualitárias para indústria nacional e importadoras

Representantes do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo se reuniram com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, neste sábado (1) para pedir a revisão da medida que zerou o imposto para a importação de compras de até U$ 50 no exterior.

O setor argumenta que a nova alíquota, publicada pelo governo federal na última sexta-feira (30), pode gerar desemprego e o fechamento de lojas no país.

“Essa redução é muito prejudicial para o varejo, para a indústria e poderá levar a um forte desemprego, ao fechamento de lojas, algo que não é visível de imediato, mas, da forma que está, pode levar a essas consequências muito ruins para o país”, disse o presidente do IDV, Jorge Gonçalves Filho.

A entidade pediu que a indústria nacional tenha as mesmas condições de quem traz produtos do exterior.

“Se puder ser imposto baixo para todo mundo, maravilhoso, mas não faz sentido o imposto para quem gera empregos no Brasil ser mais alto do que quem vende fora do Brasil”, afirmou o conselheiro do instituto, Sergio Zimerman.

O ministro da Fazenda deixou o encontro sem falar com a imprensa.

China vc sabe q venceu

sonho pagar barato em importados

Que zeros são esses? Mês passado paguei mais de R$100 em taxa alfandegária nessa merda de país… e minha compra não era de mais de U$50

Imposto é roubo

Acho que foi essa semana que decidiram isso de zerar os impostos, tava rolando bastante polêmica por isso

Maldadd eu ainda lhe pego…

1 curtida

é complexo né gente. eu mesmo compro na Shein, mas a gente sabe que isso tá matando as lojas físicas brasileiras e isso custa empregos pra populaçáo. É uma faca de dois gumes

a compra de importados online pela Alliexpress, Shein, Wish, Gearbeast, etc, ficou mto popular entre todas as faixas da população. Qndo isso era um hábito reduzido da classe média alta, nao incomodava tanto. Hoje a turma aqui do interior sabe fazer compra pela Shein, tem cartao virtual pra compras internacionais… as lojas sofrem.

2 curtidas

Uma camiseta hoje no Brasil nessas lojas mais populares como C&A e Riachuelo não custa menos de R$80 (talvez só as muito básicas) e normalmente é R$100… Tem é mais é que se foder msm

Nunca comprei nesses sites chineses mas entendo quem compra. As lojas nacionais compram muitas coisas nesses mesmos sites e vendem aqui 5x mais caro kkkk

É um absurdo não cobrarem impostos desses produtos importados.

Só o governo abrir concurso pros Correios e Receita Federal pra empregar esse povo e dar conta das encomendas. Todo mundo ganha.

realmente tem que ser pensado… esse pensamento de ‘que se foda os empresários’ na verdade não cola, porque quem se fode são os empregados ne…

E sonegar é crime